O novo Ubuntu acompanha o kernel 6.11 e está funcionando perfeitamente em minha máquina mas eu tive que fazer algumas modificações para um bom funcionamento.
Outra coisa galera, estou estudando “linhas de comando linux” graças ao @aguamole que até o momento consegui sozinho resolver alguns problemas dessa nova versão do ubuntu, Então o crédito vai para o @aguamole
Então vamos lá..
Para os recem chegados para o 24.04.2 vão se deparar com o erro no terminal “sudo apt update” logo de cara com a mensagem “CD-ROM noble InRelease” que foi facilmente resolvido com o comando “sudo nano /etc/apt/sources.list”
Na linha onde estava escrito CDROM só coloquei o # no início, CTRL+O/ENTER/CTRL+X para sair e executar o “sudo apt update” novamente e “MALIBU”
Essa nova versão também trouxe o bug da montagem de partições acusando erro de badblock e outras frescuras que também foi resolvido facilmente com os tutoriais da galera diolinux.
Outra coisa galera, vocês estão cientes do desbloqueio das pastas e sub pastas do ubuntu via comando “sudo chmod 777 caminho/da/pasta” e do “sudo chmod -r 777 caminho/da/pasta” para fazerem alterações de arquivos caso se deparam com o “Você não é o proprietário…” vamos adiante..
E por último, outra coisa importante que devem levar em consideração, a instalação de programas via terminal pode não funcionar adequadamente nessa nova versão, alguns funciona e outros não e aí vem os nossos anjos da guarda os “Flatpaks” via instalação do gnome flathub no ubuntu para resolver o problema.
NOTA: Eu tive um pouco de dor de cabeça com o audacious instalado via terminal pois ele não toca os audios em partições NTFS a não ser que você os copie para dentro da pasta “música” ou em qualquer lugar dentro do ubuntu para funcionar, o mesmo aconteceu com o audacious via SNAP então tive que resolver com o flatpak do gnome, outra alternativa seria usar o comando “sudo chmod -r 777” na partição NTFS inteira mas não tive a oportunidade.