O que é Snap, Flatpack e Appimage? [RESOLVIDO]

Olá, pessoal. Sou iniciante no mundo Linux e gostaria de contar com a ajuda de vocês para entender o que é Snap, Flatpack e Appimage. São a mesma coisa?

1 curtida

Oi!

Por coincidência estava escrevendo sobre!

Snap, Flatpak e AppImage são maneiras de instalar programas no Linux que funcionam de forma um pouco diferente dos métodos tradicionais. Vou explicar cada um deles de forma simples:

O que são esses “formatos”?

No Linux, os programas geralmente são instalados com base no sistema específico que você usa (como Ubuntu, Fedora ou Arch), e às vezes isso pode ser um pouco complicado, porque cada sistema tem suas próprias “regras”. Esses formatos (Snap, Flatpak e AppImage) foram criados para facilitar a instalação de programas de forma universal, ou seja, que funcione em qualquer distribuição Linux, sem se preocupar com as diferenças.

Snap

• Criado pela Canonical (empresa por trás do Ubuntu).
  • Um “pacote completo”: ele já vem com tudo o que o programa precisa para rodar (bibliotecas, arquivos etc.).
  • Funciona como uma loja de aplicativos centralizada chamada Snap Store.
  • Pontos positivos: fácil de usar, recebe atualizações automáticas, funciona em várias distribuições Linux.
  • Pontos negativos: ocupa mais espaço porque carrega as dependências (coisas que o programa precisa) e, às vezes, é um pouco mais lento para abrir.

Flatpak

• Criado pela comunidade, com suporte de várias empresas e distribuições.
  • Assim como o Snap, é um pacote que vem com tudo o que o programa precisa para rodar, mas seu foco é maior em ser compatível com qualquer distribuição Linux.
  • Tem sua própria loja chamada Flathub, que é uma das principais fontes de programas em Flatpak.
  • Pontos positivos: compatibilidade ampla, integração com várias distribuições, fácil de configurar.