Três dias atrás (08/03), eu comprei um jogo recentemente lançado na Steam que se chama “Lost and Found Co”. Eu verifiquei que ele era jogável através do ProtonDb e não enfrentei nenhum problema ao jogá-lo durante o fim de semana. Estava funcionando normalmente com o Proton Hotfix, apesar da lentidão na tela de início e durante fases do jogo.
Porém, nesta segunda feira, o jogo não funcionava. Ele abria a tela de início, mas as ‘opções’ de configuração, sair e jogar simplesmente sumiram.
Eu relatei o meu problema no discord oficial deles e, pelo que entendi, um deles acredita que um antivírus tenha impedido do jogo funcionar. Eu não instalei nenhum antivírus no meu computador, então não sei o que poderia estar causando problema. Eu tentei seguir o conselho dele, mas não tenho nenhum conhecimento sobre “Whitelist” e não sei como realizar a primeira etapa. Se alguém puder me ajudar, por favor.
No contexto do chat do Discord que você passou na screenshot, whitelist se refere ao mecanismo de exceções dos antivírus. Como afirmaste que não possui um desses instalado no seu sistema, podes prosseguir ao segundo passo. Se refere a apagar o diretório ~/.config/BitEggInc/LostAndFoundCo. Depois, desative o Steam Cloud nas preferências do seu jogo e reinicie-o.
Confirmando a descrição, é isso mesmo.
Se blacklist é proibição, whitelist é um passe livre.
O whitelist geralmente é usado quando tudo é bloqueado, e apenas o que é autorizado(whitelist) abre, isso é uma medida de segurança proativa.
Como você não tem antivirus, também espero que seja fácil de resolver, então boa sorte!
Eu tentei usar o comando que você e o desenvolvedor escreveram, mas nenhum deles deu certo. Eu recebi a mesma mensagem “Arquivo ou diretório inexistente”.
Talvez tenha sido minha culpa, já que não mencionei que meu jogo estava salvo em Ssd externo.
Então, pelo relato que você deu - de estar utilizando o Proton - o caminho correto é seguir o guia do Windows e não do Linux.