Bem, sei que o principal fator que interfere na qualidade de exibição de um vídeo no player é a própria qualidade do arquivo. Não espero milagres, mas,acredito que alguns filtros do VLC podem por exemplo serem usados para melhorar vídeos com granulamento.
Que dicas vocês dariam para melhorar a visualização por exemplo de arquivos antigos em baixa qualidade?
(sei que o ideal seria uma remasterização, mas, isso seria muito oneroso).
Existem algoritmos que melhoram bastante a qualidade de videos, inclusive algoritmos usando inteligência artificial. Tem um canal no youtube onde o cara posta vídeos com mais de 100 anos, restaurados. Fica muito bom. Segue o link.
Agora, se for filme ou seriado, melhor baixar de novo, com melhor qualidade, se disponível.
comentando pra ver se aprendo algo… tudo o que sei do assunto é que, no normal, pouco adianta aumentar a resolução se o original é ruim, mas deve ter como melhorar, imagino
É material antigo e relativamente raro, por isso muita coisa não se encontra em boa qualidade.
Usando filtros lineares, não é possível melhorar a resolução de um vídeo. Mas existem algoritmos não lineares que fazem verdadeiros milagres, usando informação a priori e/ou inteligência artificial.
Ou seja, nada que um editor tradicional consiga fazer, aqui falamos de DaVinci e semelhantes, certo?
Sei que tem uma turma (profissionais da área evidentemente) que fazem verdadeiros milagres de restauração, praticamente refazem o material.
Yeah . A Nvidia vem trabalhando pesado com essas tecnologias AI que “preve os pixels” como o DLSS para games e o NGX para Aplicativos, Imagens, Filmes.
No Japão o Professor Ishikawa Hiroshi da Universidade de Waseda em Tokyo, em 2016, desenvolveu um software AI open source que coloriza fotos de preto e branco para colorido.
Tem esta outra informação que a Inteligência Artificial (AI) colore um vídeo filmado no Japão no ano de 1919, além de melhorar a velocidade dos frames:
Acredito que no futuro, quaisquer tipos de mídias poderão ser coloridos, “upscaled” para infinitos pixels e frames per second, dependendo apenas da capacidade de hardware do usuário final, seja ele desenvolvedor, seja ele comum.
Se isso vai acontecer, só o futuro podera responder…
Existe alguns shaders que dão uma melhorada na imagem no MPV.
Já testei o Anime4K, que funciona obviamente com animes.
Para outros conteúdos, existe o FSRCNN e o Ravu, mas ainda não os testei.
Bem interessante essas pesquisas.
Obrigado, parte dos arquivos são justamente animes muito antigos e raros, irei tentar depois.
Nesse caso então vai de Anime4k que dá um bom visual. Eu o testei com Inuyasha, que era um rip em 480p do DVD. A imagem ficou magnífica.
Qual foi o procedimento mesmo que você adotou para aplicá-lo no Anime4k?
No git dele tem o tutorial. Envolve baixar uns arquivos e editar o arquivo de configuração do MPV.
https://github.com/bloc97/Anime4K/blob/master/GLSL_Instructions.md