Eu sempre fiquei com um tux atrás da orelha bicando a orelha me fazendo essa pergunta curiosa, o que acontece depois com a distro linux alcança o fim do suporte ou fim da vida útil como mostra no distrowatch.com que o suporte do linux mint 21.3 vai até 2027 o que vai acontecer com ele ? ele vai deixar de existir ?
Veja o exemplo do Slackware que até hoje ainda recebe atualizações e é considerada o linux mais antigo do mundo.
Essa versão deixa de receber atualizações, basicamente.
E quando alguém paga pelo suporte (exemplo, Zorin OS Pro), significa, também, o fim do suporte para essa versão.
Em contrapartida, outras versões da mesma distro já foram lançadas e estão recebendo atualizações/suporte.
Bom, os servidores que fornecem pacotes e atualizações vão passar a ser negligenciados (e um dia parar de funcionar completamente), e os pacotes vão parar de receber atualizações de segurança. Em sistema com o foco mais amigável, você vai receber avisos em centrais de software, etc.
A distro só deixa de existir se quem está mantendo ela perde o interesse ou a capacidade; caso contrário, o fim de suporte só significa que é altamente recomendável mudar de versão.
Inclusive, comparar o Mint com o Slackware não tem muito a ver aqui; tanto o Slackware como o Mint não estão mantendo as mesmas versões da época que surgiram, mas passaram por esse ciclo várias vezes.
Entendi, mas no caso do mint existe algumas versões que tanto a anterior como a nova versão vão até 2027 então por que lançaram sabendo que vão fechar em 2027 ?
O Mint segue o conceito de distribuição “estável” (o time da distribuição isola as atualizações de segurança dos componentes das atualizações que adicionam recursos e mudam comportamento), fazendo o usuário só ter que lidar com mudanças potencialmente trabalhosas no sistema quando o suporte acaba.
Pra quem não vê sentido nisso, tem distribuições rolling-release, onde não tem fim de suporte, mas em compensação você tem que estar pronto para lidar com mudanças de comportamento do software a qualquer momento.
Entendi rapaz, no caso win10 o suporte vai até o ano que vem e depois disso para quem quiser manter o sistema work terá que pagar os updates segundo o pronunciamento da microsoft. No linux então só a versão para de receber o suporte mas não o nome certo ?
Isso. Quando chegar em 2027 e a referida versão chegar ao fim do suporte, já existirão outras versões do Mint recebendo atualizações e suporte, e com o fim do suporte para, digamos, 2030… 2032.
Essa é uma boa notícia, para quem já se acostumou como o mint e o peppermintOS seria desastroso ter que mudar para outra distro caso o nome da distro instalada fosse extinta do mapa aí todo mundo tava ferrado. kkkk
Na maioria das vezes é possível atualizar para a nova versão sem precisar reinstalar o sistema, mas precisa ler bem as instruções para a atualização ser bem sucedida.
Rapaz eu nunca mais farei isso de novo de atualizar a distro por cima da outra, tem que ser muito EXPERT nesse assunto, como mesmo você disse “precisa ler bem as instruções” mas nem sempre funciona. Eu fui na onda de atualizar o LM 21.2 para o 21.3 e não deu muito certo, ele instalou mas depois daí começou os erros começando pela “steam” que os jogos não mais funcionaram, drivers mesa, vulkan da versão LM21.2 incompatíveis com a 21.3 resumindo, ou o usuário redefini a distro para as configurações de fabrica perdendo todos os programas nele instalado para atualizar para a nova distro via upgrade ou kkkkkk “Format c:/q”
Isso depende de distro para distro. Pelo menos no Debian, não tem problemas para atualizar de uma versão para outra.
Fiz um pequeno experimento que eu subi uma Máquina Virtual no VMWare com o Debian 4.0/Etch e atualizei ele normalmente até o Debian 9/Stretch usando os Repositórios de Arquivos e depois atualizei para o Debian 10/Buster (OldOldStable) e para o 11/Bullseye (OldStable). E todas as atualizações foram bem tranquilas.
Quais as chances de erro ao instalar um OS no vmware ?
Experimente instalar o windows vista no vmware, ele vai funcionar tinindo, tinindo.
Agora experimente instalar na mesma máquina física e você será calorosamente recebido de braços abertos pela área de trabalho kkkkkkkkkkk.
Claro, o Windows Vista não tem drivers para máquinas atuais, então não vai funcionar. Mesmo em máquinas que rodavam o Windows 7 já era difícil rodar o Vista por falta de Drivers.
Em máquinas virtuais, pode sim ocorrer problemas para instalar sistemas operacionais. Por exemplo: Qualquer Debian abaixo do 5.0/Lenny ou simplesmente nem dava boot ou a interface gráfica não subia quando o Virtualbox era usado.
Curioso… Mudanças do Mint 21.2 para o 21.3 não foram tão significativas. E o projeto do Mint é conservador e privilegia a estabilidade do sistema.
De todo modo, pode-se reverter com o TimeShift uma passagem de edição. É tão fácil quanto recorrer a um Ponto de Restauração no Windows para desfazer alguma atualização que tenha trazido problemas.
Quando acaba o suporte e não quiser atualizar, vc deverá dar suporte a vc mesmo, compilando os pacotes, surgiu vulnerabilidade no glibc, é vc que terá que resolver, vc esta por sua conta.