O OpenSUSE Tumbleweed é mais pesado que as outras distros?

Olá, estou usando o OpenSUSE Tumbleweed e o consumo tem me preocupado. Ele tem subido com 2gb de RAM as vezes, por vezes 1 e eu uso a interface Plasma. Já consegui 500mb no Plasma. E por muitas vezes a CPU fica em 45, 60% sem usar nada, se eu boto um vídeo no Youtube, ela vai a 100%. Por enquanto ta tranquilo, não teve nenhum travamento nem nada mas fico preocupado de isso afetar minha máquina que é bem modesta há médio prazo. O Tumbleweed tem esse comportamento? Com outras distros isso não acontecia. Obrigado

Isso vai depender do que estiver rodando em background e como acontece as seções. Quando usei o TW, Plasma, o boot vinha entre 500 à 700 megas. Você pode desativar umas firulas do Plasma, como: a pesquisa online, KRunner, iniciar com uma seção vazia e após reiniciar/ligar do zero o PC, mudar o compositor para uma versão mais nova do OpenGL, etc. @ewertonurias e @ryu_ketsueki que manjam desses paranaues.

Isso acontece pois, por padrão, navegadores no Linux não usam aceleração por hardware, mas via software. Você está usando o FireFox ou Chrome/Chromium Based?

Eu uso o Chrome, mas desativo a aceleração de hardware

Por isso… Quando a aceleração é via software, quem renderiza tudo é o CPU.
Hardware vs Software render

1 curtida

O consumo de recursos do openSUSE vai depender muito de como sua instalação foi feita e do que está rodando no plano de fundo.

Eu tenho um laptop Lenovo Ideapad com Intel Core i3 de sétima geração, linha de baixo consumo de energia, mais especificamente o 7020U. Tenho ele instalado desde Maio do ano passado com BtrFS na partição root e EXT4 na partição do usuário. Pode parecer jargão técnico desnecessário mas justamente esse sistema de arquivos BtrFS tem processos de manutenção que funcionam no plano de fundo e, dependendo da máquina, vão deixar o sistema bem lento e, de vez em quando, irresponsivo. No meu caso, com meu laptop atual, isso não acontece. Mas em minha máquina anterior, era insuportável rodar com BtrFS.

Há outras coisas que podem comprometer a responsividade do sistema operacional. Eu discordo do que @JG22 disse sobre desativar “firulas” do Plasma pois o KRunner não roda no plano de fundo a menos que seja chamado, mesmo após um boot do zero. O processo nem está rodando, então o KRunner não consome recursos se não for utilizado ativamente pelo usuário. Iniciar com uma sessão vazia pode ajudar e deveria ser ativado por padrão. Aqui está como fazer:

Nas configurações de inicialização, em sessão desktop, defina o comportamento padrão para encerrar sessão e iniciar com uma sessão vazia. Assim o Plasma não vai tentar restaurar os programas abertos antes de encerrar a sessão.

Sobre selecionar o compositor para uma nova versão do OpenGL, essa opção não existe na sessão Wayland. Talvez ainda exista na sessão X11 mas se quiser usar um pouco menos de recurso, já que o compositor Wayland é o próprio KWin, e seu funcionamento sobre um protocolo simplificado pode dar um pouco mais de performance se comparado com a sessão X11. O Plasma é bem estável e muito mais completo na sessão Wayland do que Gnome, por exemplo.

Sobre os navegadores de internet, geralmente eu recomendaria o Google Chrome ou baseados no Chromium, já que esses tem uma performance melhor se seu hardware puder prover. Mas o Firefox também não fica muito atrás. Mantenha a aceleração por hardware ativada assim a CPU não tenha que processar tudo via software.

3 curtidas

Quanto à performance, o PC ta tranquilo. Não ta travado nem nada, mas penso em como vai ser com o passar do tempo, se esses uso de 100% da CPU e ele subindo com 1,5gb ou 2gb não podem acarretar em algo no futuro. Eu soube que sistemas que usam Btrfs gastam um pouco mais de RAM mesmo. A primeira vez que monitoro essas coisas de perto é agora com o TW, de repente as outras distros que testei, na parte de CPU, eram assim também e eu nem sei. Eu não customizo NADA no plasma, uso ele bem vanila. Então não acho que seja alguma “firula”. Já ativei a aceleração de hardware.

1 curtida

Então acho que seria uma boa observar os processos que podem estar tomando 100% do CPU porque fora isso, não saberia o que recomendar

Ok. Obrigado

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.