O que vocês acham do Archcraft?

@Tuxraldo, acabei de fazer um teste no Manjaro i3wm e agora, em modo flutuante, é possível redimensionar os 2 ao mesmo tempo, acredito que estão introduzindo alguns refinamentos. Em modo tiling ainda não é possível. Uma coisa que notei é que no Manjaro, em janela flutuante está mostrando o conteúdo da janela, antes não mostrava, assim como ainda não mostra no modo tiling.

(texão, pq só escrevo textão kkkkkkkkkkkkk) Uai, isso não foi sempre possível? Embora eu nunca use esse recurso, acho que ele sempre esteve disponível desde que uso o i3wm (eu redimensiono ou com o mouse ou com mod+r, quase 90% do tempo com mod+r. E o tamanho que “redimensiona” por vez, eu aumentei, porque não preciso muito de precisão e sim de redimensionar um pouco mais rápido).

Acho que só não consegui no Debian Stable (que tá com a versão 4.16.1 do i3wm) nas outras distros que testei todas isso é possível de ser feito. No Manjaro, eu sempre consegui fazer isso. Mas, o Manjaro usar o i3-gaps por padrão, e não o i3wm. O gaps tem alguns recursos além de apenas os gaps, pode ser isso também.

Obs: de fato, no Debian Stable nunca consegui fazer isso. No Mageia eu sempre consegui. Mas, não lembro a versão do i3wm quando instalei a primeira vez. Porém, com certeza foi ou a 4.16 ou a 4.17. Pela lógica, se o Debian tá na 4.16.1, esse recurso deve ter aparecido na 4.17. Depois vou pesquisar nas notas de lançamento no site do i3 pra ver se acho quando o recurso foi implementado.

Obs²: no Debian Stable, usar os atalhos que você mencionou (mod+botão direto) o i3 não faz nada. Se usar mod+botão esquerdo, faz o “normal”, que é mover a janela de lugar (se estiver em modo floating, claro). No Mageia, que o i3wm tá no 4.19 (última versão) já é possível fazer isso.

Obs³: abandonei praticamente esse recurso quando passei a usar o i3wm. Quando usava ou uso o xfce, faço bastante isso. No xfce, para reproduzir esse comportamento, é só usar o atalho é “alt + f8”. Dá para mudar, claro. Eu mesmo estou padronizando meus atalhos entre o xfce e o i3, pq se não fica uma loucura de atalhos :grinning_face_with_smiling_eyes: Sempre usei muito atalho no xfce também.

1 curtida

Depois da ultima atualização, o sistema agora conta com um:

Apontamento do bspwmrc config:

image

@thespation fiz o download do archcraft com xfce e testei novamente as outras opções, OpenBox, bspwm e i3wm. Fucei e fucei bastante no xfce, não achei absolutamente nada. É só o xfce mesmo, com os mesmos temas que tem na versão e “padrão” com openbox.

As únicas coisas que não são padrão do xfce: o lançador que ele criou apontando para os scripts que mudam o tema do sistema. Ah, e tem o k-super-key instalado. E ele mudou o visual do thunar, como na versão “padrão”, ele retirou aquela barra que tem as opções de avançar e retroceder diretórios e também exibi o caminho completo do deiretório atual. Só isso, mais nada. De resto é um xfce como veio de fábrica. Inclusive com aplicações do próprio xfce, como o Parole, Ristretto, xfce4-terminal etc. Não vi sentido em criar uma iso só para isso. Nem os atalhos padrão do xfce ele mudou. Se você baixar a versão com openbox e instalar o xfce, terá um resultado idêntico ao dessa iso.

O i3 não tem iso própria, você instala via pacman mesmo (sudo pacman -S archcraft-i3wm). Me pareceu idêntico ao bspwm. As únicas diferenças, obviamente, são o jeito que cada twm lida com as janelas. Mas, na prática, é só isso. Os scripts do rofi são os mesmos e o i3 também usa o polybar. Se eu usasse alguma dessas “versões”, acho que usaria a com openbox. Não usaria a com xfce, porque não tem nada ali, é apenas um xfce com um tema e um pacote de ícones diferente do padrão do xfce.

Como eu disse, para quem quer um desktop bonito de forma rápida, é uma boa distro. É um Arch sem nenhuma alteração, só as personalizações que o “Adi” fez nos ambientes. Acho que seria interessante ele disponibilizar isso via AUR ou via script, não sei se já tem. Perto de outras distros que já testei com esse propósito (Arco, Garuda, Regolith etc.) achei que é um dos mais interessantes. Não tem nada em excesso ali e, pelos meus testes, tudo funcionou muito bem. Por exemplo, no Arco com i3, eu lembro de ter achado 4 programas que faziam a mesma coisa, que era abrir ou “lançar” outros programas. No Archcraft, não vi nada disso.

Em resumo: é um Arch com personalizações bem feitas e sem excessos. Gostei, particularmente, do OpenBox dele. Para quem quer uma distro bonita e pronta, tá ai uma boa pedida.

1 curtida

Exato, um “puro” xfce com base arch, com o acréscimo do aspecto visual elaborado pelo autor e por ser o primeiro ambiente gráfico em si e não apenas gerenciador de janelas. Acredito que seja um experimento dele, talvez curiosidade ou querendo atrair um outro público.

Lembro que se estivéssemos tendo essa conversa a um ano atrás eu certamente optaria pela versão i3 a bspwm, provavelmente ele tenha como ambição incorporar o máximo de ambientes, assim como o Manjaro o fez. Só de já virem com os scripts dele me pouparia todo esforço de implementar tudo.

Exatamente:

image

Para os amantes da base que, assim como eu, não desejam investir dias para deixar o sistema mínimo e bonito, é um ótima pedida.

1 curtida

Eita! Ainda não tinha testado a versão i3. Está lindona:

3 curtidas

@thespation eu gostei da distro. Acho, inclusive, como já disse, que ele poderia disponibilizar isso via script ou aur. Nesse caso, para quem não quiser baixar a iso e tiver uma instalação do Arch ou algum arch-based. O que me incomoda nessas distros com i3, bspwm etc. é a falta de critério ou a redundância de algumas aplicações. O Arco Linux, quando testei a versão com i3, é um exemplo claríssimo disso.

Só discordo dessa parte:

Para os amantes da base que, assim como eu, não desejam investir dias para deixar o sistema mínimo e bonito, é um ótima pedida.

Afinal, essa é graça dos twm. Depois que você passa dias fuçando em arquivos de configuração, atalhos etc. tenho certeza que você será uma pessoa melhor. :grinning:

Eu não consigo mais usar o i3wm com configurações, de atalhos e janelas, dos outros. Gastei um tempo razoável entendendo e mudando os atalhos padrão do i3. Agora posso, sem dúvidas, falar que tenho uma configuração minha e totalmente adaptada ao meu uso. Como já tinha com o xfce, que já utilizo a uns bons anos.

To pensando em testar uma distros direto no hd, já tem uns 2 anos que não faço isso. Acho que vou dar uma chance ao archcraft com openbox.

1 curtida

O Marcos do TerminalRoot adaptou esse tema para ser usado no Mint com bspwm:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.