O Debian 12 está dando o que falar na comunidade Linux, esta é a primeira vez que o sistema traz software não livre. Veja tudo o que o Debian 12 apresenta de novo!
Olá, parabéns pelo vídeo, gostei muito, me incentivou a escolher o Debian como distro principal. Estava na dúvida entre ele e o KDE Neon, mas não gosto muito do Ubuntu.
Mas ainda fiquei com uma dúvida, o GNOME é o ambiente principal, os demais já vem na ISO completa? Digo, a ISO de DVD, de até 4,4 GB que o Debian recomenda pra quem não possui internet boa?
Eu cheguei a testar a ISO live com KDE, é boa, mas gostaria muito de saber se o KDE já vem na ISO normal, meu PC e os de outras pessoas que conheço aqui são limitados, usar a instalação direta economiza bastante tempo. Obrigado desde já
Então, você pode consultar quais os pacotes disponíveis na ISOs de DVDs aqui.
Já dei uma olhada e vem sim com o KDE junto, que seria o pacote plasma-desktop
, e é claro as dependências.
A ideia de usar DVDs é justamente essa de poder instalar numa maquina mesmo sem internet, e que inclusive é uma realidade em vários lugares do mundo.
Assisti um video muito interessante em que no video a pessoa contorna o uso dos apps antigos, removendo eles e instalando suas versões em flatpak, como o Firefox e Libreoffice por exemplo.
Ou se a pessoa usar o Google Chrome, por exemplo, ele é puxado direto do repositório do Google e está sempre na última versão.
Base estável, apps atualizados. Desde que flatpaks e snaps se tornaram mais populares, essa questão de softwares desatualizados está cada vez menos importante.
Muito obrigado meu amigo! Verdade, é bastante útil. Testei aqui e realmente já veio com KDE, mas ainda achei bem mais intuitivo o instalador da versão Live, acaba sendo mais prático.
Sei que o Calamares não é criação deles mas é bem fácil, pra mim ainda compensou mesmo tendo que carregar o sistema em live e com uma área de trabalho só na ISO ainda consigo instalar sem Internet.
Eu pensei é em migrar para o LXQT, o Debian 12 em LXQT está bem bonito e atual justamente por causa da versão atual do ambiente, ainda sendo um pouco mais leve que o KDE, mas ainda base QT.
O Debian recomenda utilizar a ISO com o instalador padrão, em vez do live installer. Há também uma ISO completa com todos os ambientes gráficos e pacotes para instalar offline, utiliza o mesmo instalador da ISO padrão…
Tipo, se a pessoa possuir uma conexão estável e com velocidade razoável, eu recomendo usar a iso netinstall mesmo. A iso de DVD é meio grandinha, funciona, mas no geral tende a ser mais lento que a netinstall para a média das pessoas.
Ah, sempre que forem baixar a iso de dvd, que é muito maior que a netinst, dêem preferência para baixar via torrent, para não sobrecarregar os mirrors do Debian.
Arquivo grande é quase sempre melhor baixar por torrent, evita eventuais erros de rede e corrupção do arquivo.
Eu entendo colocar na materia e no video agora essa versão dos benchmarks mais resumidos mas… queria dar sugestão pra 2 coisas:
- link com todos os benchs pq eu queria por exemplo comparar ele com o ubuntu 22.04 que minha esposa usa e ta chorando pra ser formatado o notebook dela xD ou com meu opensuse que to usando aqui na minha maquina mas to pensando em voltar pro mundo .deb xD
- coloca um ranking tb pra gente ter ideia tipo no momento das 200 distros comparadas o primeiro lugar ja ta no video, o ultimo lugar ja ta no vídeo mas… em qual ranking dentre todas as distros até o momento ficou essa distro que está fazendo o review?
Na descrição do vídeo tem um link para Planilha completa de benchmark dos sistemas operacionais - Diolinux onde você pode conferir uma planilha com todos os benchmarks já realizados pelo Dio.
Se não me engano, ele cita isso no vídeo também.
Nós não divulgamos um ranking porque o objetivo não é esse, queremos levar as informações de testes para que cada um tire suas próprias conclusões com base nos dados.
Ah o miope n viu o link ehehhe brigado pelo retorno
Edit vim aqui agradecer pelo aviso… acaba sendo uma agradecimento ao Dio e a tda equipe que dispinibilizou isso… to com um pc da xuxa aqui da positivo um netbook ZX3020 que eu tava tentando usar o bohdi linux e o debian 12 que… tavam funcionando até relativamente bem mas… ainda travando d+ e com essa tabelinha que considerei apenas os do geekbench + o do firefox web pra tnetar decidir oq fazer e o zorin ficou em segundo lugar e cara… impressionante que isso se refletiu no meu notezin como uma ótima alternativa de sobrevda pra esse note…
segue a imagem das 3 melhores e a que eu tava testando… me ajudou muito a n seguir testando um monte de coisa no escuro