O streaming de games realmente compensa?

https://diolinux.com.br/editorial/streaming-de-games-compensa.html

O streaming de games é um assunto bastante falado entre vários blogs e sites de tecnologia, mas será que ele é realmente o futuro?

8 curtidas

Não só testei (Xcloud) como finalizei o Resident evil 7 sem nenhum problema na imagem ou de lag. Enquanto estava finalizando o shadow of the tomb raider o meh tempo de beta acabou infelizmente. É simplesmente fantástico vc sentar no sofá, pegar seu celular e jogar um game de console em qualquer lugar.

5 curtidas

Ainda não tive a oportunidade de experimentar, mas acredito que dará muito certo sim.

Tempos atrás eu usava banda-larga de 2 MB, daí surgiu a fibra óptica de 10 MB, e já estou com 240 MB, e acredito que a tendência é continuar evoluindo com o tempo.

O problema mesmo se encontra em algumas regiões, onde não há empresas para concorrer, ainda há lugares no Brasil com 10 MB.

1 curtida

Acredito que tenha seu nicho, não creio que domine, mas pode ser uma alternativa, especialmente para jogos casuais.
Lembro da experiência com Gamefly. Cheguei a ter uma smartv Samsung que era um aplicativo integrado (na época, até comprei a tv com um joystick incluído pelo preço normal numa promoção), e que tinha uma lista razoável de games que, na sua maioria, funcionavam bem.
E olha que na época estava numa cidade do interior, com conexão de par metálico e uns 25 mbps. Não era o pior serviço do mundo, mas a latência era razoável. Alguma coisa precisava melhorar, mas já dava para divertir, coisa de uns 5 anos.
Infelizmente, após ser comprado pela EA, o serviço foi encerrado no Brasil (dizem que foi só coincidência).
Com conexões melhores e até mesmo uma plataforma mais robusta voltada para isto, bem como pela evolução de portáteis e TV’s, acredito que o serviço tem um contexto bem melhor para funcionar.
E aí é pegar aquele público massivo, que quer apenas uma jogada para relaxar, sem maiores objetivos. É mais barato e melhor pagar uma assinatura do que manter toda uma estrutura de ponta.
Mas para quem curte mesmo jogar, semi ou profissionalmente, aí é algo que esta tecnologia está, no mínimo, longe de satisfazer.

2 curtidas

Hoje em dia eu só jogo por streaming. Zerei cyberpunk e the witcher pelo geforce now e a experiência foi muito boa. Inclusive alguns pontos sobre que valeriam ser citados no artigo

-geforce now tem plano gratuito
-o app da snapstore NÃO é nativo. É um webapp da versão de chrome do serviço. Vale apontar pois as funcionalidades diferem…

3 curtidas

Por mais que as conexões de internet estão ficando cada vez melhores e rápidas o Streaming de Games acaba se tornando uma realidade mas não vejo isso virando moda muito menos o “novo normal”. Esperava-se uma grande salto em Streaming de Games nesses tempos de pandemia com preços altos de hardware, consoles, celulares mais não foi o que aconteceu.

3 curtidas

Stadia vai abrir para sistema Google TV, exemplo Xiaomi Mi Box… isso vai ajudar a impulsionar…rs… eu espero que vire uma sucesso…

1 curtida

Realmente internet é uma coisa complicada no Brasil.
Até o mês passado eu morava numa cidade chamada Laranjal Paulista/SP, nesta cidade existe uma empresa de internet que fornece plano de até 1GB por R$ 309,00, contratei este plano para testar e realmente era insano o ping nuca passou de 1ms, a taxa de download geralmente ficava entre 1.2GB e 1.7GB e upload de 750MB a 1.3GB.
Este mês voltei para minha cidade natal Itapeva/SP, aqui o maior plano que encontrei foi de 550MB por R$ 219,00, o que já é melhor do que em muitas cidades.

Ao usar o plano de 1GB só percebi um real beneficio ao realizar downloads de múltiplos arquivos via Google Drive ou Torrent, para assistir video e jogar não fez nenhuma diferença, inclusive nos downloads a diferença é meio irrelevante, é algo assim: com uma rede de 200MB se for baixar um arquivo de 1GB vai levar cerca 60 segundos, se tiver uma rede de 1 GB vai levar 3 segundos, o que custa esperar 1 ou 2 minutos a mais, falo isso por que usei por 4 anos Via Radio de 1MB, então estou acostuma a ter paciência.

Meu plano atual é de 300MB por R$ 120,00.

2 curtidas

Pessoal afim de complementar o posto e visto que até agr só eu me manifestei informando que testei o Xcloud, vou adicionar mais uma informação pra quem está preocupado se sua internet vai aguentar. Eu cheguei a testar tmb numa escola com Link de 15MB e consegui jogar. Acho q isso responde boa parte das duvidas sobre “será se minha internet vai ser suficiente”. Então como base tenha em mente que se tiver de 15MB pra cima vc conseguirá utilizar o serviço pelo menos em 720P.

