O Zorin OS Lite está chegando ao fim!

Entenda por que os desenvolvedores decretaram o fim do Zorin OS Lite, saiba por quanto tempo ainda poderá utilizar a distro e quais são as alternativas a ela!

2 curtidas

sejamos sinceros: vai embora sem fazer falta nenhuma. O que esta versão tem de diferente das outras? é apenas outro xfce, igual a muitos por aí. e não me digam que uma ferramenta de configuração ou outro recurso a mais faz a diferença, que não faz.

defendo que se deve fazer uma “faxina” no mundo linux, descartando todas as pseudo-distros que não são nada mais que uma customização para uma interface gráfica já conhecida.

com o xubuntu há muito na praça, quem precisa de outra “distro” do mesmo jeito, fazendo as mesmas coisas de sempre? sejamos realistas. vai tarde e os responsáveis focaram certo.

e eu nem considero o zorin uma distro em si, apenas extensões que modificam o gnome, tornando-o usável. essa customização poderia ser lançada separadamente, mas aí não sustentaria o negócio. ou sustentaria?

contamos nos dedos o que pode ser realmente chamado de “distro”, como ubuntu, POP OS! com a nova interface, red hat, archlinux, slackware e outras poucas mais.

as restantes são ajustes de ajustes que não acrescentam nada ao produto final. nem mereciam estar vivas.

faltam critérios para se definir uma distro com tal. deveria haver uma classificação como “distro”, “recompilação” etc.

acho que seria mais interessante desenvolver uma boa ferramenta de configuração, como existia no mandrake e existe nas derivadas até hoje, isso quando nem o windows 98/Me possuíam. o resto é firula.

5 curtidas

Momento “revoltado” do dia rs

nem um pouco. rsrsrsrs

Na real, de lite é só o nome, pois o tanto de efeitos e modificações o faz consumir mais memória do que o Xfce puro.
O Plasma, por gerenciar melhor o uso de memória, mesmo com efeitos, acaba tendo desempenho melhor.

1 curtida

Tem algumas poucas dessas “pseudo-distros” que são bem úteis, por pouparem tempo e serem um bom atalho. Ou por serem para um público extremamente específico.

Nessa categoria, posso citar o SpiralLinux, que nada mais é do que um Debian já pré configurado com zRAM, TLP, Flatpaks, Codecs Proprietários e Repositórios Non-Free e o sudo ativados por padrão. Você pode instalar o Debian e depois configurar tudo isso? Sim. Mas também tem a opção de ganhar tempo, instalando um Debian que já vem com essas coisas por padrão.

Outra distro, que se encaixa nisso é o finado Madbox. Ele nada mais era do que um Ubuntu 12.04 com um Openbox instalado por padrão. Coisa que no Ubuntu, você teria que instalar com uma Mini ISO e daí instalar o Openbox e as aplicações, já que não há uma Flavor que vem com esse ambiente por padrão.

3 curtidas

exatamente! mas é uma noda distro? não. é apenas o velho debian de sempre com algumas otimizações poupa-tempo, nada mais. o que o pessoal do spiralinux fez de especial que diga que é uma distro verdadeira? nada!

uai…

“distro” significa “distribuição”

Um conjunto com Kernel Linux + ferramentas básicas etc., é uma “distribuição Linux” – e as licenças permitem “modificar e re-distribuir”.

Para restringir isso, teria de mudar as licenças – restringindo a liberdade de forma radical – e criar um tribunal com poderes sobre todos os países do mundo.

O mais prático (e saudável), ainda é “viver e deixar viver”.

3 curtidas

Eles mesmo admitem que o SpiralLinux não tem nada de muito especial.

So in effect, a SpiralLinux installation is actually a legitimate Debian installation that can be infinitely upgraded from the official Debian repositories while retaining its unique SpiralLinux configuration.

Para mim foi bem útil para instalar o Debian já configurado com Wi-fi em um notebook que usa uma placa de WiFi que o Debian não incluía na instalação até o Debian 12. E foi exatamente isso mesmo: Um “Poupa-tempo” para poder ter uma instalação do Debian mais funcional.

1 curtida

Ao menos no “teste”, usando máquina virtual, a conclusão do artigo foi:

“O que os desenvolvedores do Zorin comentaram faz sentido, a experiência em desempenho é basicamente a mesma ou com uma variação tão pequena que não compensa mais manter uma versão lite”

1 curtida

Eu me lembro dos anúncios de que o KDE Plasma 5.x seria tão ou mais econômico em recursos que o Xfce.

Aí alguém testou os dois ambientes gráficos com múltiplas janelas abertas, em programas diferentes e várias abas abertas em um mesmo navegador. Aí o Xfce se saiu melhor que o Plasma à época.

Então pode ser que, sob certas condições, o Zorin Shell tenha equivalência ao Xfce, mas sob outras a simplicidade do Xfce ainda faça diferença.

1 curtida

Tópico foi limpo de todo desvio de conteúdo, vamos manter dessa forma.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Na realidade, a vantagem do Plasma é gerenciar melhor tanto a memória quanto o processador.

3 curtidas