O Zorin OS 18 consegue substituir o Windows 10?

O novo Zorin OS 18 chega com visual moderno, suporte a Web Apps, integração com OneDrive e uma experiência pensada para quem quer abandonar o Windows. Veja o que mudou e como ele se compara ao Windows 10.

1 curtida

Para alguém que consegue pensar fora da caixa, sim.

1 curtida

se depender somente do usuário. no meu trabalho estão substituindo o MS Office pelo LibreOffice porque não comprarão mais licenças. mudarão no meu setor tb. mas, enquanto n mudam, fico no MS mesmo devido a compatibilidade dos documentos, com formatações complexas.

depois q todos mudarem, aí sim n será mais problema.

3 curtidas

Eu não diria exatamente “substituir” mas em “alternativas” ao windows 10
Para uma substituição bem sucedida as empresas teriam que fazer softwares para o linux como supermercados, hospitais, delivery e outros afins. Há empresas hoje que ainda usam o NEC com o windows98 e alguns com PCs rodando o windows7

A caixa econômica federal e o banco central usam o linux pois são duas entidades mais importantes do país então por quê as outras empresas no geral não fazem o mesmo ?

2 curtidas

Acho que precisamos pensar comercialmente; não adianta o Zorin ser um bom “Linux”, ter um visual bacana, ser fácil de utilizar e ter bom suporte; precisa tá no mercado… Instalação OEM é o que faz um sistema pensar em se tornar um player no mercado.

O KDE Plasma já começou a ser embarcado em máquinas.. A única maneira de pensar em market share a longo prazo é esta. O Steam Deck é algo fora da curva, os demais são fabricantes bem de nicho, mas é assim que podemos pensar em crescimento sólido a longo e médio prazo.

3 curtidas

Da mesma maneira que peguei Debian sei lá quanto, de trocentos anos atrás, funcionando num laboratório da Universidade… o mercado é assim, tá funcionando, deixa. Ninguém investe ou quer investir na verdade em modernização, suporte e treinamento.

Postei uma vez que tinha Ubuntu nas máquinas da Bicen (Biblioteca Central), era algo só pra consulta do acervo, era um Ubuntu com Unity ainda, fixado o Firefox com a página aberta de consulta.

Depois de anos sem atualizações, quando as máquinas tiveram os primeiros problemas, como não acessar a internet; simplesmente mudaram pro Windows 7 kkk.

Em nenhum momento alguém do setor de TI da Universidade pensou em atualizar os PC’s, alguém disse que tinha problema, provavelmente ele veio com a “solução pronta”.

É por isso que acabar com esta cultura é difícil… e eu pergunto a vc, se uma tia sua, ou parente, que não é muito próxima a vc, pede pra vc olhar o notebook dela, vc vai instalar um Zorin OS ou Linux Mint? Na primeira reclamação ou problema dela, alguém vai dizer que vc instalou algo que ninguém usa, ele deveria ter colocado o Windows pra vc e etc. Infelizmente esta é a realidade!

Setor público, podemos criticar muitas coisas, mas nisto eles ainda são mais fáceis… primeiro que existe corte de custos, licitações e processos burocráticos que apesar de engessar muita coisa, ainda possibilita ou fomenta a inovação, suporte e desenvolvimento de software.

Uma empresa privada, além de contratos tem uma dependência até maior no que diz respeito a licenças. O governo por sua vez se puder evitar gastos com licenciamento de software, fará… Também precisamos garantir que os sistemas públicos sejam minimamente seguros, segurança contra ciberataques e outras invações é primordial. O governo não pode acreditar que uma Microsoft ou Google vai lhe garantir proteção, ou que utilizando estes tipos de serviços terá segurança, daí fica mais fácil “inovar” ou buscar soluções “alternativas”.

