O SolusOS vai mudar a organização de seus diretórios

Os desenvolvedores do SolusOS planejam mudar a estrutura de diretórios, mesclando os tradicionais /bin, /usr/bin, /lib, /lib64, /sbin etc sob o diretório /usr, como está abaixo:


Fonte: Bobby Borisov

A meta do Usr-Merge é unir os arquivos em um único local, facilitando a portabilidade de scripts e programas entre diferentes distribuições Linux, eliminando a necessidade de ajustes no PATH de arquivos.

Essa estrutura torna mais fácil aos desenvolvedores portarem software para Linux, pois elimina a preocupação com a separação dos diretórios tradicionais, simplificando a gestão do sistema.

A implementação inicial do Usr-Merge foi problemática, causando falhas na criação de links simbólicos essenciais antes das atualizações, causando mau funcionamento no sistema.

Para contornar esses problemas, os desenvolvedores do Solus estão introduzindo um sistema de arquivos de marcadores e scripts que garantam que o Usr-Merge só seja ativado quando todos os componentes estejam prontos.

Os desenvolvedores ainda não definiram um cronograma específico para a implementação completa do Usr-Merge, mas indicaram que ele será um recurso importante na próxima versão do Solus, prevista para ser lançada em breve. Atualmente, o desenvolvimento está cerca de 77% completo.

Fontes: links no texto

1 curtida