O que é o desktop Budgie e porquê você deve usá-lo?

O desktop Linux é um conceito mais fluido do que o Windows ou macOS. O Budgie adota uma abordagem ao desktop que é personalizável e agradavelmente familiar.

Budgie é um dos muitos ambientes de desktop disponíveis para Linux, o que pode não ser um conceito familiar se você estiver vindo do Windows ou macOS.

Nesses sistemas, o desktop é fortemente acoplado ao sistema operacional subjacente, enquanto o Linux permite que você misture e combine componentes muito mais livremente. O ambiente de desktop no Linux lida com tudo o que você vê e interage, na maior parte.

O desktop Linux mais amplamente usado é o GNOME, que geralmente é instalado por padrão com muitas distribuições Linux novas, e esse tem sido o caso por algum tempo. O Budgie usa muitos dos componentes do desktop GNOME, mas visa adotar uma abordagem bastante tradicional para o desktop.

Budgie foi inicialmente desenvolvido como desktop para uma nova distribuição Linux, agora conhecida como Solus linux . A primeira versão pública foi lançada em 2014, e em 2015 outras distribuições também começaram a incluir o desktop Budgie.

Desde então, o Budgie deixou de ser o desktop oficial de qualquer distribuição única. Agora, o objetivo é fornecer um desktop que funcione bem em qualquer sistema.

O Budgie desktop visa um paradigma de desktop mais tradicional do que o GNOME, mas outro objetivo é oferecer um nível mais amplo de personalização. Enquanto você precisa instalar extensões e outras ferramentas para ajustar o GNOME ao seu gosto, o Budgie oferece um nível muito mais profundo de personalização pronto para uso. Por exemplo, o site Budgie mostra layouts que imitam o Windows, macOS e até mesmo o Ubuntu.

Essa combinação de oferecer uma abordagem de desktop mais tradicional e fácil personalização pode soar familiar se você já usou o KDE, outro ambiente de desktop popular. Embora haja semelhanças entre o Budgie e o KDE Plasma, há diferenças importantes. O Budgie usa componentes do GNOME e muitos aplicativos padrão, enquanto o KDE tem seu próprio conjunto de aplicativos.

Um aspecto especialmente útil é o Raven, uma barra lateral que combina notificações, seu calendário, sua música que está tocando no momento e muito mais. No layout padrão do Budgie, ele fica no lado direito da tela, bem onde você encontraria informações semelhantes sobre versões recentes do Windows.

A cadência de lançamento do Budgie não tem sido especialmente rápida nos últimos anos. Embora 2023 tenha visto alguns novos recursos, como suporte para preferências de estilo escuro, os lançamentos recentes se concentraram em corrigir bugs. Isso significa que os novos recursos não surgiram aos trancos e barrancos.

Isso não quer dizer que novos recursos não estejam a caminho. O Budgie 11 está em desenvolvimento, mas o trabalho parece estar indo relativamente devagar. Um dos recursos em desenvolvimento é o suporte para o substituto do Wayland para o Xorg , mas outros novos recursos como um novo Painel de Controle e suporte para widgets de terceiros no Raven também estão planejados.

Fonte: howtogeek

2 curtidas

O problema do Budgie está sendo, justamente, a lentidão de seu desenvolvimento, em especial num momento ambicioso, de troca da base GNOME por um projeto original em cima da biblioteca EFL.

Budgie vai precisar de mais uns 5 anos pra amadurecer, primeiro trocando pra wayland, e dps pra refinar e consertar os problemas q tem

capaz do cosmic ter um desenvolvimento mais rápido

certamente o cosmic será muito mais rápido. com o aporte de recursos e pessoal, até eu ando mais rápido. kkkkkkkkkk