Uma grande empresa (Corporação) por trás? Seria tão bom uma alternativa viável à falta de privacidade e excesso de publicidade do Android ou a elitização e sistema fechado do iOS? Até hoje lamento pelo caso do Ubuntu Touch.
Realmente esse é um grande mistério. Até mesmo a Microsoft desistiu desse multimilionário mercado.
Creio que o problema é manter tudo funcionando. Vale lembrar que a Google investe para que programadores criem projetos para o Android enquanto atraí usuários de todos os grupos sócio-econômicos. Tanto que a Microsoft abandonou por falta de programação de aplicativos independentes e de usuários.
Cara, até tem. Mas não na América do Sul, isso faz com que o produto fique hiper-inflacionado.
Falta gente interessada em trabalhar pra portar, e falta obviamente o incentivo comercial, afinal mesmo o Linux de desktop sendo completamente viável, ele ainda engatinha em fatia de mercado por não ter nenhuma empresa efetivamente apoiando, investindo em botar computadores com Linux pra vender em massa. Sem contar no desserviço que Linux gutta e keep os da vida prestam ao Linux, que é onde a maioria dos consumidores médios conhece e tem acesso, e acabam se afastando pela baixa qualidade dessas distro bomba.
Pelo lado do desafio técnico, portar Linux para o celular não é uma tarefa fácil, por que diferente do mundo dos PCs, em que existe um padrão estabelecido, cada smartphone funciona a seu modo, por exemplo no processo de boot, completamente incompatível de dispositivo pra dispositivo, então não é só portar pra ARM e acabou.
Existem projetos no sentido de usar a camada de abstração do próprio Android e dar boot no Linux a partir daí mas não sei a que passo anda isso, se quiser saber mais dá uma procurada no Halium project.
O postmarket OS e o ubuntu touch com certeza são alternativas sólidas, mas vc terá que abrir mão de alguns recursos e com certeza não verá esses sistemas nos smartphones mais novos do mercado tão cedo, então pro consumidor médio não interessado em como tecnologia funciona é algo tão distante quanto possível.
O que falta mesmo é as pessoas terem consciência sobre suas escolhas digitais.
Se o android é open source, porque não tem varias distro android no mercado, essa semana estava vendo que tem como colocar o android(versão) que você quiser com ADB-sdk do google no seu smarthphone.
nada disso. pra que desenvolver tudo de novo prum novo sistema operacional, se o android dá conta do recado? para as empresas, não há necessidade de se reinventar a roda. veja o caso do ubuntu phone. (acho que vou escrever sobre ele).
Então não faz sentido a vida, não pode ter uma concorrente por que o sistema é perfeito, então a lei do livre mercado pode acabar, as distros linux que existem são uma mentira, para que um monte de distro sendo que Debian e Arch faz o serviço de muitos, “á não sei” será porque quando se tem varias opções aumenta a competividade de sempre esta melhorando e trazendo novas tecnologias.
Mas o sistema não é perfeito, ele funciona. A “lei” do livre mercado diz que todos tem o direito de fazer o que quiser, como quiser(guardado o direito coletivo) para conseguir lucros, só. Se eu fosse um bilionário, como amante da tecnologia e do tema em questão, entraria nesse mercado sem medo de prejuízo e, quem sabe, talvez eu obtivesse sucesso e todo o meu prejuízo se converteria em lucro após um tempo.
Agora, peitar uma empresa gigantesca(google) num mercado que ela domina, com medo/receio de ter prejuízos? Isso não vai acontecer, nunca! Se vc não tem o capital próprio para meter a cara, quando chegar no banco, para angariar fundos para sua empreitada, e dizer que essa é sua meta, vão rir de vc e te taxar de maluco, simples assim.
Uma coisa eu concordo nessa história, milhares de horas de trabalho(desenvolvimento) são perdidas em uma tonelada de projetos que não resolvem problema algum, que reinventam a roda, só que “mais redonda”.
A palavra correta é demanda. Não existe demanda para um novo sistema operacional. Pode tentar quanto quiser, Android e iOS estão muito bem estabelecidos. Porque criar um sistema novo do zero quando já se tem um com um ecossistema completo?
Para um dos sistemas Linux deslancharem como alternativa viável para o Android(que na vdd já é um Linux) basta eles rodarem apk, seja nativamente ou via Docker, tanto faz.
O importante é o usuário entrar na loja, baixar WhatsApp e ele funcionar.
Se isso significa ter uma layer de compatibilidade e instalar a Play Store ou alguma loja grande, não faz mal, pq por enquanto é a única alternativa.
O Google não vai criar app do YouTube, Gmail, docs, Google Meet, ou qualquer outro serviço para um terceiro OS que pode desbancar o Android, não fizeram isso com Windows phone.
Primeiro é importante lembrar que Open Source não é software livre necessariamente, software livre tende (mas nem sempre) a gerar inúmeros forks ou distros, no caso AOSP ele é software livre e tem várias distros, que eu lembro de cabeça: Hyper OS da Xiaomi, Lineage comunitário, One da Samsung, YI da Baidu, Lewa (um clone do iOS chinês), Colot OS da Oppo e Fire OS da Amazon
A lei do livre mercado diz em interpretação livre que se existe uma demanda, deve existir uma oferta, a questão é:
Mercadologicamente, existe demanda? O mercado chinês ilustra isso, inúmeras instabilidades econômicas com EUA e a UE (não vou julgar mérito aqui) fez proliferar uma leva de distribuições Android e até iniciativas em teoria off grid como o Harmony OS a questão é, fora da China tem mercado para novos SOs mobile? Se tem o que aconteceu com o Firefox OS ou Ubuntu Touch? E indo mais a frente, as distribuições Android já não atendem a massa? O Linux apesar de pequeno atende uma demanda clara: Desenvolvedores e hardware lowend (ironicamente poderia atender um público maior mas não vou entrar em méritos aqui) então usar o Linux XDG não adianta muito