OBS Studio 26.1 é lançado com Virtual Camera para Linux

O OBS Studio é o app mais utilizado para se fazer gravações e transmissões ao vivo nos dias atuais. E na sua nova versão, a 26.1, trouxe várias melhorias, correções de bugs e novidades, principalmente para quem usa Linux.

O anúncio foi feito através da conta oficial do OBS Studio no Twitter, contando quais recursos e novidades estariam presentes nesta versão.

Novidades adicionadas

Aqui vamos listar algumas novidades que estarão presente nessa nova versão do OBS Studio e que eram aguardada a um bom tempo pelos usuários, que são:

  • Adicionado o output do Virtual Camera (Camera Virtual) no Linux. Requer a instalação do pacote v4l2loopback-dkms para o funcionamento da opção. Essa funcionalidade vai permitir que se possa usar o OBS Studio como uma fonte de vídeo em outros apps como Zoom, Google Meet, Skype, Discord e afins.

  • Adicionado a possibilidade de usar uma track (trilha) de áudio separada para o VOD ao usar a Twitch. Isso quer dizer que você agora pode separar uma track (trilha) de áudio que não queira mandar pro VOID da Twitch. Para isso você precisa ir em Configurações > Saída > Transmissão e selecionar a opção “Faixa de VOD da Twitch”. É recomendado usar a faixa 2 para isso.

  • Adicionada a capacidade de incluir legendas provenientes de dispositivos Decklink via
    “Decklink Captions” no menu Ferramentas.

  • Adicionado suporte HLS e inclusão para o YouTube.

  • Adicionado evento para salvar o Replay do buffer no frontend da API.

Melhorias / Ajustes

  • Dependências do x264 e do Qt foram atualizadas para as suas versões mais recentes, tanto para Windows quanto para macOS, assim dando melhorias no desempenho nos sistemas operacionais. Isso também corrigiu vários problemas, inclusive em na parte de acessibilidade em monitores que tenham o DPI alto.

  • Na versão de Linux agora será detectada se outras instâncias do OBS estão abertas, emitindo um alerta para o usuário sobre isso.

  • Ao criar um novo perfil no OBS, será executado de forma automática o “Assistente de Configuração Automática”.

Para conferir todas as novidades presentes, basta ver a release note do OBS Studio no GitHub deles.

Até o presente momento a versão 26.1 do OBS Studio só está presente no PPA oficial deles e tanto as versões Flatpak quanto Snap estão ainda na versão 26.0.2. Pode ser que alguma distro tenha já disponibilizado em seus repositórios.

Empacotamento Versão disponível
PPA Oficial 26.1
Snap 26.0.2
Flatpak 26.0.2

Muito legal ver a adição de um recurso que a comunidade já vinha pedindo a tempos e agora está disponível, espero que mais recursos possam chegam na versão de Linux do OBS Studio.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

4 Curtidas

Eu precisei instalar o pacote de headers para minha versão do kernel e reinstalar o v4l2loopback-dkms.

OBS Studio 26.1.0 Flathub—An app store and build service for Linux

Sim, como avisado na postagem :grimacing: , mas ainda bem que saiu logo.

Muito bom! O tenso é não ter suporte pra dock com chat da twitch, única coisa que me impede de streamar no linux…

Olha, isso eu contorno ou deixando a Board de criador aberta ou usar a twich no celular, de resto é bem tranquilo.

O que é isso?

“Olha mãe, sem as mãos”

2 Curtidas