O que há de novo no Manjaro 21.2.2 Qo’noS?

Com uma nova versão apelidada de Qo’noS que trouxe diversas melhorias aos usuários (e referências), venha conferir o que há de novo no Manjaro 21.2.2 Qo’noS.

7 curtidas

Manjaro versão Klingon

he never smiles star trek GIF

1 curtida

Uso diariamente Manjaro e é tão rápido que até no meu netbook roda muito bem. Kernel 5.16.2 voando.

Recomendo a experiência desta excelente distro!

4 curtidas

Fazendo aquele jabá rápido

No Manjariando tem um repositório bem legal de coisas úteis, além de várias dicas valiosas… recomendo o tutorial “Instalei o Manjaro. E agora?”, escrito por um tal de Rodrigo Chile. Aqui chamam o cara de Mago do Manjaro, mas eu mesmo nunca vi o pq dessa fama toda… hehehehehe

Ah, se vc gostou do trabalho, deixa uma merreca por lá, tem link pro Apoia.se , Paypal, pix em reais e qrcode pra dar uma grana em bitcoins… e se vc usa Brave, pode doar seus BATs pro trabalho, que é sério e pra lá de útil

3 curtidas

Não sei se é o local ideal para essa observação. Caso não seja, por favor, me avisem. Seguinte: já utilizei o Manjaro e adorei. Realmente tudo o que posso esperar de uma distro. Atualmente estou utilizando o ZorinOS, e o motivo de não usar o Manjaro é simples: sei que para cada pessoa, as necessidades são diferentes, mas levando-se em consideração alguns usuários que conheço, diria que atualmente são duas vertentes à se considerar. A primeira, é que no dia a dia precisamos de alguns produtos que simplesmente “escolhem” versões do linux para dar suporte, e acabam deixando de fora uma grande quantidade de excelentes opções, como é o caso do Manjaro e Archlinux. Exemplo: versões de Insync são disponibilizadas basicamente para Ubuntu (e algumas das suas variantes) e Fedora. O Linux Mint está na lista também, mas se trata de uma versão Ubuntu, acho. O Warsaw, aplicativo de segurança com instalação exigida por alguns bancos para acessar o IB, também não tem suporte para Archlinux, Slackware, Solus Linux, dentre outros. E olha que a lista de bancos é razoavelmente grande. A Endless Desktop não vou nem colocar no rolo, uma vez que é bem específica. A segunda vertente, trata-se de usuários casuais, que não precisam de IB, ou sua instituição não precisa de um tipo específico de programa (sou cliente da Caixa, portanto, preciso). Aí tá liberado ter o Manjaro ou qualquer outra distro para produção. Infelizmente, não estou contemplado para usar o Manjaro. Gostaria até de sugerir uma matéria abordando este lado das empresas que selecionam aleatoriamente (ou não) as distros que irão dar suporte.

2 curtidas

Deram um jeito nisso para o Manjaro.

1 curtida

E ele está no AUR tbm

https://aur.archlinux.org/packages/warsaw/

1 curtida

O manjaro continua vindo com aquele monte de bloatwares?

Mas que maravilha, hein? Eu já tinha ouvido falar sobre esse pacote que você mencionou e que não funcionava mais. Se não me engano, cheguei a tentar instalá-lo, mas não rolou. Parabéns pela iniciativa.

1 curtida

O Warsaw do Manjariando funciona normalmente - o complicado é fazer o navegador reconhecê-lo. Mas no Firefox, desabilitando os bloqueadores de anúncios, costuma dar bom

2 curtidas

Bom, esses aplicativos apenas não estão disponíveis para o Manjaro/Arch de forma oficial. Mas é possível instalar praticamente tudo pelo AUR. No Manjaro a coisa é ainda mais fácil com o Pamac. Então, apenas a forma como você obtém os softwares é diferente, mas você não fica sem eles…


Quanto ao warsaw, algumas pessoas relatam que ao instalar pelo AUR, não funciona. Mas é necessário realizar uns passos extras. O mantenedor do pacote explica esses passos em um comentário no AUR:

Após instalar o pacote, é necessário iniciar o serviço do warsaw com o comando sudo systemctl start warsaw.service, e para que ele fique ativo sempre que iniciar o sistema, é necessário adicionar o serviço na inicialização do sistema com o comando sudo systemctl enable warsaw.service.
Feito o procedimento acima, o usuário deve entrar no site da diebold para concluir o processo necessário para o warsaw funcionar corretamente.
Ps: após uma atualização, devido as alterações, pode ser necessário reiniciar o sistema e refazer a configuração no site da diebold.
Saudações.

1 curtida