KHorkeys: essa implementação de atalhos globais é querida pela comunidade por coisas como gestos de mouse. Infelizmente ela não é compatível com o Wayland e por isso, foi substituída pelo KGlobalAccel. Os desenvolvedores do Plasma convidam a comunidade a recriar funcionalidades que sentem falta na nova alternativa;
Widgets com modo janela: no Plasma 5, ao abrir um widget sugerido nos resultados de pesquisas, ele se apresenta em modo janela. Ao perceber que, devido a isso, alguns usuários confundem com aplicativos, decidiram remover este conteúdo;
Ajustar o tamanho dos elementos da interface: existem 7 formas de ajustar elementos na interface do KDE, cada qual com efeitos distintos, mas às vezes nem tanto. Dois deles serão removidos para deixar as coisas mais simples: o que força o DPI das fontes e um dos dois ajustes para o tamanho dos ícones.
Com o atalho Alt+tab, podemos alternar o programa em primeiro plano. Durante essa tarefa, é exibida uma representação dos aplicativos ativos, e no plasma, você pode escolher entre diversas opções para essa representação. Algumas delas, como “Grade”, “Informativo”, “ícones pequenos”, “Apenas texto” e “Thumbnails”, apresentam um aspecto muito defasado em relação às demais e por isso, estão sendo removidas;
O estilo Air Plasma está sendo removido, também por se demonstrar anacrônico;
Configurações de energia por atividade: esta funcionalidade pouco utilizada apresenta muitos erros, e representa um ponto de fragilidade ao sistema que custaria muito consertar, por isso, está sendo removida;
Visualização das configurações do sistema por ícones: esta forma de visualização não faz sentido com a nova barra lateral e seu código já não era mais trabalhado há anos;
O Plugin Unsplash Picture of the Day, que alterna diariamente o papel de parede, foi removido devido a uma mudança em sua licença, que seria para evitar a captura de dados por inteligências artificiais, mas trouxe alguns danos colaterais.
Apesar de terem sido removidos do sistema, alguns desses recursos, como os temas para o Alt+tab e o estilo Air Plasma, ainda poderão ser adicionados pelos usuários, se quiserem.
Ótimas mudanças, como eterno usuário do Plasma eu agradeço todo o esforço e dedicação da comunidade por ter um produto flexível e robusto, incomparável e único.
Espero que não confundam “limpeza” com “Gnomização” pois em muitos fóruns na gringa falam como se o KDE precisasse tirar o que tem de melhor, que é seu poder de customização, para se tornar mais “fácil” ou simplificado. E o que fora retirado, exceto o Unsplash, não fará muita falta; falando de meu uso pessoal.
Até um certo limite pode ser verdade, depois de um certo ponto: demasiada simplificação acaba por acarretar em “empobrecimento” do projeto. A grande questão é achar esse limite.
Mas o Plasma é tão simples quanto é complexo, tudo depende do gosto do freguês. Todas as opções “simples” estão a um clique na cara do usuário.
Eu nunca sequer entendi esse argumento de que Plasma tem muitas opções… o nome já diz opções.
O que entendi das mudanças é levar algumas coisas que podem causar maior consumo de recursos e que são pouco usadas. 90% das pessoas nem perceberão essas mudanças, sentirão uma fluides melhor e um consumo de memória menor. Mas ainda sim estarão em algum lugar para os 10% dos usuário que fazem uso desses recursos poderem ativá-los.
Esse negócio do Plasma ter “muitas opções” e pura lenda medieval.
Discordo totalmente, o Plasma tem muitos menus e sub-menus pra alterar tudo e é muito fácil de se perder ou quebrar tudo, pra quem já conhece o Plasma, sabe onde tudo fica e sabe o que tá fazendo é uma maravilha mas para novos usuários muita coisa simplesmente não é intuitiva de modificar.
Na minha primeira experiencia com Plasma foi pura frustação pois eu tentei mexer nas coisas pela “intuitividade” e nada funcionou como eu queria.
Resumindo o que eu penso, o Plasma com bons padrões e simplificando a forma de fazer as modificações (repare que eu não disse pra tirar as opções de modificação) o Plasma ficaria incrível.
Se tirar as opções poderia acontecer o que acontece com o Gnome? Do usuário ir lá e colocar meio mundo de extensões até quebrar o Gnome? Ou quando o Gnome atualiza sai quebrando todas as extensões?
A KDE acredita piamente que os usuários aprendem com uma curva simples de aprendizado. Não é limitante por natueza, a escolha sempre será toda do usuário.
(repare que eu não disse pra tirar as opções de modificação)
Faltou um pouco atenção ao ler meu comentário hein, vou repetir pela ultima vez:
O ideal é o Plasma SIMPLIFICAR a forma de modificar as coisas, NÃO retirar opções, simplesmente tirar os menus e sub-menus igual cabine de avião, deixar as opções de forma simples e deixar bons padrões, nem todo mundo tem tempo pra ficar ajeitando tudo.
como esse tipo por exemplo:
Uma dos grandes problemas com o Plasma é a forma como ele vem “distribuido”, eu por exemplo uso o meta pacote plasma-desktop que é o pacote mínimo, depois acrescento apenas aquilo que eu quero.