O que é a licença GPL?

A meses ando tentando encontrar um vídeo que sintetize o que é uma GPL.
E vou te falar que as resposta que encontrei, em formato de vídeo, não foram nada satisfatórias, até para mostrar um leigo.
Tenho uns amigos que são jornalistas mas esses não conseguem elaborar matérias sobre temas que envolvam GPL porque é muito complicado entender o assunto.
Será que dionathan poderia dar essa forcinha em vídeo?
Falo isso porque há um post do john carmack, em 2021, dizendo que se arrependeu de ter usado licenças GPL e que ele queria usar licenças BSD nos projetos das idsoftware.

https://twitter.com/ID_AA_Carmack/status/1412271091393994754
Seria bom um vídeo deixando bem claro a o que é a GPL , a diferença da GPL 2 pra 3 e a licença BSD.

2 curtidas
1 curtida

Acho essa explicação técnica demais.

Fiz essa pergunta para a ia gemini do google e este me respondeu isso aqui:

A Licença Pública Geral GNU (GNU GPL ou apenas GPL) é uma licença de software copyleft que define os termos e condições para uso, modificação e distribuição gratuita de software livre.

A GPL é a licença para software livre com maior utilização. A versão mais recente é a versão 3.

A GPL foi idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

O Linux está disponível sob a GPL. Isso significa que qualquer pessoa pode executar, estudar, compartilhar e modificar o software. O código modificado também pode ser redistribuído e até mesmo vendido, mas isso deve ser feito sob a mesma licença.

A GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor, de forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais.

1 curtida

Seria um tema interessante de vídeo, também tenho essa dúvida.

1 curtida

Seria maneiro um vídeo nesses formatos webdocs que o dio faz para deixar a parada um pouco mais atualizada para os padrões sintetizados de hoje.

Realmente, eu até entendo o que é a GPL, mas não ao ponto de conseguir explicar para alguém de forma concisa e prática.

Vi uma frase dessas aleatórias na internet há um tempo que dizia algo como “Você só compreende realmente algo quando é capaz de explicar para uma criança de 7 anos”.

1 curtida

Não sou advogado, sou dev, então isso daqui pode estar errado, mas em um resumo:

GPL é uma licença de código aberto (isto é, usada em softwares que tem o código exposto), não permissiva (tem restrições para o que você pode fazer com o código, diferente da MIT e a BSD 3-clause que são quase domínio público) e viral (um software derivado diretamente da GPL precisa ser GPL também, por exemplo um fork do ld que é GPL necessariamente precisa ser GPL também)

A diferença da GPL 2 e 3 é que a 3 é também contaminante, se você usa software GPL 3 (exemplo, uma biblioteca GPL 3) no seu software você é obrigado a mudar o seu software de licença para uma licença GPL-like aprovada pela Fundação GNU e isso vale até mesmo pra hardware

É basicamente por isso que Carmack se arrepende isso o aspecto viral e restritivo atrapalha muito o software dele dado o seu uso

1 curtida