O que vocês acham do Debian e do Fedora para programação e uso diario?

Iai, o que vocês acham? Qual é melhor para programar? Qual é melhor para uso diario? Jogos?

1 Like

Para uso diário o Debian é bom pela incrível estabilidade, além de ser seguro, por sempre receber atualizações de segurança. E se precisar de pacotes mais novos, dá pra usar flatpak, snap além do Backports. Quanto à programação, não sei informar, pois infelizmente não programo :sweat_smile:
Quanto ao fedora, nunca cheguei a usar por tempo suficiente para ter uma opinião a respeito.

1 Like

Pra programação qualquer uma das duas serve, tudo que tu precisa é das libs (que geralmente estão nos repositórios), um editor de texto qualquer e, dependendo da linguagem, de um compilador (que tu tbm encontra nos repositórios), pra uso diário e jogos ambas funcionam bem, o que tu tem que considerar é o que tu valoriza mais numa distro, pq o Debian é muito estável e tem mas pelo preço de ter pacotes bem antiquados (vc pode usar a versão Testing pra ter pacotes mais novos, mas aí vc pode acabar encontrando bugs), já o Fedora é bem mais cutting edge (i.e é muito mais atualizado) mas o tempo de suporte é bem mais curto (só 1 ano) e os repositórios oficiais são um tanto ‘‘limitado’’ por padrão (tu não vai achar o Discord, Chrome ou qualquer software proprietário por lá) então se tu quiser esses pacotes vai ter que adicionar repositórios adicionais (RPM Fusion é um exemplo), só pesa as caracteristicas e vê qual dos dois tem caracteristicas que te agrada mais :v

1 Like

Fedora é uma distro voltada para desenvolvedores, pacotes relacionados normalmente são encontrados em suas versões mais recentes, enquanto no Debian os pacotes são bastante desatualizados, já que a distro preza pela estabilidade.

Quanto a jogos, depende da sua placa de vídeo, caso seja da Nvidia terá dores de cabeça em ambas as distros, os drivers no Debian são muito desatualizados, e no caso do Fedora os drivers costumam quebrar quando há algum update do kernel. O Debian no geral não é uma boa distro para jogos, tanto os drivers da Nvidia quanto os drivers open source (Mesa) são muito desatualizados, no caso do Fedora desde que você tenha uma placa de vídeo da AMD ou os gráficos integrados da Intel terá uma boa experiência, já que o Fedora é uma distro bleeding edge.

1 Like

creio que não tem melhor, só depende do usuário ter conhecimento para preparar o sistema para seu uso…

1 Like

não da pra generalizar, tenho nvidia e ja joguei de boa nas duas distros…cada caso é um caso, e depende muito do usuário saber configurar o sistema…

0 Likes

Você ter conseguido jogar não invalida o que eu disse, os drivers da Nvidia de fato quebram facilmente no Fedora, e isso não é apenas comigo, o subreddit do Fedora está cheio de reclamações a respeito disso, e o Debian ter drivers antigos também é um fato, o mais recente que você vai encontrar é o 390.87, no Backports, que já é um driver bem antigo.

0 Likes

não, de fato não quebram…depende de como vc administra o sistema, ou como vc instala…

0 Likes

Diga isso para todos os usuários que seguiram a wiki e não conseguiram dar boot depois de uma atualização do kernel.

0 Likes

infelizmente problemas existem em todas as distros, gente que acha que sabe mas não sabe…e faz m**

0 Likes

Fanboy sendo fanboy.

0 Likes

Calma companheiros, cada uma tem suas qualidades,posso falar pelo Debian que uso e recomendo pela estabilidade, mais em relação a ser melhor para programação não posso ajudar.

1 Like

Uma característica q o Fedora tem é de estar sempre na frente com atualizações e isso tem o lado bom e o lado mau. Saber lidar com isso q torna o sistema mais ou menos instável.

Eu acompanhava muito fóruns do Fedora, até a unificação do conteúdo de wiki, a wiki brasileira era minha, então muito disso chegava ‘aos meus ouvidos’.

O problema ñ está em a distro fornecer pacotes novos demais, está em como se usa isso. Muitos dos usuários simplesmente atualizam tudo assim q fica disponível sem se importar com o q tem instalado na própria máquina, o q a surpreendentemente funciona, na maioria dos casos, mas ñ é o comportamento adequado qdo se usa uma distro como essa e se quer estabilidade (outra falácia há muito espalhada, o Fedora ñ é estável, ele é muito estável, o Red Hat é o mais usado por empresas e é construído por pessoas q usam Fedora, claro q tem de ser estável).

Dependendo do tipo de pacotes extras vc tem (os dos repos oficiais ñ dão problema), vc deve instalar alguns tipos de atualização com cuidado, apenas isso. O q isso quer dizer? Vc tem um drive q é muito novo, depende do kernel e quer ter sempre a última versão do kernel, bom essas coisas nunca andam juntas, em nenhuma distro. Aí vc diz, ‘na minha distro isso ñ acontece’, o q posso dizer é q sua distro pode ter alguma equipe pra fornecer atualizações do drive (menos provável, mas plausível) ou ñ atualiza o kernel na mesma velocidade.

Ñ tem mágica nisso, pq num caso como esse exemplo (lembrando é um exemplo apenas e nenhuma distro em particular sequer foi citada), drivers proprietários ñ são feitos pensando em Linux, logo sempre tem de existir um trabalho pra q isso funcione em versões mais novas, alguém tem de colocar isso lá.

1 Like

Para programar e coisa do tipo o que eu acho que faz diferença é a interface gráfica, até hoje nunca fui tão produtivo com códigos com o unity do ubuntu comparado com outras interfaces.

1 Like

No caso do Fedora, tem a equipe do rpmfusion, que através dos akmod mantém o driver sempre atualizando e se “auto instalando” sempre que tem um novo kernel, de forma sincronizada…não vi atrasarem ou falharem nisso desde que uso o rpmfusion (desde a versão 23 ou 24~)

Sobre updates e outras questões…

0 Likes

Há muita confusão em muitos fóruns, inclusive aqui, a respeito disso, vc pode escolher uma distro e usar uma interface diferente da padrão sem qq problema, eu sempre usei KDE, pelo menos desde q existe, sou usuário Fedora tb desde o início, mas o padrão da distro é o Gnome, nunca tive problema com isso.

Se algo te torna mais produtivo em uma interface em particular, mude, eu mesmo tenho várias instaladas e uso conforme minhas necessidades.

0 Likes