O Que Acham do Linux EndeavourOS

Olá pessoal, estão bem? Gostaria de ouvir a opinião dos senhores sobre o Linux EndeavourOS. Tenho em mente utilizá-lo para começar a aprender sobre Linux, mas estou um pouco indeciso, pois encontrei outras opções interessantes, como o Linux Mint, Ubuntu e até mesmo o Arch Linux. Cada uma dessas distribuições tem características próprias, e eu gostaria de saber qual delas seria mais indicada para alguém que está começando a explorar o mundo do Linux, mas que já tem algum interesse em aprender a fundo.

A ideia de usar o EndeavourOS me atrai porque é uma distribuição baseada no Arch Linux, o que permite um grande nível de personalização e contato com o sistema “puro”, mas, ao mesmo tempo, oferece uma instalação e configuração um pouco mais amigável para quem está iniciando.

Contudo, vejo que tanto o Mint quanto o Ubuntu são bem recomendados por serem mais fáceis de usar e focados em uma experiência mais intuitiva para iniciantes. Já o Arch Linux puro, mesmo sendo mais difícil, parece atrativo para quem deseja um entendimento profundo do sistema.

Então, pessoal, quais são suas experiências com o EndeavourOS? Para um iniciante com interesse em aprender Linux, mas que não quer algo extremamente complicado, vocês recomendam seguir com ele ou talvez começar com uma opção mais tradicional como Mint ou Ubuntu? Agradeço qualquer orientação que puderem me dar para me ajudar nesse caminho!

1 curtida

Sugiro instalar em virtual box as que você quer testar. À medida que for ganhando experiênciam, instale a que você gostar mais.

3 curtidas

Boa tarde, tudo bem?

Seria interessantr definir o que se quer dizer com aprender Linux, e vou explicar o porque. Geralmente nós, os usuários finais, apenas instalamos o sistema e o uso natural dele ensina como se faz. Primeiro há a curva de aprendizado em saber o básico (o que é um pendrive bootável, o que é uma imagem .iso de sistema, e o que é e como se faz um desses utilizand por exemplo o Rufus). Depois se tem a segunda parte, onde seria reiniciar o sistema e escolher fazer o boot pelo pendrive para se instalar o sistema escolhido. Mas no final, isso é consequência de se usar Linux, ou de querer usá-lo, então são habilidades que se obtem pelo uso, e o Linux de forma geral é assim.

Para simplificar:

Se você quer aprender a instalar sistemas que já trazem instaladores próprios, aprenda sobre pendrives bootáveis, dispositivos (reconhecer seu HDD ou SSD pelo nome do dispositivo), seguir o passo a passo do instalador, aprender também sobre formatos de sistemas para Linux, digo a formatação do dispositivo, que geralmente é EXT4 (mas já teve o 2, e o 3 e o 1 antes), mas também pode ser BTRFS. Aprenda também sobre diretórios como /home, / (root), que são onde fica seus dados e os dados do sistema, respectivamente.

Se quiser saber como instalar software dentro do sistema, aprenda sobre utilizar o gerenciador de pacotes da distribuição. No linux você geralmente não precisa ir na página do software, baixar um arquivo e instalar. O gerenciador de pacotes já tem uma base de dados onde registra os softwares disponiveis e você somente precisa invocar o comando para instalar o arquivo e nada mais. Existe pouca diferença entre os diversos tipos de gerenciadores, mas geralmente deve-se usar aquele que a sua distribuição traz por padrão, com exceção ao Flatpak, que é um instalador cross-distro, praticamente.

Se quiser, porém, ir mais a fundo em gerenciamento de serviços, estude sobre gerenciadores como o systemd, runit, e openrc. O Arch traz o systemd por padrão, mas é possível estudar ele em qualquer ditro que traga systemd. O Artix Linux, antigamente baseado no Arch e agora independente, traz o OpenRC, Runit, e outros gerenciadores de serviços e inicializadores de sistema (init systems).

Muito longo;não li: qualquer distro básica você estuda qualquer coisa. Porém para estudar como se monta um sistema manualmente e do básico, vá para o Arch Wiki, e experimente instalar Arch em uma VM (máquina virtual, virtual machine). Para se apronfundar ainda mais em compilação de kernel (núcleo de sistema) e pacotes desde o nível mais fundamental, use o Gentoo, mas já aviso que não tem facilidade lá e pode demorar muito pra chegar num sistema utilizável, mas aprende muita coisa avançada (coisa que pro usuário comum, sinceramente, nem faz tanta diferença assim, mas que aprende, aprende).

2 curtidas

Sobre o EndeavourOS em particular, até onde eu li é uma distribuição Linux baseada em Arch, e portanto rolling release (sempre atualizando-se) e bleeding edge (traz tudo de mais recente, mesmo se as vezes isso potencialmente quebrar o sistema em algum ponto, raras vezes irreparávelmente). Ela traz o systemd por padrão como init system e gerenciador de serviços, assim como o Arch. A comunidade porém parece ser menos elitista e chata, e mais propensa a ser amigável nas respostas a dúvidas de novatos do que no Arch Linux puro, ou mesmo o Garuda Linux (outra distro baseada em Arch).

Essa distro se encaixa nas mais simples de instalar e usar, já que vem praticamente pronta pro uso de fábrica, com as configurações já pré-definidas ou facilitadas para se escolher pelo usuário no instalador de sistema. Nela você vai poder aprender de tudo, exceto como montar tudo do zero uma vez que a proposta dela é vir pronta. Para isso, cai melhor usar o Arch.

3 curtidas

Blz Chefe, irei fazer isso, mt obrigado pela ajuda ! :grin:

1 curtida

Obrigado! Fico feliz com as dicas e com o detalhamento que você trouxe. Realmente, começar por uma distro mais básica é uma ótima forma de ir pegando o jeito do Linux. E quanto ao Arch e ao Gentoo, valeu pela recomendação! Vou considerar essa ideia de explorar o Arch Wiki e, quem sabe, um dia me aventurar no Gentoo para aprender ainda mais. Agradeço mesmo pelo insight!

2 curtidas

Ah, e quando tudo ja parecia resolvido, o Diolinux posta esse video. :smiley:

Estou vendo acredito que vai servir muito pra ti tambem.

Abraco.

2 curtidas

Eu testei ela por 1 mês e gostei do que eu testei (só não gostei do tema roxo). Eu prefiro ela do que o Garuda, a comunidade é bem receptiva.
Pode ir nela que não tem erro.

3 curtidas

Muito obrigado irmão, com certeza darei uma olhada

1 curtida

Usei o Endeavour há algum tempo para conhecer. Achei interessante, mas nada além disso.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.