Boa tarde, tudo bem?
Seria interessantr definir o que se quer dizer com aprender Linux, e vou explicar o porque. Geralmente nós, os usuários finais, apenas instalamos o sistema e o uso natural dele ensina como se faz. Primeiro há a curva de aprendizado em saber o básico (o que é um pendrive bootável, o que é uma imagem .iso de sistema, e o que é e como se faz um desses utilizand por exemplo o Rufus). Depois se tem a segunda parte, onde seria reiniciar o sistema e escolher fazer o boot pelo pendrive para se instalar o sistema escolhido. Mas no final, isso é consequência de se usar Linux, ou de querer usá-lo, então são habilidades que se obtem pelo uso, e o Linux de forma geral é assim.
Para simplificar:
Se você quer aprender a instalar sistemas que já trazem instaladores próprios, aprenda sobre pendrives bootáveis, dispositivos (reconhecer seu HDD ou SSD pelo nome do dispositivo), seguir o passo a passo do instalador, aprender também sobre formatos de sistemas para Linux, digo a formatação do dispositivo, que geralmente é EXT4 (mas já teve o 2, e o 3 e o 1 antes), mas também pode ser BTRFS. Aprenda também sobre diretórios como /home, / (root), que são onde fica seus dados e os dados do sistema, respectivamente.
Se quiser saber como instalar software dentro do sistema, aprenda sobre utilizar o gerenciador de pacotes da distribuição. No linux você geralmente não precisa ir na página do software, baixar um arquivo e instalar. O gerenciador de pacotes já tem uma base de dados onde registra os softwares disponiveis e você somente precisa invocar o comando para instalar o arquivo e nada mais. Existe pouca diferença entre os diversos tipos de gerenciadores, mas geralmente deve-se usar aquele que a sua distribuição traz por padrão, com exceção ao Flatpak, que é um instalador cross-distro, praticamente.
Se quiser, porém, ir mais a fundo em gerenciamento de serviços, estude sobre gerenciadores como o systemd, runit, e openrc. O Arch traz o systemd por padrão, mas é possível estudar ele em qualquer ditro que traga systemd. O Artix Linux, antigamente baseado no Arch e agora independente, traz o OpenRC, Runit, e outros gerenciadores de serviços e inicializadores de sistema (init systems).
Muito longo;não li: qualquer distro básica você estuda qualquer coisa. Porém para estudar como se monta um sistema manualmente e do básico, vá para o Arch Wiki, e experimente instalar Arch em uma VM (máquina virtual, virtual machine). Para se apronfundar ainda mais em compilação de kernel (núcleo de sistema) e pacotes desde o nível mais fundamental, use o Gentoo, mas já aviso que não tem facilidade lá e pode demorar muito pra chegar num sistema utilizável, mas aprende muita coisa avançada (coisa que pro usuário comum, sinceramente, nem faz tanta diferença assim, mas que aprende, aprende).