O que esperar do Fedora 36?

O que esperar do Fedora 36? - Diolinux

Faltando alguns meses para o lançamento oficial do Fedora 36, reunimos algumas informações sobre o que a nova versão do sistema tem a oferecer.

11 curtidas

Gosto muito do Projeto fedora, por sempre trazer as tecnologias mais recentes e o Gnome puro, com suas qualidades e defeitos, agora minha única critica é o repositório desnecessário de flatpaks próprio deles invés de usar o Flathub (que já é da Red hat) o Flathub não tem curadoria? pois eu fiquei muito bravo por simplesmente não ter Telegram na loja do Fedora me obrigando a instalar o flathub manualmente, fantástico isso né? distros linux já tem poucos apps (mainstream) e quando tem a distro simplesmente não coloca na loja, eu sei que o fedora não tem um “foco em desktop” como o Zorin ou Pop mas isso é muito vacilo do projeto.

3 curtidas

Atualmente, ao iniciar o Fedora Workstation pela primeira vez, é apresentado uma opção para ativar o Flathub com algumas restrições.

O “problema” não é disponibilizar o Flathub, tanto que o mesmo já é disponibilizado, mas sim a política pró software livre do projeto. Similar ao que ocorre com o Debian, o projeto simplesmente favorece software de código aberto e deixa por responsabilidade do usuário a utilização de programas proprietários.

É uma particularidade que tem pouca margem para discussão. Faz parte dos princípios básicos do projeto.

2 curtidas

não é por isso, por questões de problemas legais, licenças… de alguns softwares que estão no Flathub não serem compatíveis com projeto Fedora, por essas e outras criaram o filtro do flathub https://fastoslinux.com/2021/10/28/fedora-linux-35-repositorios-de-terceiros-flathub-filtrado/

2 curtidas

“com algumas restrições” Exatamente, esse é o problema, pra mim isso é um exemplo do porque Linux cresce tão devagar nos desktops e sinceramente … eu adoro open source mas nunca vai ser a maioria das coisas, sempre será uma minoria, essa chatice de querer tudo Open source só atrapalha o linux crescer na minha opinião.

2 curtidas

E outra coisa, e a liberdade que dizem tanto? acho meio hipócrita essa mentalidade das distros, “linux é bom pois você livre! faça o que quiser! menos… usar um programa proprietário.”

4 curtidas

Os projetos dão liberdade de fazer o que quiser com o sistema, inclusive instalar qualquer programa proprietário, mas não é algo que o projeto precise apoiar.

Você tem a liberdade de dirigir após beber, mas ninguém precisa apoiar esse comportamento.

Verdade.

Essa “chatice” é algo que existe no Debian e no Fedora, mas não existe no Arch, Pop!_OS, Ubuntu, Zorin e Mint.

Essa “chatice” não atrapalha pois não são todos. Aqueles que são responsáveis por dar “cara” ao Linux no Desktop sabem que não só de software livre vive o usuário comum.

4 curtidas

Entendo, ainda bem que não são todos.

Boas propostas. Eu incluiria aí apenas as seguintes soluções a mais:

  • Um pouquinho mais de atenção ao spin do Xfce, que não vem nem com os wallpapers completos da versão 35 e conforme você vai configurando pós-instalação, mais se percebe que esse spin é simplesmente largado e deixado às traças. Poderiam dar um pouco mais de atenção, visto que não é todo mundo que tem uma boa máquina para rodar GNOME ou KDE ou simplesmente não gosta ou não se acostuma com esses ambientes gráficos. Isso sem falar que o Xfce no Fedora não vem nem com a identidade visual da empresa.

  • Uma padronização em todos os spins também seria ótimo. Percebi que no Xfce (não sei na Lxde, LxQt ou Kde) não vem o catálogo de programas do GNOME, mas vem o tal do “DNF Dragora” que é simplesmente péssimo no que se propõe a fazer. É óbvio que eu prefiro atualizar tudo pelo terminal, mas na correria da minha vida profissional não é sempre que eu consigo tirar alguns minutos para atualizar e verificar tudo via comandos, o que muitas vezes a interface gráfica quebra um galho se forem atualizações rápidas. No tal do DNF Dragora… o terminal chega a ser mais intuitivo até para leigos. Uma lástima.

3 curtidas

Além do set de wallpaper alguma coisa mais? pois podemos propor estas mudanças lá para os mantenedores da spin XFCE.

O XFCE não vem com programas GNOME pois é outra DE. Concordo que o DNF Dragora é péssimo, porém o XFCE não tem loja própria, teria que sugerir para os desenvolvedores do XFCE…

2 curtidas

Boa noite, meu confrade.

