O que vocês acham do driver genérico para impressoras HP?

Uma coisa que adoro no Linux é que se tenho o HPLIP instalado, posso usar praticamente qualquer impressora HP sem dor de cabeça, embora eu talvez possa ter algum problema com uma impressora muito nova caso o meu driver esteja desatualizado.

Me irrita que, se instalo o driver para a impressora HP Photosmart, não poderei aproveitar esse driver para a minha antiga impressora HP PSC, de forma que terei que instalar mais um driver. Não me importo com o espaço a mais que será tomado do meu disco rígido de 1TB, mas o trabalho de instalar esse driver mais o provável maior consumo de memória RAM me aborrece.

Então procurei ver se havia um driver genérico e parece que o HP Universal Print Driver para Windows 64-bit PCL 6 é o que eu procurava, me corrijam se eu estiver errado.

Em 99% do tempo estou no Linux e só abro o Windows literalmente apenas para jogar, nem sequer permito que o Windows acesse a internet. O que eu quero dizer é que não procuro por ajuda aqui, apenas tenho curiosidade se essa suposta solução da HP realmente funciona e por que essa empresa não acaba com os drivers individuais e adota um driver universal como é feito no Linux.

É como o título do tópico diz: eu quero saber qual foi a experiência de vocês com esse driver genérico da HP para Windows.

Não se esse é o driver que é instalado quando pluguei minha impressora no computador mas funcionou sem problemas.

Driver genérico nunca são bom o melhor e ir no site oficial da hp e baixar o driver correto da impressora tenho uma hp photosmart c4780 e os driver melhor que achei ate hoje foi do site oficial principalmente por que vem com aquele Central de Soluções HP que uso muito pra escanear documentos na minha opinião não vale a pena instalar um driver genérico.