Office no Linux ( É uma web view na verdade)

Meu primeiro post aqui no fórum, então hoje eu fui na casa da minha tia e ela disse que o computador dela estava muito lento, e como eu sou o menino da T.I da família eu que cuido dessas coisas.

Primeiro queria testar de com alguma distro ficaria mais responsivo o notebook, fui lá e coloquei um Linux Mint num pendrive e bootei por ele e pedi para ela mexer para ver como se sentia usando. E como ela precisa de Word e Excel para trabalhar fui procurar como poderia fazer isso funcionar.

Em casa achei um pacote snap chamado unofficial-webapp-office, que basicamente é uma webview das versões online, só estava funcionando se eu chamasse pelo terminal, então peguei todos os launchers e copiei para ~/.local/share/applications e os icones para ~/.local/share/icons, corrigi os caminhos nos launchers e funcionou até que bem, vou ver se ela sente algum problema com essas versões web.
Se um familiar precisa usar Office e não sabe cuidar da segurança do OS e pega um monte de vírus por ai pode fazer isso para aumentar sua segurança e deixar o computador mais responsivo!

1 curtida

Se estiver usando o Chrome, Chromium ou qualquer outro navegador com suporte a web aplicativos. Basta acessar office.com que na barra de endereço vai ter um botão no canto direito para “instalar” o office. Ele criar atalhos no menu e na área de trabalho, acessando esse único atalho você vai ter todos os aplicativos do office, algo semelhante ao que se tem no Android atualmente, um aplicativo que unifica tudo.

Uma outra alternativa, é vc instalar uma distro com KDE, seguir o tutorial do vídeo a baixo, deixando-o a cara do W10.
Disso vc segue a dica anterior, criando atalhos para a versão web do MS Office e testa!

Tem algum plano gratuito ou só planos pagos?

Tem o plano gratuito que é o que eu uso, basta ter uma conta da Microsoft que você já tem acesso a versão web de todos os aplicativos do Office.

Mas existe um plano pago de utilzação, que inclui só os aplicativos web, que é o que eu acho que faz mais sentido pra quem usa Linux. Ganha 1TB de armazenamento no OneDrive e liberar mais funções no Teams, além de outras vantagens:

https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/business/office-365-enterprise-e1-business-software?activetab=pivot:overviewtab

1 curtida