O que está havendo com as distros baseadas em Ubuntu?

Fala aí, pessoal?
Como diz o título, o que está acontecendo com as atualizações das distros?
Acho que já falei em algum tópico aqui… Eu usava o Pop!_OS no meu desktop, mas depois que adquiri outro monitor, tive que migrar para o Windows 11 porque, simplesmente, meu segundo monitor não funcionava na resolução correta. Configurei o xrandr, mas, mesmo assim, toda vez que reiniciava o sistema, tinha que ir lá nas configurações para trocar de resolução. Enfim… Instalei o Windows e tudo funcionou perfeitamente. Semana passada, resolvi tentar o Pop novamente, pois vi que a versão 22.04 tinha corrigido alguns problemas no uso de múltiplos monitores. Que nada… Segue a mesma coisa. Instalei o Ubuntu 22.04. Mesmíssima coisa. Sem contar que o Ubuntu fica congelando e travando toda hora. Fedora 36, igual… Essa não é base Ubuntu, mas mesmo assim não funcionou, hehe. Estou prestes a voltar para o Windows 11 de novo. Decepção total.

1 curtida

Sem querer fazer propaganda da base Arch, mas eu uso Manjaro e Reborn (Gnome 42) com 3 monitores (o do lap, um na entrada HDMI em full HD e um na entrada VGA com 1600x900) em Wayland e cada um com uma coisa e numa posição diferente. Sem travamentos.

2 curtidas

Estou no Dedian SID e utilizo dois monitores 1440x900 (DVI) e 2560x1440 (DP), minha GPU é uma GTX 1650 e está tudo funcionando muito bem, inclusive em outras distros. Já cheguei a usar um terceiro monitor FullHD (HMDI) conectado, mas acabei deixando de lado por conta de espaço na mesa.

Qual é o seu hardware? Pode ser que seja necessário algum ajuste específico.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Cheguei a pensar que fosse hardware, mas no Windows 11 funciona perfeitamente…
Enfim, é um i5 8400 com 16GB de RAM e placa gráfica Intel Graphic UHD 630.

Que conexões vc tenta fazer? E que resoluções vc quer forçar? Imagino que esteja usando XOrg. No meu caso, usando HDMI, o máximo que consegui fazer foi forçar um monitor 1600x900 a rodar 1920x1080. Acima disso as configs do Gnome não deixam, isso em Wayland. Acredito que usando Display Port seja possível acima disso, com HDMI creio que não, é limitação do formato, acredito…

Tenho um monitor na saída HDMI e outro na VGA. Quero usar os dois em 1920x1080. O monitor primário (HDMI) está de boas. O problema é o que está na VGA, que é reconhecido como DP-1. Eu até consigo forçar a resolução configurando o xrandr, acontece que cada vez que reinicio a máquina, tenho que ir lá nas configurações para mudar a resolução manualmente. Acabei de testar o Elementary OS agora e também não deu, hehe. Tá complicado.

Vou testar o Zorin, agora. Se não der, vou me obrigar a voltar para o Windows.

Acho que não vai conseguir. O padrão VGA até suporta full HD, mas depende da placa e do cabo, e a qualidade de imagem cai. O monitor tem entrada DVI? Vc pode tentar “enganar” o PC colocando VGA na entrada e DVI na saída do monitor, melhorando a qualidade do sinal e permitindo que a placa aceite forçar a barra. Mesmo no Windows 10 eu não consegui colocar o monitor acima de 1600x900 pela entrada VGA, mas consegui full HD no HDMI (que é uma gambiarra, pq uso um cabo VGA com um adaptador - mas fica aceitável)

Por fim, não adianta testar várias distros sem variar a base e a interface gráfica. Sugiro testar Manjaro com Gnome e Plasma e Regata OS. E, por fim, aceitar que devemos ter serenidade para aceitar o que não podemos mudar, força para mudar o que podemos e sabedoria para distinguir uma coisa da outra…

2 curtidas

Então, no Windows eu consegui a resolução, mas, de fato, a qualidade de imagem caiu bastante. Vou tentar a gambiarra com o cabo. Meu primeiro monitor tem entrada DVI. Valeu pelas dicas!

1 curtida

Esse ngc de 2 monitor não posso te ajudar porq n uso. Mas sei que todo o setup do @Dio é baseado em 2 monitores e aparentemente ele já usa assim a um bom tempo com a distro PoP_OS!.

O Windows e outros sistemas operacionais têm comportamento muito diferente. Então, funcionar no Windows apenas significa que o hardware não está com defeito, mas, não quer dizer que vai funcionar da mesma forma no Linux.

Não raro, os drivers para Windows conseguem fazer coisas que ainda não estão disponíveis no Linux.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Sobre o comando xrandr

Pode colocar para iniciar com a sessão

2 curtidas

Eu também estava lendo aqui e pensando porque ele não coloca para iniciar automaticamente na sessão o comando xrandr.

1 curtida

Se o xrandr pode resolver esse problema, como citado você pode adicionar o comando a qual corrige isto a um arquivo oculto em sua home chamado .xprofile, isto fará com que execute de forma automática, toda vez que iniciar a maquina sem ter a necessidade de fazer manualmente, segue X/Config/Resolution - Ubuntu Wiki.

1 curtida

Eu coloquei e sempre aparecia uma mensagem de que os comandos não puderam ser lidos e que a resolução do monitor estava errada. Chegou a travar o Ubuntu. Hoje reinstalei o Pop!_OS e vou seguir usando assim, mesmo.

Fiz um procedimento parecido com este, mas não exatamente este. Vou tentar mais tarde.
Valeu!!