Pessoal, eu estou com um problema constante no Obs Studio que é o seguinte: quando eu preciso finalizar a gravação da tela, ele não para. A única coisa que aparece é essa mensagem de "Stopping Recording". Tentei buscar algumas soluções na internet, como alterar o formato de vídeo, mexer nas configurações de output, mas nada resolveu.
Alguém já passou por isso ou sabe como resolver? Esse programa sempre funcionou normalmente no meu notebook, mas ultimamente tá quase impossível de usar, de tão bugado. Testei tanto no Ubuntu 22.04 quanto no 24.04 e os problemas permanecem.
Faz um teste.
Quando for logar seu usuário no sistema, clique na engrenagem e mude para ele carregar com sessão xorg. Abra o OBS e teste normalmente e veja se resolve.
O OBS que está utilizando você instalou de qual fonte?
Eu tive esse problema entre vários outros, meio que aleatórios, diversas vezes após ciclos de updates que iniciaram talez uns 3 meses atrás. Tudo funcionava normal como de costume.
E no meu caso acredito que seja algo entre usar cenas com pipewire, wayland e versão do gnome no Ubuntu 22.04. Então forçando o OBS funcionar em xwayland vi que ficou menos frequente, mas ainda assim tinha outras questões apresentando várias falhas. Com isso, mesmo num hardware todo AMD e drivers open que são os mais estáveis, testei por um tempo diretamente em xorg e praticamente não tive mais esses bugs contra produtivo.
Ainda não fiz a migração do meu sistema de produção para o Ubuntu 24.04 para conferir o conjunto todo na config default do OBS flatpak se volta a ficar normal.
Fiz a troca para o xorg e, por hora, parece que está funcionando. Não voltou a dar o mesmo bug. Só que vou testar mais um pouco e dou um feedback aqui.
Pois é, no meu Ubuntu 22.04 funcionava certinho, pelo menos até o inicio desse ano. Aí tem uns 3 dias que voltei a gravar umas coisas e tô apanhando desses problemas. Além desse problema do Stop, em um determinado momento o video ficou cheio de lag. Foi uma tristeza perder 45 minutos de gravação rs.
É… resolveu por um tempo, mas depois voltou. Percebi que foi depois que precisei alterar a pasta onde seria salvo. A “solução” que eu arrumei foi gravar o vídeo, fechar o programa, abrir de novo, só então gravar outro rs.
Mas de qualquer forma, obrigada pela ajuda. Com essa solução reduziu a frequência dos bugs.
Sobre as fontes no OBS lembra de trocar captura de tela ou de janela para o método xshmi… Não lembro de cabeça o nome se é isso. Não usar misturado fontes pipewire.
Mas bom que paliativamente ja esta indo.
Se encontrar melhor solução con aqui pra nós.
Oi Ana, isso pode acontecer quando o codec que você está usando não é muito rápido para fazer o enconding em tempo real, assim, quando você clica para parar, ele demora mais para finalizar o arquivo.
Caso você não precise, talvez deixar o padrão possa resolver. Mas se quiser copiar a configuração que eu uso, é esta abaixo:
Tentei configurar aqui o mais parecido possível com o seu, apesar de algumas opções que aparecerem diferentes para mim e até o momento estou conseguindo gravar sem problemas. Com essas dicas sua e do @aarProTech , está com bem menos bug. Espero que continue assim, pq tava difícil. rs