O novo Ubuntu acompanha o kernel 6.11 e está funcionando perfeitamente em minha máquina mas eu tive que fazer algumas modificações para um bom funcionamento.
Outra coisa galera, estou estudando “linhas de comando linux” graças ao @aguamole que até o momento consegui sozinho resolver alguns problemas dessa nova versão do ubuntu, Então o crédito vai para o @aguamole
Então vamos lá..
Para os recem chegados para o 24.04.2 vão se deparar com o erro no terminal “sudo apt update” logo de cara com a mensagem “CD-ROM noble InRelease” que foi facilmente resolvido com o comando “sudo nano /etc/apt/sources.list”
Na linha onde estava escrito CDROM só coloquei o # no início, CTRL+O/ENTER/CTRL+X para sair e executar o “sudo apt update” novamente e “MALIBU”
Essa nova versão também trouxe o bug da montagem de partições acusando erro de badblock e outras frescuras que também foi resolvido facilmente com os tutoriais da galera diolinux.
Outra coisa galera, vocês estão cientes do desbloqueio das pastas e sub pastas do ubuntu via comando “sudo chmod 777 caminho/da/pasta” e do “sudo chmod -r 777 caminho/da/pasta” para fazerem alterações de arquivos caso se deparam com o “Você não é o proprietário…” vamos adiante..
E por último, outra coisa importante que devem levar em consideração, a instalação de programas via terminal pode não funcionar adequadamente nessa nova versão, alguns funciona e outros não e aí vem os nossos anjos da guarda os “Flatpaks” via instalação do gnome flathub no ubuntu para resolver o problema.
NOTA: Eu tive um pouco de dor de cabeça com o audacious instalado via terminal pois ele não toca os audios em partições NTFS a não ser que você os copie para dentro da pasta “música” ou em qualquer lugar dentro do ubuntu para funcionar, o mesmo aconteceu com o audacious via SNAP então tive que resolver com o flatpak do gnome, outra alternativa seria usar o comando “sudo chmod -r 777” na partição NTFS inteira mas não tive a oportunidade.
E aí galera, o que acharam da nova versão do Ubuntu 24.04.2 ?
As raposas gostam de balas peppermint!!!
Outra coisa surpreendente para mim é que a minha bios é a Legacy e que o ubuntu foi instalado em GPT.
1 curtida
Tenho que reconhecer que as raposas sabem das coisas kkk
1 curtida
Como assim ?
Minha Motherboard é uma ASUS M5A78L-M PLUS/USB3
Tanto o Linux mint 22.1 Xia como o Ubuntu 24.04.2 foram automaticamente instalados em GPT em meu SSD exceto o outro SSD que tá o Peppermint que tá em MBR
Bom dia rapaz, tá sumido kk
Rapaz, eu apareço quando tenho tempo e quando estou a fim, eu não tenho nenhum incentivo para entrar em fórum, venho aqui para ocupar a cabeça, o ditado, mente vazia oficina do diabo.
E o que tem a ver isso? para mim saber pelo modelo que não tem UEFI, para que se a BIOS é obsoleta não tendo suporte a boot no GPT.
Sua UEFI é híbrida ela suporta tanto o modo de compatibilidade legacy e que só existe para retrocompatibilidade, mas ela é UEFI, só que compatível com legacy. Tem também UEFI que não tem retrocompatibilidade, mas a sua tem.
1 curtida
Ainda não testei no meu desktop, estou na boa e velha 22.04 e o Debian em outra partição, e não pretendo atualizar tão cedo. Recentemente adquiri um dell empresarial das antigas e instalei o ubuntu por oferecer suporte oficial da Dell. Funcionou bem porém achei bem pesado, na bateria com o modo de economiza de energia ficou praticamente inutilizável de tão lento. Ia colocar o confiável Debian+XFCE mas antes resolvi testar o último fedora workstation e ficou ótimo com esse Gnome atualizado, muito mais leve que o Ubuntu nessa máquina, consigo utilizar o modo de economia de energia pra trabalhar bem tranquilo.
Acredito que em uma máquina mais atual fique bom, eu gosto do Ubuntu apesar dos pesares. Não sou lá muito fã do Fedora para produção pela ansiedade de atualizar o sistema todo ano, mas como trabalho mais no desktop vou manter o Fedora por enquanto, talvez tente até algo mais doido rolling release em outra partição assim que atualizar esse SSD pequeno dele, vamos ver hehe
EDIT: Aliás, fica aqui meu elogio pra Dell, nunca tive um Latitude e mesmo esse modelo meu de meados de 2016 tem atualizações de firmware bem recentes e o hardware funciona totalmente plug’n’play com o Linux, suporte total, até atualizador de firmware pra placa mãe e dispositivos. Acho que nunca tive uma experiência tão boa com hardware em Linux assim hehe, sempre dei umas sofridas com incompatibilidade.
2 curtidas