O que será removido do KDE Plasma 6?

Seja por incompatibilidade, ou por ser algo que não faz sentido, certas coisas presentes no KDE Plasma, serão removidas para o lançamento do Plasma 6. Conheça algumas delas:

• KHorkeys: essa implementação de atalhos globais é querida pela comunidade por coisas como gestos de mouse. Infelizmente ela não é compatível com o Wayland e por isso, foi substituída pelo KGlobalAccel. Os desenvolvedores do Plasma convidam a comunidade a recriar funcionalidades que sentem falta na nova alternativa;
  • Widgets com modo janela: no Plasma 5, ao abrir um widget sugerido nos resultados de pesquisas, ele se apresenta em modo janela. Ao perceber que, devido a isso, alguns usuários confundem com aplicativos, decidiram remover este conteúdo;
  • Ajustar o tamanho dos elementos da interface: existem 7 formas de ajustar elementos na interface do KDE, cada qual com efeitos distintos, mas às vezes nem tanto. Dois deles serão removidos para deixar as coisas mais simples: o que força o DPI das fontes e um dos dois ajustes para o tamanho dos ícones.
  • Com o atalho Alt+tab, podemos alternar o programa em primeiro plano. Durante essa tarefa, é exibida uma representação dos aplicativos ativos, e no plasma, você pode escolher entre diversas opções para essa representação. Algumas delas, como “Grade”, “Informativo”, “ícones pequenos”, “Apenas texto” e “Thumbnails”, apresentam um aspecto muito defasado em relação às demais e por isso, estão sendo removidas;
  • O estilo Air Plasma está sendo removido, também por se demonstrar anacrônico;
  • Configurações de energia por atividade: esta funcionalidade pouco utilizada apresenta muitos erros, e representa um ponto de fragilidade ao sistema que custaria muito consertar, por isso, está sendo removida;
  • Visualização das configurações do sistema por ícones: esta forma de visualização não faz sentido com a nova barra lateral e seu código já não era mais trabalhado há anos;
  • O Plugin Unsplash Picture of the Day, que alterna diariamente o papel de parede, foi removido devido a uma mudança em sua licença, que seria para evitar a captura de dados por inteligências artificiais, mas trouxe alguns danos colaterais.

Apesar de terem sido removidos do sistema, alguns desses recursos, como os temas para o Alt+tab e o estilo Air Plasma, ainda poderão ser adicionados pelos usuários, se quiserem.

9 curtidas

Ótimas mudanças, como eterno usuário do Plasma eu agradeço todo o esforço e dedicação da comunidade por ter um produto flexível e robusto, incomparável e único.

Que bom ver essa limpeza sendo feita no Plasma! :clap:

Otima noticia, é muito raro ver o KDE removendo coisas do Plasma, muito bom ver que estão limpando a casa. :sweat_smile:

Espero que não confundam “limpeza” com “Gnomização” pois em muitos fóruns na gringa falam como se o KDE precisasse tirar o que tem de melhor, que é seu poder de customização, para se tornar mais “fácil” ou simplificado. E o que fora retirado, exceto o Unsplash, não fará muita falta; falando de meu uso pessoal.

Sinceramente eu acho que o Plasma melhoraria muito se fizesse um pouquinho de “Gnomização”, quanto mais simplificado melhor.

1 curtida

Até um certo limite pode ser verdade, depois de um certo ponto: demasiada simplificação acaba por acarretar em “empobrecimento” do projeto. A grande questão é achar esse limite.

Mas o Plasma é tão simples quanto é complexo, tudo depende do gosto do freguês. Todas as opções “simples” estão a um clique na cara do usuário.

Eu nunca sequer entendi esse argumento de que Plasma tem muitas opções… o nome já diz opções.

O que entendi das mudanças é levar algumas coisas que podem causar maior consumo de recursos e que são pouco usadas. 90% das pessoas nem perceberão essas mudanças, sentirão uma fluides melhor e um consumo de memória menor. Mas ainda sim estarão em algum lugar para os 10% dos usuário que fazem uso desses recursos poderem ativá-los.

Esse negócio do Plasma ter “muitas opções” e pura lenda medieval.

1 curtida

Discordo totalmente, o Plasma tem muitos menus e sub-menus pra alterar tudo e é muito fácil de se perder ou quebrar tudo, pra quem já conhece o Plasma, sabe onde tudo fica e sabe o que tá fazendo é uma maravilha mas para novos usuários muita coisa simplesmente não é intuitiva de modificar.

Na minha primeira experiencia com Plasma foi pura frustação pois eu tentei mexer nas coisas pela “intuitividade” e nada funcionou como eu queria.

Resumindo o que eu penso, o Plasma com bons padrões e simplificando a forma de fazer as modificações (repare que eu não disse pra tirar as opções de modificação) o Plasma ficaria incrível.

2 curtidas

Então o melhor seria tirar as opções é isso?

Se tirar as opções poderia acontecer o que acontece com o Gnome? Do usuário ir lá e colocar meio mundo de extensões até quebrar o Gnome? Ou quando o Gnome atualiza sai quebrando todas as extensões?

A KDE acredita piamente que os usuários aprendem com uma curva simples de aprendizado. Não é limitante por natueza, a escolha sempre será toda do usuário.

1 curtida

(repare que eu não disse pra tirar as opções de modificação)

Faltou um pouco atenção ao ler meu comentário hein, vou repetir pela ultima vez:

O ideal é o Plasma SIMPLIFICAR a forma de modificar as coisas, NÃO retirar opções, simplesmente tirar os menus e sub-menus igual cabine de avião, deixar as opções de forma simples e deixar bons padrões, nem todo mundo tem tempo pra ficar ajeitando tudo.
como esse tipo por exemplo:

2 curtidas

O melhor dos dois mundos é tornar tudo mais simples, sem remover recursos, e deixar aberto para customização para quem quiser.

3 curtidas

Uma dos grandes problemas com o Plasma é a forma como ele vem “distribuido”, eu por exemplo uso o meta pacote plasma-desktop que é o pacote mínimo, depois acrescento apenas aquilo que eu quero.

#Arch Desktop Plasma
sddm
plasma-desktop

ark
bluedevil
breeze-gtk
dolphin
dolphin-plugins
discover
ffmpeg
filelight
gwenview
kate
kbackup
kcalc
kclock
kde-service-menu-reimage
kdeplasma-addons
kdf
kfind
keysmith
kgpg
kinfocenter
kio-gdrive
konsole
krecorder
kscreen
ksystemlog
kwalletmanager
noto-fonts-emoji
okular
packagekit-qt5
packagekit-qt6
partitionmanager
plasma-browser-integration
plasma-nm
plasma-pa
print-manager
pulseaudio-bluetooth
skanpage
sddm-kcm
timeshift
sweeper

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.