3 curtidas

É o caso do PIX
Antes eu era contra e hoje sou a favor pois facilita muito a transferência de valores imediato, não precisamos mais ficar em grandes filas na casa lotérica para fazer pagamentos de contas. A realidade é: “Ou se adapta ou fica para trás” essa é a verdadeira realidade. Se minha tia não se adaptar ao novo sistema operacional que talvez possa ser mais prático, ela terá que desembolsar um alto valor na instalação de um novo sistema e sem contar em hardware só para fazer as mesmas coisas que fazia em versões anteriores como entrar no facebook e instagram. As opções estão aí ambos oferecendo o mesmo propósito cabendo o usuário qual usar.

1 curtida

Vc foi numa camada anterior, que é o de acesso a tecnologia… e nisto sim, quem não tem alguma familiaridade ficará para trás ou permanentemente dependente de terceiros. É um analfabetismo funcional, praticamente.

Agora vamos lá, seu tio ou tia nunca teve um celular; algum parente irá presenteá-lo com algum Smartphone x ou y; ele irá aprender do zero, terá que ser iniciado nas ferramentas, ensinado… coisa que uma criança praticamente já nasceu com ele em mãos.

Agora vamos ao mesmo exemplo, seu tio e tia começou a usar o celular agora, já sabe mandar mensagem no WhatsApp, vê os stories no Instagram… aprendeu até mandar aquelas mensagem de bom dia nos grupos da família kkk. Mas ele quer um celular melhor de câmera, e ouviu dizer que Iphone é melhor; terá um novo aprendizado, algumas coisas que no Anodroid ele já sabe mexer, terá que se acostumar no IOS…

Onde eu quero chegar; ninguém desaconselhará ou criticará seu tio ou tia porque não usa Android, e preferir o ambiente do IOS. Sejamos honestos, o sistema da maça é bom, os hardwares são de excelente qualidade… se vc não precisa ou não quer sair da casinha, usando o que vem, vc vive muito bem; a experiência final de uso é boa.

Aí vamos pro Linux, no PC; não sei hoje, mas coisas simples, como bancos, tinha que configurar algumas coisas no DNS, um app ou outro não tem; outro a versão suportada não traz os mesmos recursos de Windows, ou é extraoficial… Eu por exemplo, uso o Deezer em Flatpak, tenho quase certeza que é extraoficial, e falta muito mais muita integração com o Plasma. Parece simplesmente que abrem no Chromium, não tem cara de aplicativo. Eu não me importo, mas tem aquele usuário que vai reclamar de não ter a miniatura do álbum na bandeja do sistema… e nem vou falar de fragmentação, sua tia tá usando Zorin OS porque vc instalou e disse que é “windows like”, mas eu não gosto do Zorin pela base Ubuntu, e pra minha mãe instalei o Fedora KDE…

Uma Senhora aqui perto tava usando Linux, eu perguntei qual era a marca do pc dela, era Positivo, daí já sabia mais ou menos que porcaria tava usando… É diferente de “eu uso Windows lá, não sei qual é” e vc pergunta se tem um menu na esquerda, se os ícones são assim, se o PC dela tem mais de 5-6 anos… é muito fácil remotamente vc saber se tá com Windows 7, 8 ou 10; o leigo já consegue lhe ajudar.

1 curtida

Substituir é uma palavra pesada, além de que a serventia do sistema depende da demana.

Se um indivíduo ou uma empresa estiver preso a um determinado programa ou aplicativo no windows, dificilmente qualquer distro vai servir ao propósito… e muitas vezes nem adianta falar de Wine, Bottles e similares, pq há muitos programas que não funcionam.

Pode se dizer que é uma outra opção ao Windows 10/11, mas não um substituto.

2 curtidas

Essa é uma observação peculiar kkkkk
Se o teclado é na esquerda e o mouse na direita por que então o “menu” não fica na direita junto com o mouse ? kkkkkkk

No meu Peppermint o “menu” é na direita junto com o mouse

1 curtida

Se alguém se interessar ou tiver curioso. A versão 18 do Zorin vai ser lançada amanhã 14/10

um timing perfeito lançar no dia que o W10 perdeu o suporte

Vou testar. É baseada no ubuntu.