O que é No-Code e Low-Code?

https://diolinux.com.br/tecnologia/o-que-e-no-code-e-low-code.html

Existem soluções que permitem que pessoas sem conhecimento nenhum em programação consigam desenvolver seus projetos sem precisar digitar uma linha de código.

4 curtidas

Ou seja, usar código dos outros.

2 curtidas

Assim, essas plataformas são incríveis mas definitivamente não são pra todo mundo, até agora por exemplo, eu não conheci nenhuma plataforma no-code que não fosse um “criador de CRUDs”, não que seja demérito, mas não cobre todos os cases, eu defino assim:

  • High-code: quem quer ter toda a liberdade possível na hora de desenvolver um software

  • Low-code: quem tá querendo entender como as coisas funcionam por baixo dos panos quer ter algum controle do fluxo de execução, usa um dispositivo sem teclado e por aí vai

  • No-code: pra quem quer fazer um CRUD ou alguma forma de demonstração (um guia comercial por exemplo) só organizando o fluxo do usuário pela aplicação já pronta, não é programação e só deve ser usada se a pessoa não tem nenhum interesse em programação ou tem uma urgência extrema

Para os chatos: O dia que alguém me mostrar uma plataforma low-code que me permita construir um filtro, e uma interface para aplicar esse filtro numa foto qualquer e ao mesmo tempo me permita a desenvolver um CRUD, eu começo a mudar de ideia sobre No-code ser programação

2 curtidas

Será o Excel no-code? KKKKK

Quando você precisar extrair todo o texto de um documento PDF e a partir dele inserir os dados corretamente em uma database e isso for feito sequer por low-code me liguem.

Ou melhor, quando o cliente quer importar aquela planilha bem formatada a lá cara do cliente para extrair todos os produtos e códigos pra depois conseguir passar no leitor scanner ou expotar em um catálogo do produto.

Ps.
Isso tudo dentro de um webserver apache…

Fico revoltado mesmo com essas métodologias de faculdade :rage:

1 curtida

Já trabalharam com Oracle Apex?

Para mim mesmo que digam que não é, trata-se de um exemplo e de como fica uma porcaria.

Uma excelente ferramenta low-code é o GeneXus (www.genexus.com).
Com ele é possível elaborar aplicações complexas, e não somente um simples CRUD.
Ele é capaz de gerar aplicações em diversas linguagens e plataformas. Eu mesmo já desenvolvi e recomendo que conheçam.
Em 2021 a Gardner reconheceu o GeneXus como uma produto visionário em seu Quadrante Mágico para Plataformas de Desenvolvimento Multiexperiência (GeneXus é nomeada visionária pelo Gartner - Valor Agregado - Tecnologia e Inovação)