Olha, eu uso deepin, oque não muda muita coisa ja que o programa é usado universalmente em todas distro linux (ou quase todas).
Enfim, vamos la:
Eu tenho um photoshop portable que usava no windows, é basicamente um pendrive com photoshop que abre sem instalador em qualquer lugar, e tenho outros programas assim, ja que eu mecho com design e programas que rodem emergencialmente em qualquer PC, inclusive no de cliente é essencial, queria saber como faço pra fazer ele funcionar da mesma maneira em um linux (de preferencia nas distros debian).
TESTES:
eu testei em no playonlinux, fiz ele rodar como se fosse um instalador e rodou normalmente, a instalação fico aparecendo “aguarde enquanto o programa ainda é instalado” e la estava ele aberto rodando normalmente, e por sinal o photoshop tava mais rapido que o normal. Queria saber se a um meio de fazer uma inicialização dele especifica e mais pratica, até mesmo via terminal para que possa roda da mesma forma sem essa trambolhagem toda. (GAMBIARRA NO BRASILEIRISMO).
DETALHE: ESSES PROGRAMAS PORTÁTEIS SERÃO MAIS FÁCEIS DE ADICIONAR AO PC. OU USAR EM MAIS DE UM COMPUTADOR JA QUE É SÓ TRANSFERIR DO PENDRIVE E ABRIR. PODERIA ATÉ SER UM NOVO MEIO DE INSTALAÇÃO PRATICA.
Será que daria pra criar uma imagem do pendrive e montá-la como uma unidade dentro do wine?
Aí não precisaria usar o pendrive, mas a imagem em arquivo já montada no wine.
Já tentou rodar o programa diretamente pelo Wine? Isto é, simplesmente dar um duplo clique no executável (estou assumindo aqui que seu sistema já reconhece que arquivos .exe devem ser abertos pelo Wine).
Se não funcionar, mande aqui pra gente as mensagens de erro dadas pelo Wine. Para fazer isso, abra o programa através do terminal (por exemplo: wine photoshop.exe).
Não vai, ja tentei, geralmente o wine tenta instalar ele, não consegue porque em vez de instalar ele abre o programa e quando fechar o programa (pode usar o programa normal) ele da que a instalação deu erro.
Tem como executar facilmente sabe como? usar o playonlinux, vai em configuração, criar um unidade virtual nova, em seguida dps de instalar tudo e deixar ela pronta, depois pega o arquivo do photoshop portable, rasta pra dentro dela manualmente, bota em program files, e ai fecha e volta la no playonlinux em configuração, seleciona o diretorio e vai em “cria um novo atalho apartir deste drive virtual” e cria um atalho do pscs6.exe, e ai ta instalado. É muito mais rapido que o normal instalar o photoshop assim, é pratico, sem falhar, sem muita espera e ja em português… porem… perdemos o conceito de pratico… portable… temos que arranjar um jeito de encaixar o wine + o photoshop portable (sem precisar do playonlinux) no pendrive e fazer ele executar com facilidade. (É MEIO QUE UM DESAFIO E ACHO QUE DA PRA CONSEGUIR, E É MUITO INOVADOR, VAI AJUDAR MUITA GENTE).
Tem como fazer isso de uma maneira diferente, mas n torna pratico, a questão é portabilizar o wine junto ao photoshop. roda o wine fechado no pen drive junto ao photoshop