Então, eu apliquei um comando inicialmente, e estou sem o pacote como na imagem:
Lendo informação de estado… Pronto
O pacote gstreamer1.0-doc não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote ‘gstreamer1.0-doc’ não tem candidato para instalação
Visando resolver, procurei e tentei instalar o pacote em falta, não tive sucesso. Como eu devo ou mesmo posso proceder?
Qual pacote está pretendendo instalar? Pois o gstreamer1.0-doc, está disponível em versões até o 20.04, e como o próprio apt indica “ficou obsoleto…”, experimente instalar o libgstreamer-plugins-base1.0-dev com o comando abaixo, para tentar contornar…
porém, ele está dando falta no gstreamer, entendeu? Como o Sr. respondeu ali, eu apliquei o comando sudo apt install libgstreamer-plugins-base1.0-dev recomendado pra contornar
e o resultado foi esse:
O que está querendo instalar que precisa do gstreamer1-0-doc?
Recomendação não saia aplicando qualquer tipo de possível “solução” encontrada, pois irá acarretar em outros problemas, e também na possível quebra de alguns pacotes…
mas o gstreamer1.0-doc, diz estar em falta. E os comandos que anexei aqui seria para instalar ele, porém eu notei que não funcionou, por motivos de que o comando ainda evidencia que esta faltando, aparentemete o gstreamer1.0-doc é bem específico, porque os comandos anteriores instalou alguns pacotes com as palavras iniciais: gstreamer, mas preciso do gstreamer1.0-doc, como posso fazer pra obter?
O GStreamer em si, é um framework para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimédia, segue uma lista com os principais projetos que se utilizam do mesmo GStreamer - Applications, sendo assim é utilizado por desenvolvedores, o que pode estar acontecendo é que se caso não seja um desenvolvedor(a), algum pacote como um player de vídeo o qual está pretendendo instalar, o utiliza como dependência, mas esse pacote pode ser incompatível com a sua versão do Ubuntu, sendo disponível somente para versões até a 20.04, e ao querer instalar por exemplo utilizando o dpkg -i pacote.deb ele não encontra o gstreamer1.0-doc por estar obsoleto em sua versão do Ubuntu, neste caso a 22.10…
Caso queira instalar o GStreamer mesmo assim prossiga sem o gstreamer1.0-doc, em um teste rápido foi perfeitamente possível, construir uma pequena aplicação de exemplo, para isso execute o comando abaixo, ignorando o gstreamer1.0-doc…
Sobre a aplicação à qual estou me referindo, é a que te levou a querer instalar e/ou necessitar do GStreamer, a depender de qual for pode estar disponível em Snap ou em Flatpak até mesmo no caso do Ubuntu através de PPA, não necessitando instalar de modo manual como por exemplo dpkg -i pacote.deb…
Caso queira saber mais sobre o que são Flatpak ou Snap segue abaixo…
Então, eu pedi uma orientação pra instalar este pacote, mas eu vi que não deu certo, parece que instalou algum derivado de gstreamer. Agora quero fazer exatamente a instalação dele.
Vc não entendeu. Que tarefa você quer realizar? Fazer streaming no Youtube? Na Twitch? Editar vídeos? É em base ao que você quer fazer que aqui vão te dar uma solução.
O que parece é que vc quer instalar um carburador num carro com injeção eletrônica, ou um motor de moto numa moto elétrica. Ou seja, vc está mais preocupada em instalar um pacote que parece não estar disponível pro Ubuntu sem saber especificar qual é a tarefa em específico que vc precisa fazer…
Por fim: quer aprender mais como as distros Linux funcionam? Canal do professor Krecheu e do Slackjeff no YT e o completíssimo Guia Foca
Ótima resposta, obrigada.
mas a instalação do streamer foi ótima com o comando que o Sr. anexou, porém tipo na hora de instalar o pacote que eu realmente quero, ainda o Gstreamer1.0-doc não está aqui. Mas, desde já agradeço.