O que foi que aconteceu com a Huawei? O Android assim como o ambiente open source mobile está em risco? Xiaomi vai ser a próxima?

Num sei vocês mas essas notícias atuais envolvendo Xiaomi parecem preocupantes, primeiramente vamos falar da Xiaomi.

Esse tal Hyper OS vai ser o que afinal? Ele ainda continuará oferecendo tudo do sistema Android ou o que? A Xiaomi vai poder simplesmente ditar o que pode e não pode ser instalado no mesmo e desenvolvedores terão problemas? Quais os impactos desse novo sistema da Xiaomi sobre essas questões e semelhantes?

Porquê exatamente a Xiaomi está fazendo isso?

No momento só tenho encontrado fanboys rasgando seda e falando que vai melhorar e ficar "otimizado":woozy_face: como se Android fosse uma carroça e ninguém lembrando das questões envolvendo liberdade e afins…

Agora vamos a algo mais profundo, o que aconteceu com a Huawei de 2020 pra cá? As notícias me dizem que houve uma tal “proibição comercial” em 2019 mas… como assim? Quem foram os responsáveis por tal coisa e porque somente a Huawei foi afetada? Pelo que ví após tudo isso ela começou a desenvolver um outro sistema chamado Harmony OS e foi removendo o código open source e implementando código proprietário até o momento atual onde as notícias apontam que ela irá deixar de vez o Android e os usuários não poderão mais usar apks nem nada da play store.

Como pode um Huawei figurar entre os melhores dispositivos para fotos em vários rankings e ser classificado como Android sendo que a mesma vinha se distanciando do Android todo esse tempo?

Então surge isso:

Imagina acordar um dia com seu Xiaomi e descobrir que nada que você comprou legalmente pela play store não funciona mais e que agora terá que comprar tudo denovo na loja Xiaomi e ainda só poderá usar aquilo que ela quiser no sistema fechado dela vulgo IOS, enfim… são tantas questões a se dizer que deixo até sugerido pra que escrevam algo que não mencionei se sentirem falta de algo…

Como ficará a questão da liberdade do usuário diante dessas questões e o principal, porque não estou vendo quase ninguém falando nem discutindo sobre isso em lugar algum? (Se aqui no fórum isso já foi levantado linkem aqui por favor)…

O Android está em risco? Na época da junção do Chat gpt com a Microsoft vi boatos de que a Samsung estava ameaçando o google de forma semelhante se o mesmo não se apressasse em desenvolver sua IA…

Que tipo de futuro isso dá a entender? As pessoas gostariam de vivem em um mundo controlado pelas fabricantes onde teriam que comprar tudo individualmente em cada celular? Não tenho visto ninguém pontuando isso e esse caso da Huawei me passou totalmente despercebido, agora a Xiaomi tomando rumos parecidos e ainda são do mesmo país. enfim…

Foram tantas perguntas que saliento que se para responder alguma pergunta mais rápido acharem melhor deixarem um link que contenha alguma explicação detalhada podem deixar, isso é algo que precisa de um pouco de atenção…

O que vocês tem a dizer sobre??

Duvido muito futuro do Android esteja abalado de alguma forma. O que se sucede com a Huawei e a Xiaomi esta mais para questão comercial e alguns dedos do governo chines do que qualquer outra coisa.

O que a historia já nos mostrou que a dominância Android / iOS sempre prevaleceram e grandes empresas tentaram ser uma terceira via mais e falharam no meio do caminho (seria bom mesmo ter mais opções). Se Huawei/Xiaomi vão conseguir manter um sistema fechado somente deles não sei, talvez consigam mais ficaria preso na bolha, até porque duvido muito as pessoas fora da China aceitarem uma novo ecossistema no qual já estão acostumadas.

Compradores desses smartphones da Huawei e Xiaomi vão passar por uma atualização desse meme do Windows Phone

1 curtida

Essas empresas querem talvez dar um passo maior que a perna, mas realmente e hora de tirar esse software porco da Google pra escanteio… Ninguém merece ter um sistema virtualizado que vive travando e cheio de downgrades idiotas
Mas pra poupar o trabalho seria melhor essas empresas darem uma chance a sistemas de verdade como Ubuntu phone, librem phone ou plasma mobile, pq se for mais um fork podre desse lixo da Google sinceramente nem me daria o trabalho de comprar uma merd* dessas

2 curtidas

Sem dúvidas! Porém, tem muitos apps que as pessoas tornaram-se dependentes, como o Whatsapp, que se não tiverem pra outro OS, as pessoas nunca mudarão.

1 curtida