Eu, um jovem padaãn, estava alegre no mundo mágico de linux, porém, precisava do maligno windows 11 para jogar pvz gw2, porém O WINDOWS DESAPARECEU DA ORDEK DE BOOT!!! Eu tenho um hd de um tera com o linux e um ssd com o windows, sabendo que estou com um linux zerado, sem quase nada baixado além do flat pak e o nano, o que eu posso fazer para recuperar o win 11
Saiu ou desativou?
Saiu do boot ou grub?
Pode criar um pendrive do Windows e iniciar em Solucionar problemas > Opções avançadas > Reparo de Inicialização.
opa amigo, tudo bom? Muito obrigado por aparecer aqui, então, estou usando o system boot no momento e eu não entendi a sua primeira pergunta, sobre se saiu ou desativou e eu tenho apenas um pendrive ventoy com uma iso de arch e windows 11
Na bios do computador aparece?
Para adicionar no systemd-boot
cara, a situação é que depois de muitq luta e pesquisa , de alguma forma eu clonei o boot do arch e o windows continou n aparecendo, ent eu n sei o que fazer
se eu fizer tudo isso, o windows pode voltar aparecer?
Sim.
Seguebo passo a passo que irá funcionar.
Normalmente isso só é feito se o uefi do Windows estiver em outra partição fat32.
Boa sorte
![]()
Qual a saída do comando ?
lsblk -f
Você pode tentar instalar o GRUB e ativar a descoberta de sistemas operacionais com o os-prober.
Primeiro instale os pacotes necessários:
sudo pacman -S grub efibootmgr os-prober
E, com a partição EFI devidamente montada em /boot/efi execute:
sudo grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=GRUB
Depois edite o arquivo /etc/default/grub e habilite a descoberta de outros sistemas operacionais, acrescentando a linha:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
Depois execute o comando:
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Por fim, reinicie a máquina e veja se funciona. (Tenha um pendrive de recuperação disponível caso não dê certo).