Observação sobre consumo de Ram com Discord Desktop e Navegador

Pessoal não chega ser uma pergunta, mais uma observação que obtive fazendo testes na máquina e acho bastante estranho isso. Não sou técnico em manutenção. Observei vendo própria aplicação de monitoramento de sistema.

Antes minha máquina:
Laptop - Dell - 8GB ram - 128gb SSD

Observação:

1- Discord Desktop:
Pop!_OS:
Consumiu em média de 1.5 GB para 2 GB de ram, sem chamada de vídeo. Com chamada de vídeo de 10 para 20 pessoas, chegou 2.5 GB ram. Além de processador chegar a 70ºc chorando sem uso de outras aplicações, apenas discord e navegador abertos. Cooler força mais que o normal.

Ubuntu 20.04 LTS:
Consumiu em média de 1.5 GB para 2 GB de ram, sem chamada de vídeo. Com chamada de vídeo de 10 para 20 pessoas, chegou 2 GB ram. Além de processador chegar a 45ºc sem uso de outras aplicações, apenas discord e navegador abertos. Cooler normal.

2- Discord em navegadores:

Firefox:
Pop!_OS:
Consumiu em média de 400 mb , sem chamada de vídeo. Com chamada de vídeo de 10 para 20 pessoas, chegou 1GB ram. Além de processador chegar a 59ºc chorando sem uso de outras aplicações, navegador aberto. Cooler força mais que o normal.

Ubuntu 20.04 LTS:
Consumiu em média de 300 mb de ram, sem chamada de vídeo. Com chamada de vídeo de 10 para 20 pessoas, chegou 400 mb para 500mb de ram. Além de processador chegar a 50ºc sem uso de outras aplicações, navegador abertor. Cooler normal.

Opera:
Pop!_OS:
Consumiu em média de 300 mb , sem chamada de vídeo. Com chamada de vídeo de 10 para 20 pessoas, chegou 400 mb ram. Além de processador chegou a 47ºc sem uso de outras aplicações, navegador aberto. Cooler o normal.

Ubuntu 20.04 LTS:
Consumiu em média de 300 mb de ram, sem chamada de vídeo. Com chamada de vídeo de 10 para 20 pessoas, chegou 400 mb para 430mb de ram. Além de processador chegar a 45ºc sem uso de outras aplicações, navegador abertor. Cooler normal.

Versões dos navegadores e desktop. Foram instalados com pacotes snap.

Atualmente estou usando o Opera por essa questão. Como preciso de ferramentas que consome bastante processamento. Cada % é útil.

Uso Discord aqui no meu Ubuntu 20.04, não cheguei a olhar o monitor do sistema mas percebo que puxa bastante processamento da CPU. Meu Notebook não possui Cooler (é daqueles bem fechados com intel celeron), mas apesar disso não percebi nenhum aquecimento anormal.

1 curtida

Tenta observar essa diferença usando navegador. Com chamada de vídeo.

vc n disse se instalou pacote deb, flatpak ou snap. vc poderia comparar o desempenho entre os diferentes tipos de empacotamento e chagar a conclusão se há ou n diferença entre eles.

1 curtida

Rapaz sobre o Opera, posso estar enganado mas parece q as novas versões do Chromium (que é a base do Opera) tem uma melhor de decodificação de áudio via hardware. Pode ser por isso q ele consome menos processamento.

1 curtida

Me desculpa tinha esquecido desse detalhe, vou colocar ali em cima

1 curtida

Chromium não cheguei a instalar. Sempre preferi o Firefox e o Opera.

o q n muda meu raciocínio. teste deb e flatpak e compare.

1 curtida

Vou instalar, depois passo os dados.

Não, vc não entendeu. O Opera é feito usando o Chromium, e o Chromium implementou essa recurso que falei.

1 curtida

Me equivoquei então, não sabia desse detalhe.

Navegadores como o próprio Google Chrome, Opera, Vivaldi, Brave todos são feitos usando o Chromium.

1 curtida

Mas é tão louco como conseguem pegar uma versão, consegue melhorar e adicionar recursos melhores

Vivaldi foi um que não consegui adaptar. Fiquei usando algumas semanas, para trabalho e aula. Não me prendeu.

É porq na verdade o Chromium é pra isso mesmo: Servir de base para desenvolvimento de outros navegadores. o Pessoal usa, mas n é o indicado pra uso final em produção, pois ele n será tão completo como um Chrome ou Opera por exemplo. Ele é como se fosse um Chrome mais “cru” digamos assim. Da pra usar, mas irá faltar vários recursos q esses outros implementam.

1 curtida

Sem falar do Microsoft Edge q também é baseado no Chromium. Atualmente o considero o melhor e mais completo browser base Chromium

1 curtida