O que acontece se trocar a tabela de partição por acidente?

Eu estava treinando partição em uma vm (virtual machine), tava com Linux mint instalado e usando GParted. :grinning:
Fiquei testando as coisas :slightly_smiling_face:, até que testei troca a tabela de partição para ver, e ele apaga todas as partições do disco, agora eu teria que refazer tudo do zero?, só que, se eu refazer perderia os aquivos que tinha no disco? :grimacing:

Eu teria perdido os meus arquivos se não fosse uma vm? :anguished:

Grato por qualquer esclarecimento. :grin:

Dependendo de como você fez o processo, sim. Porém, o formato de partições GPT possui uma “porta dos fundos” para isso, um backup dessa tabela no final do disco. O Gparted possui um item de menu para isso (“Tentar resgate de dados”). Se ela tiver se perdido também, só se você se lembrar com 100% de exatidão os bytes onde as partições terminavam.

Não vai. Por isso é recomendável usar comandos como shred antes de vender ou doar o computador, pois mesmo sem a tabela de partições, ao menos parte dos conteúdos dos arquivos pode ser recuperado com ferramentas forenses (ddrescue, photorec, Recuva no Windows, etc.).

1 curtida

O Gparted possui um item de menu para isso (“Tentar resgate de dados”).

Não deu certo :sweat_smile:

ferramentas forenses (ddrescue , photorec , Recuva no Windows, etc.).

como funciona isso? sei que existe, so que nunca procurei saber, é por linha de comando? ou são aplicativos? :face_with_diagonal_mouth:

Os bytes não é preciso, com segurança deve saber é onde começa e termina os setores da partição. Uma forma de saber isso após o dano é ter salvo uma imagem de print das informações de setores e cluster, dai com isso recria o mesmo.

Na hora de recriar você vai optar de não usar a medida da partição em MiB, você vai é na opção de setores, e ai você seta os valores dos setores corretamente.

1 curtida