OBS não captura janelas GTK no Pop OS com Placa Nvidia

Olá, baixei o OBS Studio flatpak e ao configurar as fontes, as janelas o OBS não estava capturando, após ler alguns tópicos fui testar e percebi que apenas as janelas de programas em GTK é que não estão sendo capturadas, programas flatpak e snap, foram capturadas normalmente.

Testei na versão .deb e o mesmo erro persistiu, até instalei alguns dos plugins do flatpak para ver se era isto ou não e nada. Alguém poderia me ajudar a descobrir este erro?

Meu setup:
Pop OS 20.04 LTS
Ryzen 7 2700
Nvidia Geforce 1660 OC
XPG S41 TUF

Olá!

Possui placa Nvidia?
Aqui quando estou na Nvidia não captura fonte “window”, apenas usando fonte screen capture. No passado funcionava, mas faz tempo que não funciona aqui em minhas configurações e tem haver com o driver da nvidia em si para a versão da minha placa que é legacy atualmente. gt730.

Com padrão intel tudo funciona o que constata que o OBS em si funciona normalmente.

Nvidia em placas bem mais recentes funciona normalmente pelo que dialoguei com pessoas.

1 curtida

Foi mal, eu esqueci de informar isto.

Meu setup:
Pop OS 20.04 LTS
Ryzen 7 2700
Nvidia Geforce 1660 OC
XPG S41 TUF

Será que se reverter o drive resolverá ou causará um problema maior ainda já que é ligado ao Kernel?

Hum… reverter seu driver não penso que seja uma boa pois sua placa é versão mais nova e bem dentro ainda da lista de updates suportados.

Vale pesquisar pelo issue mais detalhadamente.
Eu também não sei dizer qual driver “antigo” que possa funcionar. Tentativa e erro…

1 curtida

e tenho problema pra captura tela do wine usando o linux mint, não faço live por causa disso, não da pra captura as telas separada, tem que seleciona o monitor todo.

1 curtida

Ontem eu baixei o driver pelo site, mas não instalou por conta do Kernel, mas pelo Synaptic poderia tentar. Esta relação de driver e kernel no Linux é complicado.

E imaginar que ter uma Nvidia seria vantagem…

Tente alternar a sessão entre “wayland” e “X”. O X usa um sistema mais simples (e menos seguro) de gerenciamento de conteúdo das janelas, então pode ser funcione melhor para captura geral.

1 curtida

E como faço isto no Pop 20.04?

Geralmente vc encerra a sessão, aí na tela de login vc poderá alterar a sessão gráfica que vai iniciar. Provavelmente terá um “Gnome” e outro “Gnome com Xorg”. Mas o detalhe não sei porque não uso o pop.

1 curtida

Ah sim, mas isto o Pop não oferece, aparentemente, eles até bloqueiam esta opção por padrão.

Deve existir alguma forma de iniciar a sessão com Xorg. Não sei se é o caso para o Pop!_OS mas outras distros que usam GNOME, tendem a optar a deixar a sessão Wayland por padrão mas também é possível instalar e usar a sessão Xorg. O OBS Studio necessita do Pipewire para captura de tela e janelas no Wayland. Não tenho certeza se o OBS Studio de Flatpak tem essa integração. Sobre a parte da placa Nvidia, não sei como poderia te ajudar.

1 curtida

Você precisa verificar na documentação do driver/versão para qual kernel ele está preparado. Do contrário ele mesmo que instala os drivers os módulos do kernel não sobem e a placa não fica disponível dando problema e as vezes nem entrando mais na gui após reboot.

Qual é versão de drivers que está usando?

1 curtida

O padrão do Pop 20.04 é Xorg. Para ativar nativamente o protocolo wayland é só com nvidia usando driver acima da versão 495, mas só a bem recente 500 e sei la qual que está mantendo um suporte mais eficaz.

1 curtida

Nvidia tem muitas vantagens para trabalhos profissionais com cuda cores e tal. Suporte para aceleração de vídeo por hard nos encoders nvenc que ajuda demais quando funciona direitinho.

Agora, em se tratando de Linux, para uso geral desktop e jogos as AMDs estão muito out of the box por causa da integração nativa com mesa, kernel e ainda pelo alto suporte com driver open source. E por estar totalmente acompanhando a stack gráfica assim como a Intel Graphics, o suporte para Wayland também é o melhor e tudo funiona sem você precisar ter que por a mão. Uma combinação do seu ryzen com uma gpu amd num Fedora, por exemplo, deixa a coisa linda de usar.
Pena particularmente eu não ter… mas vendo a galera usar, rs

1 curtida

Eu uso o Ubuntu 20.04 e fazia gravações de janela normalmente mas minha tela começou a congelar em alguns momentos e só consegui parar o congelamento mudando pro driver da Nvidia… Mas como nem tudo são flores kkkk resolvi o problema dos congelamentos e comecei a ter esse mesmo problema de não conseguir capturar algumas janelas no OBS. O que me permite fazer fazer capturas de janelas é mudar o driver para essa opção:

e quando eu termino a captura da janela eu volto pro driver da Nvidia!

3 curtidas

Boa solução!

Agora, em uma caso como o do @Ronaldo que deseja capturar janela do wine ou jogos ai fica mais complicado usar o driver open source, que apesar do trabalho maravilhoso que a equipe faz por engenharia reversa, a performance em 3D fica longe da performance com o driver proprietário.
Mas em vias normais de capturas que focam na composição rasterizada o Nuveau da conta com certeza, aliás, antes mesmo se da conta ou não ele ao menos captura e vergonhosamente a Nvidia ta lascando pra isso porque há inúmero threads internet a fora sobre isso inclusive em grupos dela. Mas é 1% do 1% dado o mercado dela todo de consumo de gpu, ai já viu né? rs

valeu

3 curtidas

image

Seguindo a versão que o Pop sugere pelo Pop Shop, mas pelo Synaptic vi que já tem disponível uma versão 500 mesmo, mas é preciso o kernel compatível. E nem sabemos se isto resolveria, tem horas que Linux é um pé no s4c0.

Mas no Pop não da este tipo de maleabilidade de drivers, é mais fechado no Pop. Neste caso, você esta usando um genérico mesmo, vou ver o que consigo fazer. Porque como eu só tenho um monitor, não consigo usar a gravação de tela, teria que ser os de janela.

Acontece que o problema em si não é o sistema e sim a questão do suporte da própria Nvidia. Como hoje o que esta na mira dela são todas as placas rtx, as demais não recebem a mesma atenção e suporte. Outro ponto é que como ja falado, estamos falando de uma quantitativo pequeno se comparado com a quantidade de pessoas que utilizam nvidia em Windows e ou em servers para uso profissional.
Enfim… triste, mas é a vdd e não o “Linux” em si.

2 curtidas