O wi-fi no biglinux não funciona

Olá, pessoal!
Sou iniciante no linux, aliás, tentei a instalação hoje conforme tutoriais que encontrei. Tudo certo com o pendrive bootavel tbm (criei usando ventoy), a iso do biglinux foi a k66 padrão (recomendada no site oficial), porém para a minha surpresa, não tem conexão wi-fi.
O pc me mostra opções de conexão COM fio e até dá uma opção de “criar/adicionar” (???) uma rede wi-fi, q nao entendi bem pra q serve, mas parece ser pra criar uma rede nova do zero (acho!), porém nao tem nada para encontrar as redes existentes por perto e selecionar para colocar senha e conectar.
Eu uso um hp probook montado com windows 10, 8gb de ram, 120gb de ssd.
Nunca tive problemas com bluetooth e wi-fi no windows 10.
O meu mouse sem fio também não conectou e precisei usar o mousepad do note msm.

• OBSERVAÇÃO:
    Não passei do modo live, pois quando fui testar os aplicativos e notei q nao consigo configurar o wi-fi eu desisti de fazer a instalação completa.
    Uso meu note pra estudar e fiquei com receio de bugar o equipamento. Se o wi-fi nao funciona, oq mais? Enfim, fiquei triste. Queria inaugurar o linux hj kkkkk

A instalação q escolhi, não foi aquela com softwares proprietários, foi a segunda opção (padrão para todos os computadores)
Alguém pode me ajudar?
Quero sair do windows de vez e escolhi o biglinux por ser uma distro brasileira e aparentemente amigável para iniciantes como eu.

1 curtida

Mano, boa tarde!
Faz o seguinte:
sudo systemctl status NetworkManager

É pra mostrar o serviço ativo.

3 curtidas

No modo live, você pode experimentar outras distros amigáveis como o TigerOS (brasileira) ou o ZorinOS.

1 curtida

Scrr, isso é no terminal, certo?

1 curtida

Vou procurar essas distros, mt grata pela recomendação!
Minha intenção é fazer a instalação completa do biglinux no pc, só nao fiz pq notei esse problema do wifi ainda usando o modo live. Mas quero dar adeus ao windows de vez

2 curtidas

Exato. Digite o comando no terminal.