1 curtida

Antigamente as redes eram tão limitadas que somente a velocidade nominal importava, e qualquer acréscimo trazia inúmeros benefícios. Lembra-me até a aquisição de pentes de memória RAM, que custavam uma verdadeira fortuna, nos anos 90, mas eram tão ou mais eficientes quanto adquirir um SSD em lugar de um hd convencional nos dias de hoje.

Pensando em serviços multimídia, talvez algo entre 20 a 50 mbps seja a largura de banda necessária, e olha, DESPERDIÇANDO recursos que chega. E aí é muito mais uma questão dos demais equipamentos. Acho que hoje o wifi em si é o grande gargalo, você tem que gastar muito para ter uma solução meia boca que atenda à casa ou apartamento inteiro.

Então, acho que ainda, por um tempo, jogo “terá seu lugar” para ser praticado, não dá para colocar em qualquer dispositivo. Mas a situação tende a melhorar com o tempo, e a partir da solução dos gargalos atuais.

Cara, se ainda funcionar direitinho passa. O problema é só chuva. Eu morei numa cidade que o maior plano era de 4 mbps, cabeado, mas que o serviço era uma droga e absurdo de caro.
E o pior de tudo é que pouquíssimos clientes reclamavam. Aí eu ficava de chato ainda.
Três empresas, para conseguir rescindir sem pagar taxa de desligamento não bastou anatel, tive que recorrer ao juizado de pequenas causas.

Também utilizei o Xcloud e tenho acesso até hoje, mas não utilizo com grande frequência porque já possuo um Xbox One e os jogos disponíveis na beta não me agradam tanto.
Mas falando sobre a experiência ela é muito boa, principalmente em Minecraft Dungeons que tem suporte à botões na tela, sem precisar usar um controle (esse suporte já está presente em vários jogos no Xcloud normal e tende à aumentar).
A latência existe, e é notável se você perceber bastante atenção, mas não é algo que chega à atrapalhar de fato na maioria dos jogos… exceto em Destiny 2, pois é um jogo mais frenético e que demanda ações rápidas.
Mas eu acho essa latência tolerável, considerando que você está jogando um jogo de console no celular.

Num geral, acredito que isto tenha muito futuro não só pra pessoas que não tem acesso aos consoles de próxima geração ou um pc decente, mas também para experimentar um jogo novo (no caso do GamePass) ou jogar no celular quando não estão em casa, principalmente com esse suporte à botões na tela que citei anteriormente.

Sobre o GeforceNow, acho ele melhor ainda porque dá pra usar num pc, o que significa internet cabeada e melhor conexão, e o mais incrível (e até assustador) é que mesmo com os servidores nos EUA e tendo que usar VPN pra acessar o serviço, ele fica com uma latência e qualidade de imagem muito boas, ouso até mesmo à comparar com o Xcloud Beta, que tem servidores aqui no Brasil.

Última coisa que quero citar, é de duas notícias que citam a utilização do Xcloud para rodar jogos do Xbox Series em outros consoles (apesar de na 2° notícia não ser 100% confirmado)

1° - Certos exclusivos de Xbox Series X/S virão ao Xbox One com xCloud | Voxel

2° - https://adrenaline.com.br/noticias/v/69384/plague-tale-requiem-vai-ganhar-uma-versao-para-nintendo-switch-que-roda-na-nuvem

1 curtida

Para quem tem conexão suficiente é favorável. Os requisitos são:

• Condição financeira para o pagamento do serviço(caso ele seja pago).
  • Conexão a internet com alta largura de banda e um sinal forte sem interrupções ou com pouquíssimas interrupções.

Como a minha situação não preenche esses requisitos, posso dizer que a minha experiência com esse tipo de atividade não foi muito inspiradora.

Meu relato: No serviço que utilizei para jogar via streaming o primeiro ponto negativo que tive foi a demora em poder me conectar a uma das máquinas disponíveis. Usuários sem assinatura daquele serviço esperam por um tempo que pode variar e usuários pagantes não precisam se preocupar com isso. Quando acessei o jogo em questão, era como se eu estivesse assistindo a um vídeo do YouTube. Eu conseguia sentir as falhas da transmissão e isso atrapalhava a minha jogabilidade. E a internet que utilizo é banda larga.

Não acho que compensa pois eu gosto de ser “dono” das minhas coisas e esses serviços vendem o direito de uso, não de propriedade. Eu quero ser dono de uma cópia, que eu posso instalar e jogar onde e quando eu quiser sem ficar preso a um serviço pra isso. Comprar um jogo AAA por um serviço desses é insanidade pura e nunca na vida vou concordar com isso - acabou o Stadia/xCloud/GeForce Now e todos os seus lindos jogos vão por água a baixo se você não tiver uma cópia sua.
Essa lógica só não vale nada com jogos online, onde não faz diferença alguma ter a cópia local do jogo se ele não funciona sem os servidores, nesse caso eu até prefiro que seja stream, já que eu não quero baixar 20GB (sendo modesto) de dados que serão inúteis sem internet.