O que é Snap, Flatpack e Appimage? [RESOLVIDO]

Olá, pessoal. Sou iniciante no mundo Linux e gostaria de contar com a ajuda de vocês para entender o que é Snap, Flatpack e Appimage. São a mesma coisa?

1 curtida

Oi!

Por coincidência estava escrevendo sobre!

Snap, Flatpak e AppImage são maneiras de instalar programas no Linux que funcionam de forma um pouco diferente dos métodos tradicionais. Vou explicar cada um deles de forma simples:

O que são esses “formatos”?

No Linux, os programas geralmente são instalados com base no sistema específico que você usa (como Ubuntu, Fedora ou Arch), e às vezes isso pode ser um pouco complicado, porque cada sistema tem suas próprias “regras”. Esses formatos (Snap, Flatpak e AppImage) foram criados para facilitar a instalação de programas de forma universal, ou seja, que funcione em qualquer distribuição Linux, sem se preocupar com as diferenças.

Snap

• Criado pela Canonical (empresa por trás do Ubuntu).
  • Um “pacote completo”: ele já vem com tudo o que o programa precisa para rodar (bibliotecas, arquivos etc.).
  • Funciona como uma loja de aplicativos centralizada chamada Snap Store.
  • Pontos positivos: fácil de usar, recebe atualizações automáticas, funciona em várias distribuições Linux.
  • Pontos negativos: ocupa mais espaço porque carrega as dependências (coisas que o programa precisa) e, às vezes, é um pouco mais lento para abrir.

Flatpak

• Criado pela comunidade, com suporte de várias empresas e distribuições.
  • Assim como o Snap, é um pacote que vem com tudo o que o programa precisa para rodar, mas seu foco é maior em ser compatível com qualquer distribuição Linux.
  • Tem sua própria loja chamada Flathub, que é uma das principais fontes de programas em Flatpak.
  • Pontos positivos: compatibilidade ampla, integração com várias distribuições, fácil de configurar.
  • Pontos negativos: também pode ocupar mais espaço, mas geralmente menos do que o Snap, e é um pouco mais difícil de gerenciar se você não usar a Flathub.

AppImage

• Um conceito “portátil”.
  • Diferente do Snap e do Flatpak, o AppImage não precisa ser instalado. Ele é como um arquivo executável portátil que roda sem instalar no Windows: você baixa, dá permissão para rodar, e pronto, o programa funciona.
  • Não tem uma loja centralizada: você baixa os arquivos diretamente do site oficial do programa.
  • Pontos positivos: super simples, não precisa instalar nada, ótimo para testes ou uso esporádico.
  • Pontos negativos: não se atualiza sozinho, você precisa fazer isso manualmente, e não tem integração automática com o sistema (como atalhos no menu, por exemplo).

Resumindo as diferenças

Formato Como funciona? Quando usar?
Snap Loja central, atualizado automaticamente Quando quer algo fácil de instalar e atualizado automaticamente, especialmente no Ubuntu.
Flatpak Loja Flathub, mais compatível com outras distros Quando quer algo universal e com menos dependências do sistema específico.
AppImage Arquivo portátil, sem instalação Quando quer testar ou usar programas de forma leve, sem “mexer muito” no sistema.

Se ainda tiver dúvidas, é só avisar! :blush:

4 curtidas

Snaps, flatpaks e Appimage são formatos de empacotamento de softwares que utilizam tecnologia sandbox e possuem todas as bibliotecas necessárias para o programa funcionar já embutidas sem precisar usar as do sistema o que resolve o antigo problema de falta de dependências que ocorria nos formatos de pacotes deb, rpm e outros. Isso facilitou muito a distribuição de software no mundo Linux pois o desenvolvedor poderia trabalhar apenas com um pacote e ter a certeza que iria funcionar em varias distro Linux. Vou te dar um exemplo para você entender:
Vamos supor que antigamente eu precisasse instalar o mGBA um emulador de Game Boy Advanced no meu Ubuntu, porém esse emulador pedia uma biblioteca muito nova que não tinha ainda no meu sistema e ai eu tinha que quebrar a cabeça para instalar essa biblioteca ou usar algum repositório extra o que poderia acabar desmantelando meu sistema. Com Snaps e Flatpaks esse tipo de problema não existe mais pois o software já tem as bibliotecas que ele precisa no próprio pacote e como funciona em sandbox nunca mexe no sistema, ou seja um software mais estável, atualizado e que funciona da mesma maneira em várias distros Linux. Eu por exemplo hoje uso bastante softwares em flatpak pois sei que vão funcionar em qualquer sistema Linux que eu estiver usando. Uso desde Players de vídeo a emuladores de consoles.

2 curtidas

Muitíssimo obrigado @kalebepsouza e @Rafael_Marquez! Consegui compreender perfeitamente.

1 curtida

Snap, Flatpak e AppImage são formatos de empacotamento para instalar aplicativos no Linux. Eles não são iguais, mas todos ajudam a rodar apps em várias distribuições.

• Snap: Criado pela Canonical, funciona bem no Ubuntu e derivados.
  • Flatpak: Desenvolvido pela comunidade.
  • AppImage: Não exige instalação, basta rodar o arquivo. Funciona em qualquer distro que suporte executáveis.

Outros formatos:

• DEB: Usado no Debian e no Ubuntu.
  • RPM: Usado no Fedora e no RHEL/CentOS.
2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.