O wi-fi no biglinux não funciona

Olá, pessoal!
Sou iniciante no linux, aliás, tentei a instalação hoje conforme tutoriais que encontrei. Tudo certo com o pendrive bootavel tbm (criei usando ventoy), a iso do biglinux foi a k66 padrão (recomendada no site oficial), porém para a minha surpresa, não tem conexão wi-fi.
O pc me mostra opções de conexão COM fio e até dá uma opção de “criar/adicionar” (???) uma rede wi-fi, q nao entendi bem pra q serve, mas parece ser pra criar uma rede nova do zero (acho!), porém nao tem nada para encontrar as redes existentes por perto e selecionar para colocar senha e conectar.
Eu uso um hp probook montado com windows 10, 8gb de ram, 120gb de ssd.
Nunca tive problemas com bluetooth e wi-fi no windows 10.
O meu mouse sem fio também não conectou e precisei usar o mousepad do note msm.

• OBSERVAÇÃO:
    Não passei do modo live, pois quando fui testar os aplicativos e notei q nao consigo configurar o wi-fi eu desisti de fazer a instalação completa.
    Uso meu note pra estudar e fiquei com receio de bugar o equipamento. Se o wi-fi nao funciona, oq mais? Enfim, fiquei triste. Queria inaugurar o linux hj kkkkk

A instalação q escolhi, não foi aquela com softwares proprietários, foi a segunda opção (padrão para todos os computadores)
Alguém pode me ajudar?
Quero sair do windows de vez e escolhi o biglinux por ser uma distro brasileira e aparentemente amigável para iniciantes como eu.

1 curtida

Mano, boa tarde!
Faz o seguinte:
sudo systemctl status NetworkManager

É pra mostrar o serviço ativo.

3 curtidas

No modo live, você pode experimentar outras distros amigáveis como o TigerOS (brasileira) ou o ZorinOS.

1 curtida

Scrr, isso é no terminal, certo?

1 curtida

Vou procurar essas distros, mt grata pela recomendação!
Minha intenção é fazer a instalação completa do biglinux no pc, só nao fiz pq notei esse problema do wifi ainda usando o modo live. Mas quero dar adeus ao windows de vez

2 curtidas

Exato. Digite o comando no terminal.

1 curtida

Vou testar e volto aqui pra dizer oq rolou

1 curtida

Cara, é bom reinstalar o Big

1 curtida

Uso o big Linux e o wifi pega legal. Pq n testa a instalação pra ver? Pelo que entendi a dificuldade é no modo live.

1 curtida

Salve, turma!
Obrigada a todos que mandaram sugestões para me ajudar. Meu problema foi resolvido, vou explicar como:

Pedi ajuda no grupo do telegram oficial do BigLinux, lá me ensinaram a compartilhar a internet do celular via cabo usb (pois eu não tenho cabo de rede para conectar direto do modem), após conectar o notebook à minha internet móvel, fui instruída a acessar a “loja” de drivers do próprio biglinux e procurar pelo drive da minha placa de rede (Broadcom BCM943228HMB 802.11abgn 2x2 Wi-Fi Adapter), por fim, após instalar os drivers e reiniciar o computador, tudo estava certinho e agora estou usando o wi-fi no meu biglinux.

Vou manter o post para que possa ajudar outros iniciantes como eu.

Vocês, comunidade Linux, são demais!
Muito grata novamente pela colaboração de todos!!!

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.