Olá, pessoas. Uso Zorin Lite (XFCE), e tenho uma dúvida sobre a configuração de sessões. Admito que sou bem noob no funcionamento das DEs, sessões e tals. Basicamente, o que são as “sessions” e o que significa “save session on logout”, ou melhor, qual a diferença entre salvar e não salvar?
A sessão é o momento de uso do computador, por exemplo, você está logado com a sua conta de usuário, mas, precisa sair para dar vez para outro usuário usar esse computador, você faz logout (sai da sua conta) sem desligar o computador, ai outro usuário loga na tela de login com a conta dele e continua utilizado o mesmo computador só que em a sua própria conta. É como usar um e-mail, YouTube, etc. Você pode inclusive definir aplicativos que só estarão disponíveis para você, caso seja o administrador do sistema, isso também garante em tese que um usuário não terá acesso a dados e arquivos do outro, a menos que seja permitido pelo administrador. Salvar a sessão significa que ao logar novamente em sua conta de usuário, todos os dados e arquivos utilizados serão restaurados e estarão prontos para usos como da última vez que você utilizou.
Session é sessão, no mesmo sentido que “sessão de cinema”.
Quando as pessoas iam no cinema, elas entravam na sala, assistiam o filme e iam embora. Situação semelhante ao uso do computador, onde vc faz o login, usa e depois sai da sessão!
Um computador pode inclusive ter mais de um usuário ao mesmo tempo! Nesse caso dá pra verificar quantas sessões abertas tem com o comando “loginctl list-sessions”.
“Salvar sessão na saída” indica pro sistema que, quando vc mandar fechar a sessão (através do logout, reinicialização ou desligamento) ele vai anotar os aplicativos que estão abertos, tamanho das janelas e localização delas. Na próxima vez que você iniciar a sessão, o sistema irá tentar reabrir os aplicativos.
Eu não gosto de usar essa opção, pois quando eu fecho a sessão quero finalizar tudo que está aberto. Porém se eu precisar interromper as atividade, eu prefiro suspender o computador e aí os aplicativos continuam carregados no mesmo ponto onde estavam.
Neste caso, refere-se à sessão Xfce ─ ou poderia ser uma sessão KDE, LXDE, LXQt etc.
Por exemplo, eu quero que o Conky (ou outro aplicativo) se inicie junto com cada nova sessão do KDE, Xfce, MATE, Cinnamon, Gnome etc.
Então, eu tenho pelo menos 2 opções:
- Colocar o Conky (ou outro app) nos “Aplicativos de sessão”, ou “Autostart” ─ o nome varia de uma DE para outra. ─ Isso costuma estar nas Configurações de cada DE, em geral associado à palavra “Sessão”.
- Ou posso abrir o programa, e deixar o DE “salvar a sessão” ─ e isso bastará para que ele volte a abrir automaticamente, a cada novo início de sessão.
O maior número de exemplos, em várias DEs que já explorei, está num longo relato que fiz a respeito do Conky. ─ Use CTRL+F para encontrar a frase “'Início automático em vários ambientes” (sem as aspas), no link abaixo:
Fora das DEs, também é possível iniciar uma “sessão” no Console, tela preta, linha de comando etc. ─ Mas a sua pergunta não se refere a esse tipo de “sessão”.