OBS Studio Ubuntu: Falha ao abrir o codec NVENC: Function not implemented

Meses atrás, ao instalar o Ubuntu no meu PC com o intuito de realizar os serviços da igreja, viso que o Windows 10 estava muito pesado no PC, e que temos hoje a oportunidade de ter uma SO Livre, Leve e eficiente.

Ao instalar esta distribuição Linux, que eu contemplei anos atrás, e ao instalar o OBS, consegui ter uma performance jamais tida no Windows 10. Conforme se vê neste vídeo:

Link de um Vídeo filmado no OBS Studio pelo Ubuntu

Porém, algum tempo depois, o Ubuntu pediu algumas atualizações, e atualmente, ao tentar gravar no OBS Studio, o problema que consta é este:

Esse é o Log registrado pelo OBS Studio:

12:08:14.919: User switched to scene 'Cena 01'
12:08:17.379: ---------------------------------
12:08:17.380: [NVENC encoder: 'streaming_h264'] settings:
12:08:17.380: 	rate_control: CBR
12:08:17.380: 	bitrate:      2500
12:08:17.380: 	cqp:          0
12:08:17.380: 	keyint:       250
12:08:17.380: 	preset:       hq
12:08:17.380: 	profile:      high
12:08:17.380: 	width:        1280
12:08:17.380: 	height:       720
12:08:17.380: 	2-pass:       false
12:08:17.380: 	b-frames:     2
12:08:17.380: 	psycho-aq:    1
12:08:17.380: 	GPU:          0
12:08:17.380: 
12:08:17.768: [NVENC encoder: 'streaming_h264'] Failed to open NVENC codec: Function not implemented
12:08:17.768: [NVENC encoder] nvenc_create_internal failed, trying again without Psycho Visual Tuning
12:08:17.768: ---------------------------------
12:08:17.769: [NVENC encoder: 'streaming_h264'] settings:
12:08:17.769: 	rate_control: CBR
12:08:17.769: 	bitrate:      2500
12:08:17.769: 	cqp:          0
12:08:17.769: 	keyint:       250
12:08:17.769: 	preset:       hq
12:08:17.769: 	profile:      high
12:08:17.769: 	width:        1280
12:08:17.769: 	height:       720
12:08:17.769: 	2-pass:       false
12:08:17.769: 	b-frames:     2
12:08:17.769: 	psycho-aq:    0
12:08:17.769: 	GPU:          0
12:08:17.769: 
12:08:17.772: [NVENC encoder: 'streaming_h264'] Failed to open NVENC codec: Function not implemented

Já formatei o meu Ubuntu apagando completamente o Sistema e instalando novamente, já com as atualizaçõe recentes do sistema, e o OBS Continua do mesmo jeito.

Já desinstalei o drive da NVIDIA pra instalar um drive Open Source (o que me causou dores de cabeça fortes, pois o monitor passou a manifestar o seguinte erro: Resolução incompatível, sendo necessário eu entrar no modo recuperação no boot e ter que desisntalar tudo que for driver de video e reinstalar o drive da NVIDIA.

Já instalei um driver NVIDIA mais antigo, o que me causou dores de cabeça, pois além do OBS continuar com o mesmo erro, o monitor passou a ter apenas uma resolção, e apresentou péssimos gráficos, então novamente, desinstalei tudo que foi driver a fim de instalar o driver mais recente da NVIDIA que solucinou meu problema. Com isso o computador ficou bom, mas o OBS continua dando este bendito erro. Estou sem gravar os cultos na igreja, e preciso da ajuda de vocês!

Meu computador usa as seguintes especificações:

Processador: AMD® Athlon™ ii x2 245 processor × 2
Placa de Vídeo: GeForce GT 610/PCIe/SSE2

Amigo, seja bem vindo ao fórum, tudo bom contigo?

Esse erro acontece em alguma outra distro?

Andei pesquisando e parece que não são todas as placas da série 600 que tem suporte ao NVENC, o CPU-X se não me engano mostra o codenome do chip na aba de graficos. Ma segue um exemplo do que estou falando:

  • The GeForce GTX 660M has the codename GK107 and does support NVENC
  • The GeForce GTX 670M has the codename GF114 and does not support NVENC
  • There are five versions/revisions of the GeForce GT 640. One version has the codename GF116 and does not support NVENC. Three versions have the codename GK107(-301-A2) and one version has the codename GK208-400-A1; all these four graphic cards do support NVENC.

Nvidia também diz que precisa pelomenos da 650 para rodar o Experience, se a placa não suporta o Experience, não suporta o NVENC. System Requirements | NVIDIA GeForce Experience

Att, Jean.

1 curtida

Muito obrigado pelas boas vindas e informações. :grinning:
Eu não testei em outras Distros Linux. Mas o Ubuntu antes de suas atualizações estava realizando a gravação dos eventos da igreja normalmente usando a mesma placa de vídeo. Olhando para o Log do OBS, ele diz que o codec NVENC não pode ser aberto.

Será se há outro codec para ser instalado no OBS Studio além deste codec (que reconheça a Placa de vídeo NVIDIA)?

Ou será se há algumas “adaptações” para de certa forma (a utilização) deste codec ser possível ?

Ou será que a atualização recente do ubuntu retirou algum suporte ao codec NVENC que tinha anteriormente, capaz de manipular esta Placa Gráfica?

