O que falta para termos um bom e robusto editor de PDF para Linux?

Fiquei esperando outros colegas citarem mais exemplos…

… mas, enquanto isso, vamos em frente:

Isso só me desperta lembranças da época do Fax e do Arquivo X – com Dona Scanner e Fax Modem :wink:

Ainda acontece, hoje, em 2024?

Pergunta sincera, porque faz séculos que não me acontece receber formulários em PDF. – Ok, vai ver, sou eu que estou num desvio, fora da vida mainstream.

Ou, você se refere a uma situação em que “seria possível fazer melhor” – mas a maioria dos criadores de “formulário em PDF” optam por “fazer menos do que o melhor” – por falta de conhecimento, preguiça etc.?

“Suportar formulários”, neste caso, significa, “preenchíveis” (no próprio PDF) – ou cai na antiga rotina de “imprimir / preencher no papel / scannear / mandar de volta”?

Enfim… Não seria o caso de se criar formulários online – que depois de preenchidos, a gente clica num botão, e imprime o resultado (preenchido) em PDF – tanto para envio ao destinatário, quanto para o remetente salvar uma cópia (comprovante)?

Em anos recentes, toda minha experiência tem sido assim: – Preencher online – e no final gerar um PDF-comprovante para guardar.

De qualquer modo, me pergunto se “preencher formulários PDF” (localmente), seria uma atividade tão frequente, gerador de uma tal demanda, que justifique alguém investir num “editor robusto de PDF”.

Mas, vejamos se alguém sugere outras atividades que justifiquem isso economicamente.

Dei uma olhada nessa página, mas lá no final pergunta se preferimos pagar R$ 60,00 ou R$ 95,00 por mês…

Contexto: – Como “criador de conteúdo interativo” (ou quejandos), minha única experiência foi em 2009-2011 – com Drupal, Wordpress, Joomla e outros CMS – cada um, com inúmeros “plugins” (é assim que chama?), para as mais diversas interações / automações. – Infelizmente, formulários / PDFs foram uma coisa que não explorei, naquela época.

Concordo em número, gênero e grau. Pessoal acha que desenvolvedor vive das energias do universo.

Há uns meses estou usando o JOPDF:

Supre praticamente tudo que um pago faz.

Eu uso esse aqui, online.

Fiquei surpresa de ninguém ter citado MasterPDF Editor e o PDF4QT, são ferramentas que possuem as principais funções que se tem num Adobe Acrobat Pro. Podem ser úteis para quem trabalha na área editorial.

Eu acho o Draw e Inkscape decentes.

No trabalho, usam uma versão Jack Sparrow antiga do PDF-XChange Editor, e é um software bem bom.

Nope.

PDFs desse tipo podem ser preenchidos pelo próprio navegador — um Chrome da vida.

Assim, a demanda de que PDFs sejam editáveis existe, mas tecnicamente não deveriam ser porque…

… Exceto se quem tenha criado o documento o quisesse…

… Ou seja, era só o amiguinho que criou documento ter a boa vontade de fazer de fazê-lo do tipo preenchível.

Outro editor avançado de PDF é o Qoppa PDF Studio. Tem funções muito similares ao Master PDF Studio, e também é multi-plataforma. Da última vez que testei, o Master PDF funcionava só com certificado digital instalado (token ou cartão) mas não em nuvem (escrevi na época para o desenvolvedor e ele disse que não tinha planos de implementar a funcionalidade de assinatura digital com certificado em nuvem), enquanto o Qoppa PDF Studio permitia configurar a biblioteca do certificado digital em nuvem (teste bem sucedido com os certificados em nuvem SerproID e BirdID).

O Qoppa PDF Studio parece ser uma ótima opção.

Tem também o Sejda: Sejda PDF Desktop - Official Website
Tem também o RevPDF, que parece ser excelente: Download RevPDF | Offline PDF Editor for Mac, Linux, & Android