Eu estava treinando partição em uma vm (virtual machine), tava com Linux mint instalado e usando GParted.
Fiquei testando as coisas , até que testei troca a tabela de partição para ver, e ele apaga todas as partições do disco, agora eu teria que refazer tudo do zero?, só que, se eu refazer perderia os aquivos que tinha no disco?
Eu teria perdido os meus arquivos se não fosse uma vm?
Dependendo de como você fez o processo, sim. Porém, o formato de partições GPT possui uma “porta dos fundos” para isso, um backup dessa tabela no final do disco. O Gparted possui um item de menu para isso (“Tentar resgate de dados”). Se ela tiver se perdido também, só se você se lembrar com 100% de exatidão os bytes onde as partições terminavam.
Não vai. Por isso é recomendável usar comandos como shred antes de vender ou doar o computador, pois mesmo sem a tabela de partições, ao menos parte dos conteúdos dos arquivos pode ser recuperado com ferramentas forenses (ddrescue, photorec, Recuva no Windows, etc.).
Os bytes não é preciso, com segurança deve saber é onde começa e termina os setores da partição. Uma forma de saber isso após o dano é ter salvo uma imagem de print das informações de setores e cluster, dai com isso recria o mesmo.
Na hora de recriar você vai optar de não usar a medida da partição em MiB, você vai é na opção de setores, e ai você seta os valores dos setores corretamente.