Em qualquer das questões, se eu conseguir respostas, postarei aqui no Fórum!

1 curtida

Bom, tu pode checar e ver se o ffmpeg está instalado:

  • sudo apt-get install ffmpeg

Por hora, pode usar o Software x264 e ver como o desempenho se sai enquanto não achamos uma solução.

O Ubuntu é o 21.10?
Teste esse comando, por via das duvidas:

  • sudo apt-get install libffmpeg-nvenc-dev

Vou realizar o teste.
o meu sistema atualmente é: Ubuntu 20.04.3 LTS
[ATUALIZAÇÃO]
Teste realizado:
Resposta do Terminal:

sudo apt-get install ffmpeg

ffmpeg já é a versão mais recente (7:4.2.4-1ubuntu0.1).

sudo apt-get install libffmpeg-nvenc-dev

A descompactar libffmpeg-nvenc-dev (9.1.23.1-0ubuntu1) …
Configurando libffmpeg-nvenc-dev (9.1.23.1-0ubuntu1) …

Realmente, ele configurou o nvenc. Porém o OBS continua do mesmo jeito!

1 curtida

Reinicie o computador para ver se as configurações surtiram efeito.

O obs está instalado via apt?

1 curtida

Ele foi instalado pelo Ubuntu Software!
Sim, vou realizar o processo de reiniciar!

[Atualização]
Infelizmente, o OBS permanece do mesmo jeito!

Qual versão do driver está rodando aí?

390 não vai habilitar o suporte, precisa ser o 470 ou o 495, digite drivers na busca do gnome que vai resultar nesse aplicativo da screenshot.


Infelizmente, só tenho estas versões. E a Única que consegui instalar é justamente esta 390

Acredito que a linha dele que é lagacy não roda mais no 470.

1 curtida

Infelizmente, então, teras que rodar no modo Software para gravar.

Olá Léo, bem-vindo! :wave:

Você sabe dizer de qual “fonte” você o instalou? Digo, existem 3 formas de instalá-lo:

  • Através do PPA, que seria uma pacote exclusivo da distro.
Comandos

sudo apt install ffmpeg

sudo apt install v4l2loopback-dkms

sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio

sudo apt update

sudo apt install obs-studio

  • Por Snap, que é o formato universal da Canonical e que já vem habilitado com o Ubuntu. Se você instalou pela Ubuntu Software, então essa é a versão que está usando.
Comando

sudo snap install obs-studio

  • Por fim, uma versão em Flatpak disponível no Flathub. Você deve habilitá-lo no Ubuntu.
Comando

flatpak install flathub com.obsproject.Studio

Você poderia checar se funciona o NVENC com esses outros formatos de instalação? Se esse não for o caso, pode se considerar que talvez não haja suporte para sua placa.

1 curtida

Segundo suas explicações, instalei via Snap. Vou realizar o procedimento!
Muito obrigado!

1 curtida

Amigo como vc instalou o obs direto da loja padrão do Ubuntu, então vc instalou a versão em snap. Salvo engano para a aceleração nvenc funcionar vc precisará instalar tmb o ffmpeg (versão snap) que tmb pode ser encontrado na loja. Instale o ffmpeg (versão snap) q está na loja e verifique se soluciona seu problema.

1 curtida

Amigo, desculpe pela demora. Realizei os procedimentos, infelizmente não funcionou!

Vou realizar estes testes!

Realizei todos os procedimentos e nada.
Desinstalei completamente o Linux Ubuntu, e reinstalei sem atualizá-lo automaticamente. O OBS voltou a gravar, mas calma: a felicidade durou até eu ver o uso do cpu aumentando para 60%, juntamente não ouvindo o barulho da ventoinha da Placa de Vídeo rotacionando em grande velocidade.

Qualquer solução, o que no momento parece ser impossível (usando a NV GT 610)

Retorno a vocês.
:pray:t6:
Desde já! Meus muito obrigado!

1 curtida

uma Solução"Paleativa"até então é virtualizar uma iso de preferrencia"Lite ou extreme lite"do Windows numa Máquina virtual e lá dentro voce pelo Edge,baixar e instalar os Drivers Pertinentes, e rodar no VirtualBox mesmo ,agora se voce não se incomoda com o 60% de CPU,pode ser uma de usar e não atualizar,outra alternativa é usar o OBS via Flatpak,que ele empacota tudo o que tá faltando e roda a parte do sistema como um docamento.Outra é a App Image do OBS,eu pensei até que nem exisitia,mas tá ae.OBS - screen recorder - Appimagehub.com
só baixar,ir no permissoes,permitir executar e testar.

1 curtida

EStou usando nestes últimos dias através da opção Software mesmo. O OBs, diferente de antes que ficava 8% de PC, chega a 60-70% mas, percebi influência da Placa de vídeo sobre os vídeos que mantem a mesma qualidade de antes. Agora, vou buscar junto a Nvidia possíveis soluções, se é que isso seja possível.

A GT 610 é uma placa de arquitetura Fermi (basicamente, uma GT 520 remarcada), sem suporte ao NVENC… Isso é uma limitação do próprio hardware da placa e, portanto, não há solução (o chip assistente responsável pelo NVENC não existe nessa placa).

Esta lista contém as placas que suportam NVENC: Video Encode and Decode GPU Support Matrix | NVIDIA Developer

Nenhuma distro terá suporte. Nem mesmo o Windows.