Na verdade, essa minha citação do set de wallpapers é mais para evidenciar como logo de cara você percebe que… ele não é um spin muito considerado dentro da comunidade Fedora; enquanto o GNOME Shell e os outros spins tem toda uma preocupação com a identidade visual da Distro, tudo arrumado e pensado pra você ter a experiência mais tranquila possível, parece que isso não acontece de jeito nenhum com o Xfce, que não dá para saber se você está usando um Xubuntu ou um Fedora, por exemplo.

Quanto à questão dos programas, realmente não vem pré-instalado por causa disto. Mas não vejo como empecilho: o Xubuntu e o Linux Mint Xfce, por exemplo, vem pré-instalado o GNOME Software Center. Realmente o DNF Dragora não é uma boa central de programas em interface gráfica… acho que o mais correto seria deixr o GNOME Software Center para o Fedora Xfce também.

2 curtidas

@kalil-siqueira @fastos2016 O fato do Xfce ser feio por padrão é culpa do Fedora Linux?( contém ironias) não existe cuidado especial com a identidade visual do gnome-shell no fedora (só o wallpaper e uma extensão são alterados) se o papo for de visual não rola a afirmação de que dão prioridades ao GNOME.

Quanto a aplicações, ai só fazendo requisições aos mantenedores da spin, nessa caso o WS (a distro de facto) sim tem um cuidado maior com o conjunto de aplicações padrão sendo que a maioria delas faz parte do core do GNOME, gnome-software inclusa, é a carta de apresentação do fedora e inclusive deixando de distribuir softwares do core que não fornecem uma boa experiência ao usuário como o Web e o Músicas (substituídos pelo firefox e o rhythmbox respectivamente).

O dnfdragora infelizmente e entregue em todas spins com exceção do KDE.

Quanto ao que eu espero do fedora 36, o de sempre que são o 4F’s que todo usuário do fedora já conhece e sabe os motivos pelos quais algumas expectativas que colocaram aqui não se tornarão realidade.

Super recomendo a leitura do artigo do Renato, daí podem pensar melhor no que esperar do fedora.

Dito és.

1 curtida

Isso não é verdade, o XFCE meio que nasceu no Fedora, inclusive o criador do XFCE ainda está no Fedora, ele era ou é um funcionário da RedHat, sei que tem gente do concelho do Fedora que também é da equipe do QA que usa XFCE, tem mais gente no SIG do XFCE no Fedora que muita distro por aí…rs SIGs/Xfce - Fedora Project Wiki

licenças de código aberto ainda são licenças, infringir alguma restrição que por ventura ela inclua, estará sujeito a punição.
quer liberdade total? então lute por um mudo sem licenças, agora se as outras pessoas vão gostar da ideia é outra historia, ate pq liberdade tem limite.

na verdade não mais hipocrisia, só uma piada mesmo rs

1 curtida

Tecnicamente, existe uma diferença entre “você não pode usar um programa proprietário” e “o sistema não vem pronto pra você usar software proprietário” você pode entupir o Fedora de apps proprietários… só vai precisar de configurações extras, o flathub é feito majoritariamente por fãs e nos repos oficiais a licença impede (vc coloca e leva um processo)… então é complicado

2 curtidas

Me mostra aonde que eu falei que o Xfce é feio por padrão? Porque a sua acusação não foi encontrada em nenhuma postagem minha. O que eu falei é que, para uma Distro do porte do Fedora, o mínimo que deveriam fazer é padronizar a identidade visual em TODOS os spins. Entendeu agora?

Cobramos tanto profissionalismo no mundo Linux e nos esquecemos que identidade visual e marketing são importantíssimos para isso. Para você, que somente usa a Distro e mais nada, pode parecer balela; mas para uma empresa do porte da Red Hat, não.

EDIT: dá uma olhadinha em como o Manjaro, de uma empresa que não tem nem 5 anos direito de existência registrada, padroniza bem todos os ambientes gráficos, incluindo os mantidos pela comunidade.

1 curtida
  1. A ideia da equipe do Fedora é trazer a experiencia do Gnome mais pura possível então não esperem temas ou ajuste no Gnome como no Ubuntu e no Manjaro por exemplo.
  2. O mesmo se aplica as spins.
  3. As spins são feitas inteiramente pela comunidade (Não tem desenvolvedores Red hat por trás somente na versão principal com Gnome).

Na verdade tem sim gente da redhat mantendo spins ou participando da manutenção da mesma, pelo menos sei que tem no XFCE e KDE…

Versões emergentes como Silverblue e CoreOS também.

1 curtida

Eu esqueci o Silverblue.