O que eu acho do Zorin OS em relação a outras distros e interfaces

Migrei para o Linux já faz 2 anos e entre todas as distros, interfaces, WM e kernels que já usei o Zorin OS (core) com kernel padrão foi o que eu senti a melhor “sensação” ao longo do tempo.

Já passei por varias distros como: mint, arch, endearvour, zorin os, big linux, cachyos, debian 13, pop os, arch craft e manjaro mas entre todas essas o zorin foi o que eu mais gostei na maioria dos quesitos como desempenho e navegação padrão. Para uma previa base do que eu achei e pensei de cada distro e interface/WM.

Hyperland: No começo eu achei que era super limpo e sem firula, mas depois de um único dia ele me pareceu seco e sem nada de especial além da Tiling que também eu já estava achando um saco de ver e mexer mesmo eu configurando cada detalhe.

Mint com cinammon: Essa foi a primeira distro e interface que usei. Nas primeiras semanas ele era bem interessante mas não confortável o suficiente para mim. Ele me dava a ideia de um windows 10 um pouco mais compacto, Como se alguém tivesse pego o modo que organizaram windows tivesse dado um ótima polida e ainda deixando uma certa essência, mas muito pouca. No entanto a interface e jogos um pouco mais pesados como Hades ele dava uma certa engasgada de 1 segundo mesmo trocando o proton e mudando de kernel.

KDE: A ideia de poder personalizar cada detalhe ou permanecer com a interface até que semelhante ao do windows 10 me fez querer ficar nele. A interface era muito boa e bem elegante eu personalizei e fiquei usando a interface pura também, mas em ambas acabei achando muito “quadrado” como se fosse um código de programação e você pedisse para ele fazer algo e ele fizesse exatamente aquilo mais sem vida como um ovo.

POP!_OS com cosmic: Esse eu botei confiança a interface era diferente de qualquer outra e muito bonita com ótimo fluxo, mas não passou uma hora direito e tive enormes problemas com o audio. Ele falhava de mais praticamente a cada segundo era um novo problema e mesmo eu trocando o drive de audio ele continuava falhando fiquei 8 horas tentando achar uma solução já que eu tinha gostado da interface, mas só desencanei. Acho que mesmo se eu tivesse resolvido o problema ainda sim eu não ia gosta da interface já que ele dava uma sensação melhor para trabalhos não para outras coisas como jogos, filmes e series (entretenimento em geral).

Debian: Eu quase fiquei nele se não fosse por ele consumir 4gb de ram ocioso mesmo eu desativando cada coisa nele. Tentei trocar pro xfce, mas ainda estava consumindo 2gb de ram.

Zorin com gnome: essa interface foi que quando eu vi achei que seria complicado de me adaptar mas o uso do mouse para mudar de área de trabalho e a maior utilização dele me fez perceber o quanto o touchpad poderia deixar a experiencia de mexer no computador mais agradável e fluida mas acabei não ficando por conta do uso de memória ram e cpu elevado e por achar que era simples de mais (ledo engano).

Arch craft com I3wm, openbox, sway: Não tem muito o que dizer baixei usei e milhares de erros com janelas despencaram em cima de mim.

Cachyos, arch e endeavour: Esses eu lembro exatamente o que eu falei pela primeira vez que usei “Perfeito, perfeito nos mínimos detalhes… aprova de erros” e realmente eles são .consomem muito menos ram e cpu do que os outros e o desempenho era 3-7 fps a cima do normal, mas não sei o que aconteceu que comecei a achar que ele não era tudo isso, so algo lixado a maquina e jogado na sua mão. Não importando a interface ou configuração feita, Acho que deve ter sido por conta da ampla escolha que pra mim eu achei gigante o que me fez achar que estava sempre perdendo algo de especial em outras distros ou usando muita coisa sem necessidade.

Manjaro: Não sei porque mas achei que estava usando o windows xp. Horrível.

OBS: eu sempre me arrependia e ficava voltando e pulando e distro pra interface pra WM. Não seguia um caminho linear sem olhar pra traz.

Então teve um dia que eu cansei de ficar pulando sempre com problema de não consegue parar quieto então decide pesquisar sobre porque o uso exagerado de memória das distros ubuntu. achei esse video do diolinux Como REDUZIR uso de RAM? + Dicas para otimizar GNOME. Só o a desativação dos serviços de inicialização tirou 1.3 gb de uso de ram e abaixou bastante. Também vi os videos desse cara gringo que testar distros PulsarTECH (Serio o cara é top. ele explica muito bem e da ótimas recomendações)

Eu também passei uma adaptação semelhante nos últimos 6 meses, e a distro que mais se adaptou ao meu fluxo de trabalho foi o Pop! OS 24.04, nessa última atualização solucionou 70% dos meu problemas, e hoje não consigo me adaptar a outras DE porque sinto falta da fluidez que o Cosmic trouxe, sei que tudo é adaptável, mas no Pop! OS 24.04 simplesmente já vem tudo do jeito que preciso. Trabalho com finanças, relatórios financeiros, muitos arquivos em Rede e um pouco de designe.