O Raul experimentou o KDE Plasma para o dia a dia - vai migrar?

Após anos utilizando o GNOME, o Raul deu uma chance para o KDE Plasma. Será que vai rolar migração? Quais foram as impressões dele com a interface?

6 curtidas

Pra mim o Gnome sempre foi a melhor interface, não parece com nada antes dele, é extremamente simples ao mesmo tempo que completa, e fluida, fácil de usar. Parece que o Gnome foi feito pra mim kkkkk

Isso aí não vale, é clickbait, kkkkkk
Quem acompanha, sabe o quanto isso não vai acontecer.

4 curtidas

O Plasma pra mim é perfeito. Único ponto fraco é que tem que ir cortando muitas configurações pós instalação pra deixar redondo pra uso diário. A maioria do aplicativos que uso no linux é QT e por isso a integração com o restante do sistema fica muito mais fluído pra mim.

Interessante ver seu ponto de vista. Eu acho interfaces com a cara do Windows hoje em dia cansativas, e até trabalhosas com milhares de submenus, mas é interessante ver que há pessoas que são produtivas com elas!

1 curtida

Eu uso o KDE desde antes do Plasma, e pra mim sempre foi muito produtivo e funcional. No meu ponto de vista, grande parte dos usuários Linux não gostam do KDE pela “proximidade” da interface dele com o WIndows, ou seja, puro preconceito: “Ah, se for parecido com o WIndows eu não uso!”.
As milhares de de ferramentas e submenus só me dão mais possibilidades de configuração, e o fato de ser incrivelmente personalizável, não me obriga a isso.

Enfim, KDE e Gnome são os carro chefes das interfaces gráficas, e dá pra preferir um sem desmerecer o outro.
Abraço!

3 curtidas

São interfaces gráficas com propostas bem distintas. O que é bom.

1 curtida

Concordo plenamente! E o Dio tem uma má vontade danada com o KDE rssss

2 curtidas

A “má vontade danada” do Dio com o KDE Plasma seria por quê? Sei que a afirmação foi feita de brincadeira, mas vale questionar. As qualidades do Plasma são apresentadas em detalhes no Canal Diolinux desde sempre. Só que, de fato, o Plasma vive bugando aqui e ali, principalmente em distros que priorizam a novidade e não a estabilidade. Daí não tem jeito, é preciso mostrar o bicho como ele é…

4 curtidas

Raul gostará mais da Versão Cinnamon. :rofl:

Rapaz, usei KDE desde sempre e não tive bugs no MX Linux, no Big Linux, no Fedora e atualmente no Debian. Sobre o Dio, quando ele fala do KDE, sempre diz coisas pertinentes. Obviamente que estou falando do ponto de vista de quem ama o KDE Plasma. Aquele argumento de que ele (o KDE) tem muitas opções que algumas pessoas usam como defeito, pra mim é qualidade. Mas é claro que são gostos individuais. E tá tudo certo!

2 curtidas

Também não vejo problema com várias opções, é só fazer alguns ajustes que fica redondo.

A integração com kde connect é perfeita no plasma. No gnome não fica muito legal.

1 curtida

Não é nem isso, amigo. Vou dar um exemplo: uso Windows 11 Pro em dual boot com o Ubuntu 24.04 LTS no mesmo PC. Basicamente uso Windows para gerir e atualizar minha pedaleira de guitarra (o software dela é para Windows) e fazer algum trabalho de CAD ou Revit (todos somente para Windows). O Ubuntu uso para todo o resto: abrir minhas planilhas pessoas, digitar textos que uso na igreja, ver filmes, séries, ouvir música, gravar e editar vídeos, baixar coisas da internet e o que mais me der vontade de fazer. Então vou falar com propriedade o que vou dizer.

O Windows 11 tem um monte de menus. Eu muitas vezes apago os pontos de restauração do sistema porque eles ocupam muito espaço desnecessário, e atualmente eu preciso dar uns 5 cliques ou mais pra chegar lá: Menu inciar > Configurações > Sistema > Sobre > Proteção do sistema > Selecionar o disco C > Limpar pontos de restauração. Quando eu usava Windows 10 eu só clicava em Meu Computador com botão direito > Propriedades > Proteção do sistema > Selecionar o disco C > Limpar pontos de restauração. Percebe que eles deixam cada vez mais dificultoso chegar onde você quer? A mesma coisa é hoje abrir as propriedades de som pra gerir saídas de som e microfones. Já tentou usar o botão direito nas pastas? Tem sbmenu até ali agora! Isso me fez cansar dele. Eu o uso, mas não o prefiro, é desnecessariamente cansativo e vai contra a produtividade.

O KDE é igual, tem muitos menus, muitas opções, muitos efeitos visuais desnecessários para a produtividade. Ele é bonito até, mas em minha opinião vai contra a produtividade por oferece muita coisa que na prática nem vou usar. E, para mim, ou seja, não é pra todo mundo, essa cara de Windows 10 já está ultrapassada. Até a Microsoft já abandonou esse visual com o Windows 11, o macOS nunca se pareceu com o Windows 10, e o KDE tem essa cara de Windows 10 que não acho atraente nos dias de hoje.

Já o Gnome é altamente produtivo. Eu só aperto a tecla Super > Digito o que quero > Dou ENTER. Pronto, estou em qualquer opção que eu quiser. Ele é modular, então se preciso de alguma coisa que ele não tem, instalo como extensão e pronto, super simples. O menu de configurações dele parece de um tablet, extremamente funcional e direto, quase não tem submenu pra nada. Eu acho o seguinte: se o Windows tivesse a opção de uma interface moderna e menos KDE like eu iria gostar muito. E graças a Deus o Linux tem: o Gnome.

1 curtida

kkkk mano, não tem como, ele consegue ser mais feio que o Windows 10 de 2015.

1 curtida

Pois é, no KDE eu aperto Alt+Backspace, digito o que eu quero, e pronto, estou em qualquer opção que eu quiser também, kk. Ele vai buscar a última opção do último submenu que tem tá em qualquer opção nas configurações.

O visual é COMPLETAMENTE personalizável, dá pra deixar essa cara de Windows 10 pra trás muito facilmente.

Procurar as opções nos menus do KDE x Ficar instalando extensões que não vem no Gnome.

Ao final, na minha opinião, são tudo escolhas meu amigo:
Cada um vai no caminho que mais lhe agrada, pois no fundo, dá pra ser produtivo nos dois, o que nos faz escolher entre um e outro, é a familiaridade com o sistema/interface.

Abraço!

Eu acredito em você, amigo. É o ambiente de trabalho mais personalizável de todos. Só acho desnecessário e redundante ter opções e caminhos diferentes pra tudo. Mas realmente é gosto.

Pois é, mas mano, muito trabalho. Se tem um ambiente que já vem como eu quero pra que ficar personalizando ele. É gosto mesmo, não tenho paciência pra isso. Um dia tive, quando era mais novinho kk

Então, mano, o KDE é como se eu tivesse toda o site Gnome Extensions instalado e todas as opções de personalização deles disponível, saca? E não quero isso. Quero ir lá e colocar só o que eu quero, e personalizar só o que eu quero pra não sujar meu desktop com um monte de coisas que não preciso e não vou usar. Mas claro, isso é muito do gosto da pessoa, tem pessoas que vão amar isso, como o senhor provavelmente. E está tudo certo, se o senhor é produtivo com algo cheio de opções está ótimo!

2 curtidas