O que você gosta/não gosta no Windows?

Concordo, o Windows não tem tantas opções de customização como o Linux.

“Windows é prático, funciona direito”. Sei. Reinstalei o Win10 no meu notebook veterano, depois de checar o HD, a “saúde” do hardware em geral etc.

Tudo OK. Reinstalei porque quis um Win10 limpo, e essa parte correu muito bem. Na pós-instalação é que topei com uma série de bugs…

Criei uma conta de usuário, e o Win10 não carregou o desktop de primeira — precisei reiniciar o notebook Depois, o Microsoft Edge ficou avisando que estava impossível sua atualização e me recomendando reinstalá-lo…

O que eu gosto:
→ Compatibilidade com programas e jogos sem precisar de nada extra
→ Visual bonito
→ Bom suporte a hardware, mesmo que um pouco mais antigos
→ Possibilidade de usar alguns programas Windows mais antigos (exemplo: Visualizador de Imagens do Windows 7, e de jogos mais antigos como o Pinball do Windows XP)
→ Gerenciador de tarefas completo e fácil de usar
→ Ferramentas úteis do sistema

O que eu não gosto:
→ Alguns programas do Windows 10 (exemplo: Fotos) são muito lentos, mesmo em hardware rápido.
→ Apesar do visual ser bonito, é pouco personalizável (muda a cor dos elementos, modo claro ou escuro, muda papel de parede e é praticamente tudo que pode mexer no visual)
→ Não tem mais suporte aos Gadgets do Windows Vista e 7. Alguns eram muito úteis.
→ Desnecessariamente pesado, com infinitos processos rodando em segundo plano, consumindo RAM, HD/SSD e processador sem necessidade. Devido a isso, processadores mais simples que um Pentium T2310 (dual-core de 1,46 GHz), Atom N550 (dual-core de 1,50 GHz) ou AMD C50 (dual-core de 1,00 GHz), por exemplo, sofrem apenas para manter o computador ligado. Se seu processador for single-core, esquece. Vai ficar uma carroça mesmo se utilizar SSD.
→ Apesar do Windows Defender ser um antivírus decente, opções de terceiros, mesmo em versões gratuitas (exemplos: Bitdefender, Karspersky e Avira), oferecem proteção superior. A melhor situação é ter um antivírus pago (tipo Bitdefender, NOD32, Karspersky, Avira, Norton, entre outros), mas isso pode ser inviável para algumas pessoas.

3 curtidas

O que não gosto no Windows são as inconsistencias na interface, o que gosto nele é que ele é facil de se utilizar.

Atualizando: tive de reinstalar o Win10 mais uma vez, porque a atualização de 10/11 de maio não estava sendo aceita de jeito nenhum e isso impedia atualizações seguintes, como a 21H1.

Acho que isso vai de computador pra computador, pelo menos nunca ocorreu comigo.