O que aconteceu com o CentOS não acontecerá com o Rocky Linux

Gregory Kurtzer, que criou o CentOS Linux e a The cAos Foundation, responsável pela distro, anunciou uma estrutura de governança para manter o Rocky Linux em domínio público para sempre. A Red Hat encerrou o desenvolvimento do CentOS, derivada do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Uma organização sem fins lucrativos, Rocky Enterprise Software Foundation, apoiada por um conselho consultivo, manterá a sustentabilidade e viabilidade de longo prazo do Rocky Linux. A RESF já garantiu US$ 26 milhões em financiamento, anunciando parceria com o Google Cloud.

A versão mais recente, Rocky Linux 9, foi lançada terá suporte até maio de 2032. Seu objetivo é criar um projeto sustentável que dure e se sustente por décadas, tornando-se uma base estável para todos que quiserem usá-lo. Já o suporte ao Rocky Linux 8 estará em vigor até maio de 2029.

A prova de que a iniciativa está funcionando, pode ser vista pelo fato de organizações como Amazon e Google e outros fornecedores de nuvem, como VMware, terem entrado no projeto Rocky Linux tão prontamente.

FONTE: aqui e aqui

3 curtidas

Ainda acho que Rocky e Alma deveriam juntar esforços.

1 curtida

creio que não tem mais espaço para amadorismo no linux. o exemplo do RL é emblemático. também acho que deveriam se unir.

2 curtidas

Só uma correção, o que foi feito pela RedHat foi simplesmente uma mudança no sistema de updates do CentOS, de um sistema de releases fixo que seguia o RHEL como um downstream gratuito para um upstream rolling release, um meio termo entre o Fedora e o RHEL. O projeto não foi abandonado nem descontinuado.

3 curtidas

foi o autor lá que disse. rsrsrs