O pkgstats revela que o KDE é a interface preferida de quem usa Arch Linux

Artigo publicado no linuxiac analisa quais ambientes de desktop e gerenciadores de janelas os usuários do Arch Linux, segundo o pkgstats, sistema que registra os pacotes presentes nas máquinas dos usuários.

O pkgstats envia a lista de pacotes instalados, a arquitetura do sistema e informações do espelho utilizado. O site que reúne esses envios produz estatísticas agregadas que representam um retrato colaborativo das preferências dos usuários de Arch que participam do sistema.

Os dados revelam que o KDE Plasma lidera com folga entre os ambientes de desktop, alcançando cerca de 38% das instalações. Ele mantém vantagem ampla sobre o GNOME, que caiu para perto de 20% após ter ultrapassado 30% em anos anteriores.

O XFCE ocupa a terceira posição com pouco mais de 10% e segue como a opção leve mais popular. Cinnamon, LXDE, MATE e Budgie aparecem bem abaixo, com participação menor e tendências de leve queda ou estabilidade.

Entre os gerenciadores de janelas, o cenário é mais competitivo. i3, Hyprland e Sway estão praticamente empatados, cada um com cerca de 12% das instalações. O i3 se mantém relevante há mais de uma década.

O Sway cresceu à medida que o Wayland se estabilizou. O Hyprland, porém, é o destaque: saiu do zero para rivalizar com ambos em apenas dois anos, impulsionado por animações modernas, foco nativo em Wayland e alto nível de personalização.

Openbox, que já dominou essa categoria, caiu para menos de 8%. Projetos recentes como Niri, LabWC e River crescem devagar, enquanto gerenciadores mais antigos ligados ao X11 tendem a diminuir.

Os usuários do Arch preferem soluções altamente configuráveis e o KDE oferece grande flexibilidade com aparência moderna. Já o Hyprland atrai quem busca um gerenciador de janelas ágil e marcante. Mas a chegada do COSMIC pode alterar o equilíbrio atual, especialmente entre usuários do GNOME.

7 curtidas

Faz todo sentido, quem instala um Arch quer liberdade e customizar faz parte da essência do usuário médio/avançado no Linux. Não que o Gnome não possa ser customizável, mas frente ao Plasma (KDE), é bem mais “engessado”.

Outro ponto que podemos creditar é o Plasma (KDE) ser a interface padrão do SteamOS, o que faz muitos querer testar e instalar esta interface.

1 curtida

So na minha casa tem 3 PCs com arch KDE na verdade um deles ta com cachyos mas tudo kde, no PC da minha mãe debian KDE ela ficou perdida no gnome :rofl:.

2 curtidas

Poisé o pessoal do Gnome vem seguindo uma linha de desagradar seus usuários. Quem é novo não adapta e quem é antigo tem que instalar um monte de extensões.

1 curtida

Interessante a matéria. Eu sempre gostei do GNOME como interface gráfica no mundo Linux e, por um bom tempo, cheguei a achar que era a interface usada pela maioria. A primeira vez que tive contato com ela foi no Debian 8, e a experiência foi um choque inicial, era algo muito diferente de tudo que eu já tinha visto. Ao mesmo tempo, porém, era prazeroso explorar uma forma totalmente nova de usar o computador.

Até hoje utilizo o GNOME e continuo preferindo ele como minha interface gráfica. Não costumo fazer muitas customizações porque gosto da proposta do projeto e, visualmente, acho tudo muito bonito, especialmente quando se usa aplicativos que se integram bem ao ambiente.

No fim das contas, o que realmente importa é que cada um use aquilo de que mais gosta e que melhor o ajude a realizar suas tarefas do dia a dia. :slightly_smiling_face:

2 curtidas