O Chromium do Flathub não foi atualizado desde dezembro do ano passado, e não está na versão mais atual:
Na snap store está atualizado:
O mesmo acontece com o brave, que no flathub está atrasado.
Alguém sabe o motivo disso?
O Chromium do Flathub não foi atualizado desde dezembro do ano passado, e não está na versão mais atual:
Na snap store está atualizado:
O mesmo acontece com o brave, que no flathub está atrasado.
Alguém sabe o motivo disso?
Olá
Então, o Brave distribuídio em Flatpak não é empacotado pelo próprio desenvolvedor, ou seja, algum outro faz isso por conta própria trazendo o software para esse formato - isso também acontece com outros Flatpaks bem como certos Snaps. Tem até um aviso disso na página do Brave:
Já o Chromium não consegui achar quem o empacota para Flatpak, talvez o @fastos2016 saiba.
Mas posso falar de um software “irmão” que é o Ungoogled Chromium que, quando o usava em Flatpak, reparei que sempre o traziam versões alternadas, ou seja, se lançava a versão 105.1, quando saia a 105.2 eles não postavam, só na posterior 105.3.
Enfim, espero ter esclarecido um pouco, mas se quiser usar a versão em Snap ou dos repositórios da distro deve funcionar bem também.
Desculpa a sinceridade, mas esse Brave do flathub é muito ruim! Além de estar desatualizado, não tem a aceleração de hardware para decode de vídeo e as bridges do tor crasham e não funcionam!
Brave flatpak
Tor com ponte dando erro, além desse aparece uma notificação do Gnome falando que a ponte crashou! (Não consegui capturar).
Edit: Para fazer justiça, verdade eu não sei se a aceleração não está disponível ou a flag que não aparece apenas… mas as pontes não funcionam mesmo.
Esse aí parece bem melhor! Quem publica no flathub é quem desenvolve o browser. Além disso, ele tem aceleração de hardware para decode de vídeo e está atualizado!
Acho que o problema dos dois é o mesmo, quem empacota não é quem desenvolve. É feito voluntariamente, então, se faltou tempo ou existem outras prioridades, essas coisas ficam defasadas infelizmente.
Então, só fique sabendo que ele não tem varios recursos por padrão como o Chromium, já que a ideia é se livrar do Google, dá até pra dizer que “é o Chromium como deveria ser”.
Recomendo dar uma olhada no GitHub e no FAQ do projeto, pois, por exemplo, para instalar extensões da Chrome Web Store você precisa ativar, assim também o DRM e outras coisas.
É o meu navegador principal e gosto bastante.
Estou ciente disso. Sobre as extensões, baixei o zip e instalei selecionando a pasta, sem precisar da webstore.
Chromium: Não está desatualizado, o Google não fornece uma versão estável oficial do navegador Chromium, mas fornece chaves de API oficiais para alguns recursos.
Ultimo update foi dia 11 no Flathub onde atualizou alguns paths…
Brave: Foi atualizado (pode baixar a nova build alí no link por enquanto) de acordo com último versão do dia 12/01 segundo o site site. Mas não sei porque a build não chegou ainda o automaticamente para os usuários. Ou estão segurando por quebrar algo ou algum problema no Flathub mesmo.
Pela seriedade do pessoal que o Flathub mostra até hoje por todos estes anos, duvido que se faltar tempo/pessoas para manterem os navegadores na loja, não irão desativar, pois seria falta de responsabilidade oferecer app’s assim faltando, principalmente, atualizações de segurança. Fora que, a loja está ativa em várias distribuições Linux populares, o Flathub também é bem transparente para quem quiser solicitar update de alguma versão de algum app que esteja atrasado, verificar quem está mantendo (commitando) etc…
O desenvolvedor manter o app não é garantia de ele estar sempre atualizado, já ouve casos como o do Skype (um app que se conecta a internet e trata dados sensíveis) ficar mais de 6 meses desatualizado na SnapStore, sendo um app “verificado”.
O que isso quer dizer?
Que a última versão do git do Chromium não é exatamente a “stable”, mas quem redistribui/empacota que irá a oferecer uma versão estável ou não, geralmente são baseadas em uma versão recente… falo estável não apenas no sentido de “funcionar para o usuário” mas no sentido de o mantenedor também conseguir compilar e adicionar os recursos/patchs que precisa etc…