Olá NixOS 23.05, adeus NixOS 22.11

A equipe do NixOS anunciou a disponibilidade pública da versão 23.05, com o codinome “Stoat” (arminho, um tipo de furão, em português). Esta nova versão traz dois destaques: a migração finalizada para a biblioteca libxcrypt e a disponibilidade geral do Bootspec. A migração para a libxcrypt oferece muitos novos esquemas de hash, que melhoram a segurança das senhas. Foi confirmada a descontinuação de alguns algoritmos legados anunciados na versão 22.11 e os desenvolvedores recomendaram que os usuários adotem algoritmos mais fortes, como ycrypt.

O Bootspec é o resultado do RFC-125, que visa padronizar todos os dados necessários para instalar carregadores de inicialização no NixOS. O Bootspec possibilita novos casos de uso de inicialização, incluindo SecureBoot, múltiplos initrds e esquemas de partição A/B.

Além desses destaques, a nova versão também apresenta outras mudanças interessantes, que podem ser encontradas nas notas de lançamento. A equipe adverte que a versão anterior, 22.11 “Raccoon”, será descontinuada e não receberá mais atualizações e correções de segurança a partir de 30 de junho de 2023. A próxima versão não tem uma data exata de lançamento, mas seu codinome será “Tapir”.

3 curtidas