Estava mais cedo conversando com uma amiga, que perguntou nos stories do Insta se as pessoas estavam mesmo mudando pro Telegram ou pro Signal.
E aqui vai a análise da minha realidade: olhando ao meu redor, e pros grupos e pessoas que conheço que usam o Whatsapp, algumas até imagino migrando pro Telegram, mas pro Signal acho muito dificil. Isso pq a grande maioria não dá a mínima sobre como funcionam os mensageiros, o importante é funcionar. E no momento, o Signal funciona? Pra alguns pode ser. Baixei pra ver, e só tinham 20 contatos, de 400 da minha agenda, aparecendo por lá. Ou seja, pra mim não é funcional, não tem utilidade. E imagino que pra boa parte dos meus contatos também, pois não estão usando também haha
Agora, o Telegram eu já vejo muito mais uso entre o “meu circulo social”
Eu mesmo comecei a usar mais durante a pandemia, pois fiz dois cursos online que utilizavam a ferramenta de “Canais” para enviar material e discutir as aulas ao vivo. Depois disso comecei acompanhar canais de ofertas, canais de conteúdo sobre Serviço Social, até o canal da Fazenda -que era ótimo quando eu não entendia o que tava rolando pelo twitter hahaha.
Não sei se estamos vivendo um momento no qual o Whatsapp pode ter sua hegemonia colocada em risco, mas se sim, eu apostaria numa migração pro Telegram, justamente por já ter uma parcela de público que vê utilidade em estar lá.
3 curtidas