O que você CONTINUA NÃO ENTENDENDO sobre "o Linux"

:white_check_mark: Primeiros passos na Programação com a Trybe: https://bit.ly/3dj9we4

“Linux” é provavelmente uma coisa diferente do que você imagina que é. O que te vem à mente quando você ouve algo como “este é um sistema Linux”? Provavelmente você já tem alguns conceitos na sua cabeça que estão presentes em “sistemas Linux”, porém, o que define uma distro Linux é unicamente o sistema usar Linux como Kernel ou não, e ele pode passar muito mais despercebido do que você imagina.

Aliado a isso, vamos falar sobre como são montados os sistemas operacionais open source que usam o Linux como Kernel, como o Ubuntu, e qual é a relação que você pode ter com os desenvolvedores enquanto membro de uma comunidade de software.

:crown: 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝗺𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗼𝗹𝗶𝗻𝘂𝘅: https://diolinux.com.br/play

:envelope_with_arrow: 𝗡𝗲𝘄𝘀𝗹𝗲𝘁𝘁𝗲𝗿 𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗼𝗹𝗶𝗻𝘂𝘅 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗢𝗽𝗲𝗻 𝗦𝗼𝘂𝗿𝗰𝗲, 𝗟𝗶𝗻𝘂𝘅 𝗲 𝘁𝗲𝗰𝗻𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮: http://bit.ly/diolinuxnews

:1st_place_medal: Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria “Diolinux GO” por nos ajudarem a continuar criando conteúdo:
‣ seuMurdoch
‣ Kraudio

:star: Conheça o nosso trabalho: https://diolinux.com.br/links
:microphone: Nosso PodCast: https://diolinux.com.br/diocast
:video_game: Nosso canal de Lives de games: https://diolinux.com.br/live
:shopping_cart: Nossa loja (na Lolja): diostore.com.br

:mailbox_with_mail: Contato comercial: [email protected]

:paperclip: 𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀:

‣Membros da Linux Foundation: Linux Foundation Members - Linux Foundation
‣ O que é Linux? Explicação completa: https://youtu.be/K05CssAbQgo

9 curtidas

E eu, que não sabia que o Oracle Solaris é baseado em Linux até o começo desse ano? Passa bem despercebido mesmo, se não contarem e você não for atrás nem dá para saber.

Inclusive, acabei de dar uma olhada no site da TLF e percebi alguns nomes até engraçados na lista de membros… Microsoft, Adobe é até algumas fabricantes de carro. É tipo Java, tá em todo lugar :joy:

Porquê algumas grandes empresas ainda iniciarem em tar gz ou em deb e rpm

E porquê dosmesticamente ainda existem pouca falta de suporte das empresas não ligadas ao Linux no que toca a flatpak e appimage

.outra questão é porquê sistemas imutáveis ainda estão a engatinhar e não estão a fazer sucesso com a galera em geral

Tar.gz é apenas um formato de compactação. Eu posso mandar um mp3 pra você em tar.gz. Sobre os outros formatos, com esses dois você cobre todas as distros “que importam” pro mercado.

Formatos novos, exigem aprendizado. É melhor é perguntar para o desenvolvedor que você estiver curioso para saber o seu motivo. Recentemente eu vi que o dev do app bottles está tirando o ele do flathub, porque ele acha flatpak “complicado”, e prefere snap, opinião pessoal dele.

Ser “imutável” e ser útil pras pessoas são coisas diferentes. Sistemas baseados em snapshots tem seu espaço, mas a menos que alguém torne eles úteis para as pessoas, eles vão ser simplesmente uma demonstração de tecnologia. Alguns projetos chegaram mais perto disso do que outros até o momento, como o Endless.

O Fedora Silverblue mesmo, se o modo “imutável” do projeto fosse a melhor abordagem hoje, ele não seria o Fedora Silverblue, ele seria o “Fedora”.

Essa estrutura parece significar mais para os devs que para os usuários por enquanto.

E a base Gentoo,e as distris inovadores que querem criar tudo do zero e não estarem dependentes das outras distris?

E não é só o Gentoo,a base Arch Linux Slackware

Um appimage e o flatpak cobrem todas

E não é lha excepções

E mantendo só uma aplicação em flatpak faria como tivessem que empacotar 2 vezes e pouparia muito trabalho

Eu não discordo da cobertura do flatpak que você menciona, mas isso é uma escolha que cada desenvolvedor faz, o negócio é mostrar que é útil para quem desenvolve, não para quem usa. Direcione essas questões para quem empacota, que talvez tenha mais resultado. Ou melhor, se conseguir aprender a empacotar softwares, poder ajudar os programas que ainda não tem versão em flatpak, seria bacana também, especialmente os open source.

