O que aprendi utilizando o CachyOS por dois meses

O CachyOS é uma distro que tem feito muito sucesso entre entusiastas que querem extrair cada gota de desempenho do computador. Veja como foi nossa experiência com o sistema após dois meses de uso.

8 curtidas

O CachyOS parecer ser bastante interessante devido a estas otimizações, mas como dito no texto a depender do que o usuário vá utilizar no seu dia a dia estas otimizações podem ter ou não um impacto real perceptível ao usuário.
Eles também capricharam no site e na documentação.
Eu estou para adicionar um novo SSD no meu laptop, mas preciso do dual-boot com windows então devo optar para continuar no Fedora ou migrar para uma distro baseada no Ubuntu que já vem prontas para fazer a instalação como secure-boot ativado.
Depois disso ainda tem o passo de ativar a NVIDIA (híbrido), que nas distros baseadas no Ubuntu é bem transparente e no Fedora me exigiu ir para o terminal da última vez.
Dito isso talvez eu teste o Nobara ou o Bazzite (nunca usei distro imutavel) que são baseados no Fedora para verificar se eles configuram a NVIDIA de forma automática, senão talvez eu opte por voltar ao KUbuntu ou Mint.
Mas no final das contas o artigo e o pessoal do CachyOS estão de parabéns !!!

1 curtida

Instalei em um notebook.

Mas desinstalei logo pós instalação alguns serviços.

Parece ser mais otimizada, mas ainda estou em fase de testes.

O bom é a facilidade da instalação.

Fala aí, amigo. Estou usando o Bazzite em um notebook Asus TUF Gaming A15, com Nvidia GTX 3050 e posso te dizer que já instalou com o driver 610 atualizado. Estresse zero! A única diferença é a sintaxe de escrita para instalação via terminal que ao invés de ser “sudo dnf install…” é “sudo rpm-ostree install…”, por se tratar de uma distro atômica e imutável; assim como todas as modificações precisarem ser feitas pelo lado do usuário. De resto, zero estresse!

1 curtida

Aqui eu estou com o Fedora 44 tb com o Driver 610 atualizado. Eu prefiro o Fedora em relação ao Bazzite justamente por ele não ser imutável e permitir a instalação de diversos apps que precisam interagir com o sistema, por exemplo: instalar o pacote de reconhecimento de caracteres em português - tesseract - no Scanpage, que é o app padrão de scanner para o KDE plasma, foi super simples no Fedora mas não consegui fazer funcionar no Bazzite pq no Bazzite só é possível instalar a versão em flatpak do Scanpage… E eu até quebrei todos os flatpaks do Bazzite tentando alterar a liguagem padrão do flatpak… O Fedora da mais trabalho para deixar similar ao Bazzite, mas depois que termina, vc tem um sistema ainda mais atual que o Bazzite e super flexível.

[]'s

Eu tava aqui pensando: – Criar um script para exportar “O que aprendi usando a $[distro] por $[months]” – conforme a data de instalação “baremetal” de cada uma delas:

01 - openSUSE   2020-01-11
02 - Arch       2020-04-15
03 - Debian     2020-03-24
04 - Fedora     2020-01-12
06 - PCLinuxOS  2021-08-09
07 - Mageia     2020-07-02
08 - PCLinuxOS  2026-07-04
09 - Void       2020-07-13
11 - Artix      2026-04-07
12 - MX Linux   2026-01-18

Felizmente – para toda a comunidade – bateu uma preguiça danada, rá rá.

Mas, alguma coisa – talvez, o melhor de tudo – está disponível no…

… eu já ia dizer “link na bios”, mas tive pena dos (poucos) interessados. – Aqui.

P.S.: - Não, nunca instalei CachyOS. – Tentei o Manjaro (várias vezes), e o Antergos (1 vez). – Em menos de 6 meses, optei pelo Arch, propriamente dito – que continuo usando após +/-10 anos.

(não me peçam a conta exata dessa cronologia… hoje é Quarta-feira, dia de Zen!). :wink:

O Cachy OS é surpreendente mesmo. Estou usando ele em um notebook de 2007 e em um notebook de 2014. Funciona muito bem em ambos. Estou muito satisfeito.