O Solus não cria uma entrada UEFI na instalação?

Antes de começar, gostaria de esclarecer que encaixei o tópico nesta categoria por o propósito dele não ser resolver um problema, mas sanar uma dúvida.

Minha instalação do Solus datava de aug/2020, então eu não realmente lembrava se tive que criar a entrada UEFI manualmente. Entretanto, hoje, resolvi fazer uma reinstalação limpa, tanto do Windows quanto do Solus, e percebi que a instalação do Solus não criou uma entrada UEFI para o mesmo, embora tenha sido instalado em uma tabela GPT. Eu tive de entrar no Windows e criar a entrada por lá, localizando o systemd-bootx64.efi.

Então a minha dúvida é: para vocês, a instalação criou uma entrada automaticamente? Caso contrário, isto parece ser um problema que pode assustar novos usuários.

Ademais, desejo-lhes um ótimo fim de ano, já que nos aproximamos deste período e eu não estou tão frequente no fórum quanto já estivera.

:wink:

Cara, instalei o Solus na metade deste ano, assim que sai do TW, não precisei criar na munheca partição UEFI não (ao menos na máquina usei com disco único, vulgo não separei a home para o HD e o / para o SSD). @ewertonurias tu que ainda tá no Solus, dá um panorama

Se com entrada UEFI vc quer dizer a partição EFI, o que vejo que acontece é que em dualboot determinadas distros podem usar a partição EFI já criada pelo Windows.

Não é a partição, falo da entrada que diz à BIOS onde estão localizados os arquivos de boot (.efi)

Essa entrada é gerenciada pelo boot manager. O que a BIOS vai ver é o boot manager instalado.

quando eu instalei o solus já dois messes atrás, não tive esse problema não!
deve ser algo relacionado a sua placa mãe ou até mesmo o Windows deve ter dado conflito ou algo assim.