1 curtida

Nisso estamos de acordo

Vou ver se há bottles em appimage

Se for devidamente feito ,todos os appimages funcionam em qualquer distro

Que eu saiba há sim, há em “todos os formatos”, exceto Flatpak, que deixará de existir, segundo o dev. A menos que alguém ajude.

Que história é essa, Dio? Até pulei da cadeira :grimacing:

1 curtida

Problemas do dev sobre como funciona a estrutura do empacotamento flatpak

Estão falando do programa “Bottles”, que deixará de ser oferecido em flatpak.

O flatpak continuará existindo.

2 curtidas

@Dio a Linux Foundation não ajuda kkkkkk

Eu entendo o que eles querem dizer, eles explicando logo abaixo, mas ainda sim confunde

4 curtidas

Deixa eu resumir, boa parte dos apps da Flathub não são mantidos lá pelos devs e sim pela comunidade, o bottles é uma das poucas excessões, só que o dev anda tendo problemas pra manter o flatpak, logo a menos que alguém tome as rédeas da versão Flatpak ele vai deixar oferecer um a versão Flatpak, mantendo apenas o AUR, o Snap e o AppImage (que contém apenas o nightly)

2 curtidas

Pois é, acho que é justamente aquilo que a gente mesmo fala “os sistemas Linux”, para que quem ler consiga entender.

Uma coisa que eu nunca pesquisei é se existe uma definição para o que é um “sistema operacional”, sabe? Que elementos um software precisa ter para ser considerado um, e tão importante quanto “quem colocou essa regra” hehe.

No meu compreendimento um sistema operacional “mínimo”, seria um Kernel, capaz de rodar em algum hardware (não precisa ser em tudo como o Linux), podendo ser apenas um hardware específico, como o Linux foi lá bem no começo, onde só rodava no computador do Linus basicamente, é preciso ter um shell para que possam ser dados alguns comandos (não importa qual), e ele precisa ser capaz de dar boot em si mesmo, ou seja, ter um bootloader.

Não sei se realmente existe uma definição, mas no meu conceito acho que essa seria uma boa.

E o interessante é que o Linux hoje, tem todos esses elementos em si, então tecnicamente ele seria um sistema operacional? Ainda que majoritariamente o projeto seja um Kernel? É um sistema, mas bem simples? hehe, difícil definir.

Semântica acaba atrapalhando, por isso é importante saber o que realmente é, e como funciona, como vai chamar depois importa menos eu acho.

2 curtidas

O dev voltou atrás…vai manter com menos updates(2x por mês) pelo que entendi…

3 curtidas

:wave:t2:

A definição que eu vejo de um Sistema Operacional seria um monte de programas trabalhando juntos. Eu penso que para ser considerado um Sistema Operacional é que ele seja “operacional”. Um motor por si só não é operacional, pelo menos ele sozinho não nos leva a lugar nenhum. Mas o motor faz parte de um ecossitema que depois de pronto nos leva do ponto A para o ponto B, se tornando um Carro. O Motor precisa de todos os outros componentes, rodas, carcaças, distribuição de combustivel, volante, pintura e tals para poder trabalhar e ser operado.

Se analisarmos um MP3 antigo, um celular antigo, a Feature Phone, pode ser até aqueles de tela verde, ele é um Sistema Operacional pois podemos “Operar” “Trabalhar” “Usar” ele para fazer ligações, jogar um game (cobrinha por exemplo) etc. A diferença que não podemos instalar nada nele de modo “tradicional” como acontece nos Smart Phones.

Reforçando considero Sistema Operacional aquilo que se pode operar, trabalhar, usar. A Raiz de uma Árvore não cresce se ela não estiver na Terra. O Pneu de um Trator não faz nada se não tiver num Trator, o Coração do Ser Humano não serve para nada no “ar”. Mas a Raiz da Árvore, o Pneu do Trator e o Coração do Ser Humano estando em seus devidos lugares, então a Árvore cresce e da frutos, o Trator faz seu trabalho e o Ser Humano vive criando, desenvolvendo e cuidando de todas as coisas que temos, evoluindo.

Resumindo um Software que depende de outro Software para funcionar não considero um Sistema Operacional, mas ambos os Software trabalhando juntos gerando resultados por poderem serem “Operados” “Trabalhados” “Usados” daí sim poderia ser considerado um Sistema Operacional no meu ponto de vista.

:vulcan_salute:t2: :pray:t2:

5 curtidas