O que é esteganografia e como funciona?

A esteganografia é a técnica de ocultar informações em arquivos de texto, áudio, imagem, vídeos e até mesmo planilhas do Word ou Excel. Deriva de duas palavras gregas “steganos” e “graphia”, significando “esconder, esconder ou cobrir” e “escrever ou estudar”, respectivamente.

Esteganografia e criptografia são dois conceitos semelhantes mas diferentes. A primeira é a prática de ocultar ou proteger informações de partes indesejadas, protegendo dados e transmitindo-os com segurança entre duas ou mais partes.

Já a esteganografia oculta as informações à vista de todos por meio de arquivos comuns do dia-a-dia; não revelando o fato de que a informação é transmitida.

Ela pode ser combinada com outras técnicas de criptografia e criar um modo de transmissão de informações ainda mais seguro. As informações podem ser criptografadas usando algoritmos criptográficos e, em seguida, ocultadas usando esteganografia.

Como a esteganografia é usada hoje?

Marca d’água digital

Marcas d’água digitais são pedaços de código ou dados incorporados em arquivos de mídia para protegê-los contra violação de direitos autorais e mostrar a propriedade. Elas usam marcas d’água invisíveis que não distorcem a imagem, podendo rastrear se foi usada sem autorização.

Informações seguras

É usada por funcionários do governo e agências de aplicação da lei para enviar informações confidenciais a outras partes.

FONTE: leia mais aqui.

2 curtidas