O que é X11 e Wayland? Qual a diferença? É possível mudar do X11 pro Wayland?

O que é X11 e Wayland? Qual a diferença? É possível mudar do X11 pro Wayland? Gostaria de saber mais sobre isso.

2 curtidas

São Servidores De Exibição de interface do Linux… e sim é possível alterar, há vantagens e desvantagens em alterar para Wayland.

1 curtida

Quais são as vantagens e desvantagens? Isso implica no meu driver da placa de vídeo, podendo causar algum conflito?

1 curtida

Falando curto e grosso, são servidores gráficos. O padrão a muito tempo no linux é o Xorg e de uns anos para cá eles tem tentado dar uma maior atenção ao desenvolvimento do Wayland, que é uma alternativa ao Xorg. Como o Xorg é muito antigo e mais maduro que o Wayland, muitas distros ainda não davam atenção a ele. Agora que seu desenvolvimento tomou um gás, algumas distros já até o adotaram ou o disponibilizam como alternativa, como o Fedora, Debian, Arch etc.

Pesquise na internet que tem bastante coisa sobre esse assunto. Inclusive comparativos e listas com vantagens e desvantagens de cada um. Se for usar ele no dia a dia, eu sugiro tentar alguma distro que dê mais atenção a ele, como o próprio Fedora.

A grande questão do Wayland, é que ele ainda não está totalmente maduro. Logo, você pode esbarrar em alguns bugs e conflitos com aplicações.

4 curtidas

Só pra dar um pouco mais de detalhes sobre o que é um “servidor gráfico”, é o programa responsável por imprimir tudo na tela e gerenciar as coisas que estão nela. Por exemplo, saber qual programa está ativo após algum clique, saber onde o mouse clicou, mostrar uma janela de acordo com o que sistema pedir, … Ou seja, é o meio de campo entre o Kernel e a sua interface gráfica (ex.: Gnome, KDE, …)

O Xorg é bem mais estável e tem muito mais suporte porque é usado há muito tempo. Todos os drivers de vídeo, programas, interfaces, e afins funcionam com ele, basicamente porque até pouco tempo atrás ele era a única opção viável. Porém, ele foi construído originalmente com ideias já bem ultrapassadas de uso, e costumeiramente recebe “gambiarras” para funcionar nos sistemas atuais (hardware e software).

O Wayland foi projetado para ser um substituto, mas tanto o seu desenvolvimento quanto a sua adoção estão bem lentos, um pouco pela dificuldade que é para implementá-lo e um pouco pelo desinteresse dos projetos envolvidos. O Wayland promete muito mais desempenho, segurança, possibilidades, … Mas ainda possui algumas problemas, como a incompatibilidade com os drivers proprietários da Nvidia. Alguns programas, com o próprio Firefox, ainda estão em fase de testes e podem não funcionar da mesma forma que funcionam com o Xorg.

Com certeza daqui a alguns anos o uso do Xorg vai ser cada vez mais raro, e o Wayland vai tomar conta, mas por enquanto, dependendo do que você precisa fazer, o Wayland não é uma boa opção. Por exemplo, hoje de tarde eu estava usando o Ubuntu 20.04 com Wayland, com a minha GPU da nvidia desabilitada, e eu não consegui assistir uma transmissão da Twitch mesmo com a qualidade bem baixa. Por outro lado, para todo o resto o sistema parece bem mais responsivo do que quando uso o Xorg.

3 curtidas

Mas ainda possui algumas problemas, como a incompatibilidade com os drivers proprietários da Nvidia.

Essa informação foi essencial, tava meio perdido quanto a isso, pensei em simplesmente mudar pro Wayland pra ver como era o desempenho, mas com esse adendo acho melhor testar em um outro momento.

2 curtidas

Na verdade não é nem uma questão de querer ou não, é realmente impossível atualmente. A opção de usar o Wayland simplesmente não aparece quando o driver da Nvidia está ativo.

2 curtidas

Outro problema com Wayland acrescentando dos que o pessoal já citou…, são os protocolos VNC/RDP… que até o momento são incompatíveis com esse servidor, ou seja nada area de trabalho remota por estes protocolos… que são bem comuns…

há também estatísticas que indicam uma queda de considerável de frames em certos jogos em comparação com Xorg.

ou seja, em tese há coisas que empolgam muito, mas na prática não é muito estável … ao meu ver.

1 curtida